Buscar

As Mudanças no Ciclo Familiar - uma estrutura para a terapia familiar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fichamento do Texto: MCGoldrick; Carter. As Mudanças no Ciclo Familiar - uma estrutura para a terapia familiar, 1995, Cap. 1.
 Existem alguns ciclos de vida no processo natural de uma família, que pode ser: saindo de casa, jovens solteiros, a união de famílias no casamento, filhos pequenos, famílias com adolescentes, ninho vazio e famílias no estágio de terceira idade. Cada fase tem características próprias, maneiras de pensar, valores e conceitos compatíveis com cada uma delas. Em cada estágio do ciclo de vida existem papéis distintos a serem desempenhados pelos membros da família, uns em relação aos outros. Desta forma qualquer mudança vivida por um dos membros afeta o sistema em geral, como por exemplo: nascimento, doenças, escola, novo emprego, desemprego, ausência temporária de um dos membros, aposentadoria e morte. Além disso vale ressaltar a importância dos padrões étnicos e da variabilidade cultural que interfere diretamente na classificação normal do ciclo de vida, entretanto é difícil ter uma normalidade do ciclo de vida, já que há uma série de mudanças na estrutura familiar e no desenvolvimento natural da vida e sociedade nos dias de hoje, o que nos leva acreditar que precisa ter um olhar mais critico e amplo para o sistema, entendendo sua real experiências e vivencias.
Cada indivíduo ocupa o seu espaço dentro do sistema e desempenha funções especificas. A família continua sendo constituída por progenitores e filhos. Porém, as mudanças nos padrões do ciclo de vida familiar aumentaram significativamente, como: o índice de natalidade é menor, a expectativa de vida é mais longa, ocorreram mudanças do papel da mulher na relação além de um número significativo de aumento de divórcio e de um novo casamento de maneira que afeta diretamente o sistema.
O papel do terapeuta é oferecer uma nova visão do ciclo de vida em relação aos relacionamentos intergeracionais na família ,pois quando se é observado o ciclo familiar ficar mais fácil de identificar os sintomas e as disfunções em relação a funcionalidade daquela família , afinal ela é mais do que a soma das duas partes , pois o ciclo individual acontece dentro do ciclo de vida familiar, que é contexto primário do desenvolvimento humano ,
o texto relata três aspectos do ciclo de vida família: 1- os estágios previsíveis de desenvolvimento familiar “normal” , 2- os padrões do ciclo de vida familiar que estado se modificando e 3- uma perceptiva clinica que vê a terapia como ajudando a família para seu desenvolvimento .
Toda mudança tem um impacto muito grande dentro do sistema , isso inclui a transição de um estágio para o outro , é necessário dirigir os esforços terapêuticos para ajudar os membros da família a se reorganizarem , afinal cada estágio da vida exige um complexo de papeis distintos para os membros da família e também uns em relações aos outros , pois diferente de outras organizações a família está sujeita a limitações, e estabilidade naquele sistema, de maneira que é afetado e pode afetar em qualquer momento de sua vida, já que o indivíduo não pode negar os laços familiares 
Além disso há uma mistura natural das gerações, pois existe crescentes evidencias de que os eventos de ciclo de vida possuem um efeito continuado sobre o desenvolvimento familiar durante um longo período de tempo 
Existem vários estressores na mudança de ciclo de vida familiar, os quais podem ser de maneira natural (estressores horizontais) que está relacionado ao tempo e transições de ciclo e os estressores verticais, que são coisas externas, como> cultura, política, econômica, religião, gênero, comunidade, amigos família ampliada, entretanto h´pa uma interseção entre esses estressores e quando isso acontece há um aumento importante da ansiedade do sistema.

Outros materiais