Buscar

Schleiermacher inspirado nos pensamentos advindos da obra

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Schleiermacher inspirado nos pensamentos advindos da obra “Verdade e Método” de Gadamer, ele elaborou a obra “Hermenêutica e Crítica”. A hermenêutica filosófica de Schleiermacher é similar a de Gadamer como visto na pré-compreensão do círculo hermenêutico (pergunta dialética e tradução). Começou com Schleiermacher e foi desenvolvida por Gademer.
A pretensão de elaborar uma linha de raciocínio entre as idéias de Schleiermacher, que se considera como um pioneiro do pensamento hermenêutico universalizado, argumentando com os questionamentos de Gadamer em relação ao método, em busca da verdade, com ênfase no círculo hermenêutico e a elaborada técnica de compreender através da pergunta. Claro, que nesse item filosófico ostentaram diversas outras teorias e grandes pensadores. 
Friedrich Daniel Ernst Schleiermacher, foi teólogo, filólogo e filósofo alemão, busca constante da compreensão e do entendimento, não só como uma ferramenta instrumental, mas precisamente, alargando a concepção da hermenêutica ao nível filosófico e universal. Ao se referir a Schleiermacher, Gadamer considera que ele deu uma verdadeira guinada na história da hermenêutica, onde, segundo ele: “compreender significa, de princípio, entender-se uns aos outros ”, onde a compreensão, como princípio, significa entendimento e que isto leva os homens ao acordo sobre algo onde “compreender-se é compreender-se sobre algo”.
A relação de Gadamer com Schleiermacher na análise feita por Gadamer da hermenêutica de Schleiermacher demonstra o quanto eles, ficaram,  tão próximos, na universalização da interpretação dos textos, na relação dialética entre o todo e as partes, na concepção do círculo hermenêutico iniciado por Schleiermacher, preparado por Heidegger e melhorado por Gadamer, abrangendo os elementos da pré-compreensão, da tradição, entre outros, que Gadamer ressalta:“Heidegger fez uma descrição fenomenológica perfeita ao descobrir a pré-estrutura da compreensão no suposto „ler o que „está lá”
Numa primeira colocação no pensamento de Schleiermacher, Gadamer faz uma exaltação ao mesmo afirmando que: “A arte de compreender é honrada com uma atenção teórica de princípio e com um cultivo universal, porque o fio condutor dogmático da compreensão de textos já não pode fundamentar-se num consenso bíblico nem racional. Daí, a carência de Schleiermacher de possibilitar à reflexão hermenêutica uma motivação substancial que situe o problema da hermenêutica num horizonte que esta não conhecia até então.
É neste horizonte, com fulcro na hermenêutica filosófica, que Schleiermacher desenvolve sua teoria. Para Gadamer, ele “acaba dando á sua hermenêutica o nome de doutrina da arte, porém, em um sentido sistemático completamente diferente”. Porque ele, “fundamenta teoricamente o procedimento comum a teólogos e filólogos ”estabelecendo “uma relação mais originária da compreensão do pensamento”.
 Na análise feita por Gadamer, do pensamento de Schleiermacher, percebe-se a assimilação de como se verá adiante, dos itens de sua própria teoria com fundamento em Schleiermacher. Gadamer, insere a questão da compreensão, destacando em Schleiermacher dois componentes importantes, a pergunta reflexiva e a estranheza, que ele identifica com conhecimento de causa:
O verdadeiro problema da compreensão aparece quando o esforço de compreender um conteúdo coloca a pergunta reflexiva de como o outro chegou à sua opinião. Pois é evidente que um questionamento como este anuncia uma forma de estranheza bem diferente, e significa, no fundo, a renúncia a um sentido comum
Em sua obra Verdade e Método, Gadamer ainda destaca um item totalmente dedicado a análise da hermenêutica universal de Schleiermacher, onde considera que ele não tem mais em vista unicamente uma situação pedagógica da interpretação, “ao contrário, nele a interpretação e a compreensão se interpretam (...) e todos os problemas da interpretação são, na realidade, problemas da compreensão”
REFERÊNCIAS: GADAMER, Hans-Georg.
Verdade e método
. Trad. Flávio Paulo Meurer; rev. da tradução de Enio Paulo Giachini- 7ª ed- Petrópolis, RJ: Vozes, Bragança Paulista, SP: Editora Universitária São Francisco, 2005. 
SCHLEIERMACHER, Friedrich.Hermenêutica e crítica. Trad. de Aloísio Ruedell; ver. Paulo R. Schneider. Ijuí – RS, 2005. EditoraUnijuí,
PDF da professora

Outros materiais