Buscar

BDQ Mercado Financeiro

Prévia do material em texto

Mercado Financeiro
O Sistema Financeiro Nacional é composto por diversas entidades, dentre as quais os órgãos normativos, as entidades supervisoras e as operadoras, segundo composição do Banco Central. A entidade responsável pela fiscalização das instituições financeiras e pela autorização do seu funcionamento é o:
Resp: Banco Central do Brasil.
A fixação dos coeficientes dos encaixes obrigatórios dos Depósitos à Vista e Depósitos a Prazo. É uma das atribuições de qual órgão normativo?
Resp: CMN
A CVM comissão de Valores mobiliários é responsável por regulamentar, desenvolver, controlar e fiscalizar o mercado de valores mobiliários do pais. São atribuições da CVM:
Resp: Registro de companhias abertas.
Uma S.A aberta pode assinar com a Bolsa de São Paulo um contrato de Governança Corporativa Nível I, Nível II ou Novo Mercado, e tem por objetivo tornar mais transparentes seus dados financeiros para que os investidores tomem suas decisões.
Resp: Na governança corporativa Nível II E Novo Mercado a S/A aberta poderá ter suas ações negociadas no mercado financeiro internacional.
Investidores que tem o objetivo de constituir uma carteira diversificada de títulos e valores mobiliários, mediante a aplicação de recursos financeiros próprios denomina-se:
Resp: Clube de 	Investimento 
Um investidor aplicou em CDB prefixado, por um ano, com remuneração de 10 % a.a.. Neste mesmo período houve uma inflação de 8 % a.a.. A taxa real desta operação foi:
Resp: 1,8519 % a.a.
Analise as afirmativas abaixo: I – Os bancos comerciais realizam tipicamente financiamentos de longo prazo. II – O depósito de valores em uma conta corrente de uma agencia bancária significa um depósito a prazo. III – Bancos comerciais podem captar recursos através da emissão de debêntures. IV – A economia do pais é estimulada quando os bancos comerciais aumentam as taxas de juros das operações de crédito. Estão corretas as afirmativas:
Resp: Nenhuma está correta.
Um dos componentes do Sistema Financeiro Nacional são as Entidades Supervisoras, estes órgãos são representados pelos seguintes conselhos:
Resp: Banco Central do Brasil – BACEN, Comissão de Valores Mobiliários – CVM; Superintendência de Seguros Privados – SUSEP e Superintendência Nacional de Previdência Complementar – PREVIC
O que é o spread bancário?
Resp: Diferença bruta entre as taxas das operações ativas e as taxas das operações passivas dos bancos.
(Banco do Brasil/Cesgranrio/2015/Escrituário) A taxa de inflação acumulada em 12 meses encontra-se próxima do teto da meta inflacionária. Um dos Instrumentos da política monetária que o BC tem disponível para reduzir inflação é a(o):
Resp: venda de títulos públicos no mercado aberto
O G-20 é um grupo informal constituído por países industrializados e emergentes com participação dinâmica na economia mundial e estabilidade econômica global. Qual dos países abaixo não compõe o G-20?
Resp: Suécia
Qual Instituição Financeira que centraliza o recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), integra o Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) e o Sistema Financeiro da Habitação (SFH) e possui o monopólio do Penhor e da loteria esportiva.
Resp: Caixa Econômica Federal
As instituições financeiras são classificadas quanto a sua natureza em bancária e não-bancária. Estas instituições fazem parte do sistema conhecido como: 
Resp: Sistema de intermediação 
O SFN está subdividido em dois subsistemas: normativos e de intermediação. O subsistema normativo objetiva normalizar, regular e supervisionar todas as operações do Sistema Financeiro, enquanto o subsistema de intermediação trata da operacionalização desse sistema. Marque corretamente a opção que contém todas as entidades que supervisionam o subsistema de intermediação.
Resp: Bacen, CVM, Susep e Previc.
Qual dos Países abaixo. Não faz parte do G-20?
Resp: Etiópia
A Superintendência de Seguros Privados – SUSEP. É o órgão responsável pelo controle e fiscalização dos mercados de seguro ------, capitalização e resseguro. 
Resp: Previdência privada aberta
Títulos de renda variável, emitidos por sociedades anônimas, que representam a menor fração do capital da empresa emissora. Podem ser negociadas em bolsa ou mercado de balcão, o título em questão 
Resp: Ações
Não é uma aplicação Financeira?
Resp: CDC
O BACEN que funciona como o principal executor das orientações do CMN, também é conhecido como: 
Resp: Banco dos Bancos.
Das opções abaixo assinale aquela que contém um participante do sistema financeiro nacional que não pode captar recursos por meio de depósitos à vista:
Resp: Bancos de Desenvolvimento.
As instituições financeiras são classificadas quanto a sua natureza em bancária e não bancária. Fazem parte das instituições financeiras bancarias: 
Resp: Os bancos comerciais, múltiplos e Caixas econômicas.
São consideradas instituições auxiliares do sistema financeiro.
Resp: Bolsas de Valores, Sociedades Corretoras de Títulos de Valores Mobiliários e Sociedade Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários.
