Buscar

avaliando Ana

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Thorndike, nos experimentos com gatos, procurou trazer uma forma mais precisa de medir a aprendizagem, por meio de estudos quantitativos que visavam:
		
	
	
	 
	Avaliar as classes dos comportamentos desempenhados pelos animais
	
	
		
	Diversos autores e estudiosos buscaram, por meio de experimentos, explicar o fenômeno da aprendizagem. Para isso eles criavam situações reais em laboratório e manipulavam os animais para testar uma dada resposta. Um dos pesquisadores procurou criar condições que estimulassem os animais a resolver seus problemas, oferecendo-lhes condições para as soluções. Marque a alternativa que refere-se ao nome deste experimento e a pessoa responsável pelo mesmo.
		
	 
	Lei do Efeito de Thorndike
		
	Em um curso de capacitação para frente de caixa de um supermercado, exigiu-se que as pessoas simulassem situações problemas que são mais vivenciadas dentro do seu setor de trabalho. Percebeu-se que a aprendizagem sobre o presente assunto só era obtida, quando eles eram agrupados por sexo, idade ou nível cultural. Pode-se dizer que este tipo de aprendizagem é:
		
	
	Significativa
	 
	Pares-associados
	Saulo estava estudando para a prova de Geografia, mas não conseguia entender como eram formados os países Europeus no mapa, como já era tarde da noite e a prova era no dia seguinte, bem cedo, Saulo resolveu decorar os nomes, apenas para a necessidade imediata e após uma semana não recordava mais o nome de vários países. Este tipo de aprendizagem pode ser chamada de:
		
	 
	Mecânica
		
	O psicólogo de um time de futebol foi chamado para desenvolver a motivação nos jogadores que mostravam resistentes a aprender uma tática dentro do futebol. Este profissional apresentou vídeos aos jogadores sobre o efeito desta tática nos resultados e como os mesmos poderiam estar desenvolvendo a mesma dentro do seu time. Assim eles aceitaram a regra e aprenderam sobre sua importância. O tipo de aprendizagem utilizada na presente situação foi:
		
	 
	Vicariante
		
	O processo de condicionamento clássico ou pavloviano envolve a aprendizagem de respostas involuntárias do organismo, neste processo, podemos identificar o estímulo incondicionado como sendo:
	 
	estímulo que naturalmente elicia determinada resposta.
		
		
	Quando uma pessoa aprende utilizando-se das suas próprias experiências e fazendo relação destas com os conteúdos presentes, a vantagem obtida é:
		
	
	
	 
	O conhecimento é retido e lembrado por mais tempo.
		
	Gil estava passeando pelo parque e, quando olhou debaixo de uma árvore encontrou uma nota de 50 reais. Depois desse evento, embora nunca tenha encontrado mais nenhum dinheiro, toda vez que vai ao parque olha debaixo da árvore na tentativa de encontrar algum trocado. O que pode explicar a aquisição desse comportamento?
		
	 
	Uma exposição a uma contingência acidental e substancial.
		
	O fenômeno da aprendizagem não é desenvolvido apenas por um fator isolado. Um conjunto de fatores faz parte da aquisição de algum tipo de conteúdo. Uma alternativa abaixo apresenta fatores que são primordiais para o fenômeno aprender.
		
	
	Cultura
	
	Sociedade
	
	Família
	
	Educação
	 
	Todas as afirmativas estão corretas
		
	O processo de condicionamento clássico ou pavloviano envolve a aprendizagem de respostas involuntárias do organismo, neste processo, podemos identificar o estímulo condicionado como sendo:
	 
	nova denominação do estímulo neutro após sua associação com o estímulo incondicionado.
		
	Diante dos estudos sobre comportamento e análise do comportamento, foi possível entender e definir aprendizagem, que pode ser interpretada como:
		
	 
	Processo pelo qual modificações duradouras ocorrem no comportamento do sujeito como resultado de sua interação com o meio ambiente.
		
	Marque a alternativa que se refere ao estudioso responsável por ter abordado os termos Leis positivas e negativas e assim contribuído para o desenvolvimento sobre os estudos da aprendizagem. Além de escolher o responsável, você deverá escolher na mesma alternativa a melhor definição sobre a Lei negativa.
	 
	Thorndike. A Lei negativa tinha o mesmo significado de punição, sendo conhecido como desconforto e enfraquecimento de tais conexões.
		
	O estudo da aprendizagem e memória está relacionado a resultados sobre a análise do comportamento. Portanto, analisar comportamento significa:
		
	 
	Busca descrever a relação do indivíduo com o ambiente
		
	Assinale, dentre as opções abaixo, aquela que descreve adequadamente as características do comportamento aprendido:
		
	 
	processo local que envolve um grupo muscular determinado. Diferencia-se do instinto pois este envolve o organismo como um todo.
		
	Albert Bandura, em sua teoria denominada teoria cognitiva social da aprendizagem, afirma que o conceito de modelação é mais amplo que o de imitação; essa afirmação de Bandura deve-se a que características da modelação:
		
	 
	A modelação não só inclui a observação e reprodução de um comportamento (modelação de conduta) mas também envolve a modelação verbal que se refere às instruções verbais dadas ao sujeito.
		
	A aprendizagem significativa, apesar de ser individual e livre, precisa da realização de duas condições para que ela ocorra, consideradas como:
		
	 
	Lógica no conteúdo transmitido e boa vontade para o conhecimento.
		
	Segundo os estudos mais recentes sobre a aprendizagem, a retirada de reforçadores positivos disponíveis, imediatamente após o responder , proporciona:
		
	 
	Redução da probabilidade desta resposta
		
	¿Um dos métodos já utilizados na ¿cura¿ para o tratamento de beber utiliza o seguinte procedimento: apresenta-se à pessoa a bebida que ela mais gosta contendo uma substância que provoca náuseas. A resposta de vomitar não é aprendida, mas provocada naturalmente pela substância nauseante. Através do pareamento da substância nauseante com a bebida, esta finalmente adquire a função de eliciar náuseas. Neste caso pode ser adquirida uma resposta de esquiva na qual o sujeito evita a bebida ao invés de tomá-la¿. Identifique o tipo de procedimento relatado acima.
		
	 
	condicionamento clássico
		
	Em qual tipo de aprendizagem o comportamento é controlado por suas consequências, sendo provável a repetição de comportamentos reforçados e a diminuição dos comportamentos punidos?
		
	 
	condicionamento operante

Outros materiais