Buscar

Resumo Atributos e Diagnósticos

Prévia do material em texto

Resumo Atributos e Diagnósticos 	
Material Orgânico: Teor carbônico orgânico for maior ou igual a 80 g.kg-¹
Material Mineral: Formado predominantemente por compostos inorgânicos. É considerado mineral quando são satisfazer ao requisito exigido para material orgânico. 
Atividade da Fração Argila: Refere-se a capacidade de troca de cátions relativa a fração argila.	
Atividade alta >27 molc Kg-¹de argila (Ta)	
Atividade baixa <27 cmol kg-¹ de Argila (Tb)	
Saturação por bases: Refere-se á proporção (v%) de cátions trocáveis em relação á capacidade de troca determinada a ph=7	
Alta saturação (v%) >50% - eutrófico 	
Baixa saturação (v%) <50% - distrófico	
Resiliencia: Capacidade de voltar ao que era – (v%) para identificação do horizonte A chernozênico, a saturação por bases no horizonte subsuperficial (B ou C). 	
Quando o solo tiver saturação por bases alta e simultaneamente caracteres sódico ou sálico ou salino, a saturação por base não é indicativa de fertilidade alta.
Mudança Textural Abrupta: Consiste em um considerável aumento no teor de argila em pequena distancia na zona de transição entre o horizonte A ou E e no horizonte subjacente B.
Plintita: É uma formação constituída da mistura de argila, pobre em carbono orgânico e rica em ferro, ou ferro e alumínio, com grãos de quartzo e outros minerais. 	
Forma em ambiente úmido pela segregação de ferro, que pode se processar em qualquer solo onde o teor de ferro for suficiente para permitir sua segregação sob a forma de manchas vermelhas brandas. 	
A plintita é firme quando úmida e dura ou muito dura quando seca	
A plintita pode ocorrer em forma de lamina nodular, esferoidal, ou irregular. 	
Petroplintita: Proveniente da plintita que sob efeito de ciclos repetitivos de umidecimento seguidos de ressecamento acentuado sofre consolidação rigorosa, dando lugar á formação de nódulos ou de concreções ferruginosas de dimensões e formas variadas posicionadas verticalmente ou irregularmente e individualizadas ou aglomeradas. 	
	
Superfícies de fração: Trata-se de superfícies aliadas, apresentando na maioria das vezes esfriamento marcante, produzido pelo deslizamento e atrito da massa do solo, causados por movimentação devido a forte exponsibilidade do material argiloso por umedecimento. 	
Caráter ócrico: Refere-se a soma de bases trocaveis com alumínio extraível por kcl mol L -¹ em quantidade igual ou inferior a 1,4 c mol kg-¹ de argila. Pouco nutriente. 
Caráter alitico: Refere-se a condições em que o solo se encontra desnaturado e apresenta alumínio extraível > 4 mol c Kg-¹ de solo associados à atividade de argila >20 cmolc Kg-¹ de argila e saturação por al.	
É considerado o teor de alumínio extraível no horizonte B,C,A. 	
	
Caráter Aluminico: Solo se encontra em estado desnaturado e é caracterizado por teor de alumínio extraível >4 cmolc Kg-¹ de solo associado a atividade de argila <20cmolc Kg-¹ de alumínio, alem de apresentar saturação de alumínio. 
É considerado o teor de alumínio. extraível do horizonte B ou C.
Caráter Argiluvico: usado para distinguir solos que tem concentração de argila no horizonte B, porem não o suficiente para identificar o horizonte B, porem não o suficiente para identificar o horizonte B textural, B plânico, B espódico. 	
Gradiente Textural (B/A) > 1,4.	
Caráter Carbonático: Propriedade refernte a presença de 150 kg-¹ de solos ou mais CaCo3 equivalente sob qualquer forma de segregação desde que não satisfaça aos requisitos estabelecidos para horizonte cálcico. 
Carater Hipocarbonatico: Trata-se de propriedade referente á presença de caCo3 equivalente sob qualquer forma de segregação. Esta propriedade discúmina solos sem caráter carbonatico, mas que possuem caco3 em algum horizonte. 
Carater coeso: É usado para distinguir solos com horizontes pedogenéticos subsuperficiais odenados. 	
Ester horizontes são de textura media argilosa ou muito argilosa, e em condições naturais tem uma fraca organização estrutural, sendo geralmente maciços ou com tendência a formação de blocos, do geralmente maciços ou com tendência a formação ou blocos. Observados nos horizontes tradicionais AB ou BA.
Carater Concrecionario- Solos que apresentam petroplintitas na forma de nódulos ou concreções. 	
E requerida petroplintita em quantidade minima de 5% por volume. 
Carater Dúrico: Solos que apresentam cimentação forte em um ou mais horizontes dentro da seção de controle que define a classe, incluindo-se solos com presença de duripã, e outros horizontes litoplintico, concrecionario e petrocálcico. 
Carater Salino: Referente a presença de solos mais solúveis em água fria que o sulfato, cálcio e em quantidade que interfere no desenvolvimento da maioria das culturas. 
Carater Sódico: Distinguir horizontes ou camadas que apresentem saturação por sódio 15% em alguma parte de seção de controle. 
Carater Solodico: Distinguir horizontes ou camadas que apresentem saturação por sódio variando de 6% a <15%.

Outros materiais