As instituições financeiras se utilizam de diversos tipos de produtos financeiros tanto para realizarem captação de recursos quanto para realizarem aplicação destes recursos. E a remuneração a ser paga sobre rendimento pode ser determinada de duas formas:
Resp: Pode ser determinada no momento da aplicação (prefixados) ou no momento do resgate (pós-fixados).
Quando o IPCA tende a subir além das metas de inflação, qual medida deve ser tomada pelo COPOM:
Resp: Elevar a taxa de juros Selic ? Meta.
O ------------, autarquia federal, integrante do Sistema Financeiro Nacional, foi criado em 31/12/64, com a promulgação da Lei nº 4.595.
Resp: Banco Central do Brasil
Analise as afirmativas abaixo: I – Os bancos comerciais são capazes de criar moeda escritural, porque realizam operações de desintermediação financeira. II – Para serem consideradas bancos comerciais, as instituições financeiras precisam receber depósitos à vista, o que dá a elas a capacidade de criar moeda escritural. III – Quando as taxas dos depósitos a prazo são maiores do que as taxas do credito rotativo, o spread bancário é positivo. IV- Quando os bancos comerciais aumentam as taxas de juros do credito rotativo, a tendência é que a economia cresça. Estão corretas as afirmativas;
Resp: Falsa – I e IV. Falsa – II e III. Falsa – I, II e IV. Falsa- II, apenas. Falsa – I, III e IV. 
Em termos de risco, o pressuposto básico é o risco que uma instituição financeira corre em ter o valor de seus títulos de renda fixa modificados, como consequência de variações nos juros de mercado. Para tanto, se a taxa de juros subir no mercado, o valor dos papeis de renda fixa:
Resp: Diminui, como regra de mercado.
A regulamentação das operações de câmbio e a política cambial. É uma das atribuições de qual órgão normativo?
Resp: CMN
Regular as condições de constituição, funcionamento e fiscalização das instituições financeiras é uma das correspondências de que órgão normativo?
Resp: CMN
Analise as afirmativas abaixo: I- Os bancos comerciais realizam tipicamente financiamentos de longo prazo. II- O deposito de valores de uma agencia bancaria significa um deposito a prazo. III- Bancos comerciais podem captar recursos através da emissão de debentures. IV- A economia do pais é estimulada quando os bancos comerciais aumentam as taxas de juros das operações de credito. Estão corretas as afirmativas:
Resp: Nenhuma está correta.
As operações entre o público e o setor bancário, conforme o caso, podem criar meios de pagamento ou destruir meios de pagamento. Dentre as operações a seguir relacionadas, qual delas é responsável pela criação de meios de pagamento?
Resp: Empresas levam aos bancos duplicatas para desconto, recebendo a inscrição de depósitos à vista ou moeda manual.
Como é chamado o documento originado de uma ordem judicial que obriga o devedor (no caso o Estado), considerado culpado na ação impetrada, a pagar ao credor (impetrante da ação) o valor atribuído da causa?
Resp: PrecatórioA fixação dos coeficientes dos encaixes obrigatórios dos Depósitos à vista e Depósitos à Prazo. É uma das atribuições de qual órgão normativo?
Resp: CMN
A multiplicidade de instrumentos financeiros oferecidos nos mercados favorece:
Resp: O desenvolvimento econômico.
O mercado que opera a curto prazo destinando os recursos captados ao financiamento de consumo para pessoas físicas e capital de giro para pessoas jurídicas, através de intermediários financeiros bancários, é o mercado;
Resp: De crédito
As instituições financeiras são classificadas quanto a sua natureza em bancaria e não bancaria. Estas instituições fazem parte do sistema conhecido como:
Resp: Sistema de intermediação
Instruções AV2
- Conceito de moeda
. dentro do conceito M1
. liquidez imediata
- Papel moeda em poder do público + depósito à vista em conta corrente.
- Variação cambial na exportação e importação
Real -------- aumenta
Valorizado ----- importação
Questão discursiva 
No Brasil é flutuação suja.
- Autarquias 
CVM, Bacen, Susep 
CMN – Órgão máximo
- Principais características dos bancos comerciais 
- CMN determina / Bacen Executa
- Bancos de Investimentos
. Financiamento de capital de médio e longo prazo 
- S.A Aberta – opera na bolsa de valores / Vendeu suas Ações
- S.A Fechada – Não opera / Não tem ações na bolsa.
- Mercado Primário e Secundário 
- Analise Fundamentalista 
- Instituições Bancárias e Não-Bancárias 
Principal diferença: gerar/moeda – criar moeda
- Sistema Normativo / SFN
Órgãos executivos – quem determina cambio, compulsório.
- Banco Central - Bacen Quem define – CMN
Compras de direito – cheques ou recebíveis – Asfactor
Sociedade de Credito mercantil – Microcrédito.
Instituição de bancos de investimento – Abertura de Capital de Empresa – Capitação de recursos.
Mercado Secundário – Bolsa de valores.
Para dar liquidez as empresas compradoras. Dar transparência aos tramites.
Analise Fundamentalista – Tem como base o Setor – Segmento – Dados Macroeconômicos da empresa.
. Inflexões e cálculos 
. Estruturalista – baseadas em cálculos
Inst. Bancarias e não bancarias 
. Financeiras - Através de empréstimo ao público.
Sistema Normativo
SFN – Sistema Financeiro Nacional .

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas Recentes