Buscar

revisão alta complexidade av1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1) Na admissão de um paciente com dor torácica são necessárias perguntas para que seja realizada a anamnese deste paciente. Que perguntas são essas para que seja caracterizada uma dor tipicamente coronariana? Diga ainda que exames e medicamentos podem ser realizados durante a permanência do paciente ate o diagnostico médico. 
Precordialgia opressiva, forte intensidade, curta duração e irradiação. 
Coleta de sangue para exame de enzima CPK e MB, proteínas mioglobina e troponina, ECG, RX e angiotomografia. 
Antiagregantes plaquetários, dinitrato de isossorbida, nitroglicerina, betabloqueador, trombolítico, vasodilatarodes (pra P.A. menos que 100mmHg é contra indicado) e morfina
2) Assinale a alternativa correta em relação a pressão intracraniana:
D – é caracterizada pelo aumento do fluxo sanguíneo. Viscosidade do licor e parênquima. 
3) A asma se manifesta pelo estreitamento da via aérea e é uma doença crônica. Responda:
a. Que medicamentos atuarão na questão pertinente ao estreitamento da via aérea ?
betadrenergicos são inalatórios( fenoterol e ipratrópico), aminofilina (metilchantina) que é venoso, corticóides que faz a redução de edema e como efeito secundário bronco dilatador (hidrocortizona e metilpredisolona) , anticolinérgicos (está ruim, fechamento completo),
b. Que fatores estão relacionados ao desenvolvimento da crise asmática?
Exercícios, infecções de trato respiratório superior, refluxo gastresofágico, contato com fumante, poluição, ambiente (casa, relacionado a produtos de limpeza, bichos de pelúcia), chuva ácida
4) Na ventilação mecânica são avaliados parâmetros importantes. O que significam cada um deles e de que forma influenciam o paciente?
a. O volume corrente: quantidade da troca de ar a cada ciclo respiratório. Troca de ar no espaço morto. Influencia para manter o ciclo de troca entre o espaço morto e alvéolos.
b. O volume minuto: quantidade a ar trocado a cada ciclo respiratório no espaço de minuto. Influência correlacionando volume corrente com freqüência respiratória para que haja uma troca gasosa. 
c. FiO2: fração respiratória de oxigênio ou % de oxigênio oferecido que varia de 21 a 100 %. Permite uma maior concentração de oxigênio trocado durante a ventilação mecânica. 
5) O AVC é uma condição que pode ser hemorrágica ou isquêmica, isto faz ao paciente implicações para a sua saúde. Pergunta:
a. Como se manifesta esses dois tipos de AVC? Disartria (alteração na fala), desvio de comissura labial e diminuição da força
b. Que comprometimento pode trazer ao paciente? diminuição do tônus muscular, dificuldade na comunicação e para movimentação, perda da independência, manutenção dos níveis pressóricos
c. Que drogas estão envolvidas no tratamento deste paciente? anti-hipertensivos, anticonvulsivantes, anticoagulantes e trombolíticos apenas para o isquêmico ou dependendo do INR(índice nacional de o hemorrágico faz. 
6) A crise convulsiva pode se manifestar de duas maneiras. Assinale aquela que está associada a crise tônico-clônica ou generalizada:
A- “ele se debatia todo e não me respondia” – sempre fica inconsciente 
7) Um paciente em ventilação mecânica necessita de cuidados de enfermagem específicos enquanto se utiliza deste aparelho. Cite cinco destes cuidados e que problemas poderiam existir caso tais cuidados de enfermagem não fossem implementados. 
Aspiração traqueal (diminuição da ventilação pulmonar que pode levar a hipóxia e aumentar o risco de infecção). Pré oxigenar o paciente antes de aspirar, não provocar a tosse, não deixar o paciente cianótico, ausculta pulmonar, escutar roncos ou crepitações, se tiver escretores já está afogado
Posicionamentos no leito, decúbito dorsal ou de acordo com a condição pulmonar do cliente para evitar a mobilização da secreção, melhorar a ventilação pulmonar 
Fixação centralizada e não comprimindo as veias cervicais, abaixo do lóbulo da orelha ou acima do pavilhão auditivo
Higiene oral, evitar a exposição da mucosa a infecções bacterianas. 
Nebulizar com soro fisiológico para desprender a secreção
Verificar a pressão do caf de 12h em 12h ou necessidade, ideal é a cada 2h, para prevenir troquiomalasia e necrose da parede oro - traqueal, a ordem é tubo, nariz e boca.
Cabeceira elevada para diminuir a pressão intracraniana
Dieta nutricional hipocalórica e hiperproteica 
8) O paciente com comprometimento respiratório pode apresentar um quadro de insuficiência respiratória. Se durante o atendimento o paciente iniciar um processo de fadiga, que procedimento deverá ser realizado, considerando a escala de coma de Glashow ? Descreva este procedimento. 
IOT – Intubação oro – traqueal
9) No edema agudo de pulmão a insuficiência cardíaca é caracterizada pela congestão pulmonar. De que forma isto interfere na dinâmica respiratória e como dever ser a abordagem do enfermeiro para este caso?
Na congestão pulmonar interfere na dinâmica respiratória diminuindo o volume de ar inspirado ou na ventilação pulmonar, na expansibilidade torácica e no aumento da freqüência respiratória. Acomodação do paciente no leito, sentado e perna pendurada , oferta de oxigênio, acesso venoso, monitoração da função cardiorrespiratória incluindo saturação. 
10) Relacione três medicamentos utilizados no tratamento EAP (edema agudo pulmão) e de que forma agem na solução do problema:
Diuréticos: diminuição do volume circulante 
Vasodilatadores: atua na hipertensão e reduz o retorno venoso 
Cardiotônicos: aumento da força de contração muscular e diminuição da freqüência cardíaca, não pode ser FC menor que 60 – medicamentos: origem sintética deslanosideo que é o cedilanide, origem digital digoxina que é oral. 
Bronco-dilatadores: inalatórios que é o fenoterol e ipatrópico, metilchantina venoso
Corticóides: hidrocortisona 
Morfina: ansiolítico e diminuição da dor 
11) A dor torácica é manifestada pelo desconforto na região precordial com possibilidade de irradiação para os membros superiores. Que outras características podem ser apresentadas pelo paciente e quais os fatores de risco envolvidos na dor torácica de origem coronariana. 
Precordialgia opressiva, forte intensidade, curta duração, 
12) De que forma atuam os medicamentos, nitrato e betabloqueadores utilizados no tratamentos da dor torácica coronariana?
Nitrato: fazendo vaso dilatação e venodilatação 
Betabloqueador: diminuição da freqüência cardíaca e aumento da força de contração, faz bronco-constricção que é ruim para asmático 
13) Como deve ser a abordagem do enfermeiro ao paciente que chega a emergência com queixa de mal estar generalizado, nauseando e referindo vomito seguido de sudorese? À inspeção, o enfermeiro observa que o paciente além de obeso está ofegante e pálido.
Repouso, oxigênio, monitoração cardiorrespiratória, cabeceira elevada 
14) Descreva e justifique a seqüência de atendimento ao paciente em parada cardiopulmonar: 
Chamar ajuda, compressão torácica, desfibrilador

Outros materiais