Buscar

1 QUADRO

Prévia do material em texto

�PAGE �
�PAGE �4�
1 – SURGIMENTO, SIGNIFICADO, DIFERENCIAÇÃO, DIVISÃO E CARACTERÍSTICAS DO DIREITO
1. SURGIMENTO E SIGNIFICADO DO DIREITO
Conceito de Direito: “é o conjunto de normas gerais e positivas, que regulam a vida social”.
2. REGRAS SOCIAIS OU ÉTICAS 
 
2.1 Ações humanas que interessam ao Direito: 
2.2 Evolução das regras de comportamento:
3. CARACTERÍSTICAS DO DIREITO:
- Generalidade: Significa dizer que a norma jurídica é feita para alcançar todas as pessoas da sociedade, na verdade ela possui efeito erga ommes, erga todo o homem, toda a sociedade.
Não existe norma, ou leis dirigida a uma pessoa específica, a grande característica da norma jurídica é que possui generalidade, ou seja, alcança a todos no espaço geográfico do nosso Estado.
- Juridicidade: É a característica da norma jurídica no sentido de que o estado pode observar a norma posta, ele obriga através de regra ao poder judiciário que a regra jurídica seja observada. Exemplo: a obrigação de prestar alimentos, ela é genérica, serve para todos ao mesmo tempo, possui juridicidade, porque se o sujeito não cumprir a sua obrigação de prestar alimentos, o Estado impõe a esse sujeito o pagamento e neste caso específico, através da prisão civil. A prisão tem neste exemplo, a função de forçar o pagamento. No Direito Civil ou Extra Penal, só há hoje uma hipótese de prisão Civil, a de devedor de alimentos. 
2º Conceito de Direito: “Direito é a norma das ações humanas na vida social, estabelecida por uma organização soberana e imposta coercitivamente à observância de todos”. -> somente o estado dita normas ( soberano ) 
4. DIREITO OBJETIVO composto por um complexo de normas jurídicas dirigidas a todas pessoas , com função de manter a pacificação social ~> “obrigatório” E DIREITO SUBJETIVO ( complexo de normas , códigos civis , penais , etc... essas normas concedem a forma de agir conforme tais leis , prerrogativa que o direito da a alguém para satisfazer seus interesses , ex: propriedade: ela não pode ser violada , não só por princípio moral ( nem por isso só respeitam), por isso é subjetivo , é pessoal , de interesse da pessoa ( ela pode denunciar ou não uma violação.).Poder que uma pessoa tem de agir em defesa de seus interesses de acordo com o direito objetivo. 
3º Conceito de Direito: “É o conjunto de regras de comportamento na vida social, estabelecido por um organismo soberano e imposto coercitivamente ( só aparece na ciência jurídica) à observância de todos, bem como a prerrogativa de cada um de invocar (subjetivo) em seu favor este preceito geral”. (objetivo) 
5. DIREITO PÚBLICO E DIREITO PRIVADO 
Algumas normas tem o nítido propósito de definir relações que interessam a toda sociedade , ex: estado com cidadão , ou estado com outro órgão estatal , mas algumas normas também se preocupam com questões ditas “ particulares” – de pessoa para pessoa , com importância direta para a sociedade geral.
Público- aquele que se preocupa em estabelecer regras de nítido interesse social ( comunidade , interesse coletivo ). Ex: organização do Estado: interessa para toda sociedade , que é o direito constitucional , outro exemplo : hierarquia entre os órgãos e servidores públicos ( interessa também ao público).
Privado – Ramo do direito que traça regras de nítido interesse do particular , ou seja, é aquele que se preocupa com normas levando em consideração o poder de auto-determinação das pessoas. Ex: contratos em geral , locação , compra e venda , prestação de serviço , etc... 
- Características das Normas de Ordem Privada: a) disponibilidade: as pessoas realizam negócios de acordo com seus interesses, ou seja, nesses casos, o estado concede uma certa liberdade às pessoas para que pratiquem atos jurídicos da maneira que lhes aprouver ( melhor para as pessoas) .
b) fato de ser ela supletiva ( significa dizer que em certos casos o estado só fará uma imposição se houver silêncio das partes) ~> Ex: Pagamento no domicílio do devedor ~> norma do artigo do código civil que diz : se as partes nada disse sobre este assunto , então o pagamento deve se dar em domicílio do devedor , ou seja , se fizer negócio , deve-se estabelecer você mesmo o local adequado do pagamento , o Estado da liberdade , porém vigiada , para estabelecer negócios de acordo com a nossa conveniência , mas não significa que ele está ausente.
- Características das Normas de Ordem Pública: 
a) Imperativa ( Obrigatória e não permite disposição contrária pela vontade das partes ). Ex: Não se pode casar com uma pessoa já estando casada ( norma soberana , imperativa ); ou no caso adotar : deve haver uma diferença de 16 anos entre o adotante e o adotado.
b) Não supletiva (Não pode ser afastada nem mesmo pelo legislador) Ex: Viúvo que quer se casar novamente , mas tem filhos do primeiro casamento. Ele pode casar , mas o legislador diz que deve-se fazer um inventário ( herança dos filhos que ficaram) 
- Pertencem ao Direito Público (Disciplinas): *Constitucional ( Estrutura do Poder ~> Interesse Público )-> Topo da pirâmide. 
*D. Administrativo ( Resumidamente ~> Cuida da estrutura do poder , hierarquia dos órgãos e de seus servidores).
*Direito Penal ( Estabelecer crimes e suas penas – figuras típicas e suas sanções ).
*Direito Ambiental ( Se preocupa não só em preservar mas também proteger o meio ambiente)
*Direito Processual (Materializa o direito material ~> ele pode ser penal ( comete um crime , qual o rito para que esse sujeito pague ) e extra penal .
*Direito Tributário (Se tiver certa conduta , você fica obrigado a pagar , cuida de estabelecer situações que se deflagradas gera uma situação de pagar um tributo ). 
 
- Pertencem ao Direito Privado:
*Direito Civil ( Compra e venda , casamento , locação , arrendamento , empréstimos ( título ) ~> Estabelece regras sobre assunto de interesse particular
*Direito Empresarial
*Algumas normas são privadas , mas tem também públicas ~> Interpenetração das normas ~> As normas de público e privado , em determinado momento , se misturam. 
- A divisão não é igual , mas há predominância ( do privado ) , mas o Estado intervém na maioria.
*Direito do Trabalho ~> Não importante , pois há dois lados , mas somente existe uma discussão.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes