Buscar

AV1 RESPIRATÓRIA 2017 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AV1 RESPIRATÓRIA 2017.2
1) Os roncos e os sibilos são classificados como estertores secos e os creptantes e bolhosos como estertores úmidos. Os estertores secos apresentam som contínuo, e os estertores bolhosos apresentam som descontínuo. Cada ruído apresenta alguma característica importante quando a sua localização. Ao realizarmos a ausculta pulmonar, devemos solicitar ao paciente que realize uma inspiração oral, a fim de aumentar o volume corrente mobilizado e consequentemente facilitar a ausculta pulmonar. Em relação a ausculta pulmonar e aos ruídos adventícios, assinale a alternativa correta:
R: Apenas I II e IV.
I – A ausculta pulmonar deve ser sempre comparativa, ou seja, ao auscultar o ápice direito, devo compará-lo com o ápice esquerdo, ao auscultar o terço médio direito deve auscultar o terço médio esquerdo e assim por diante. Independente da posição que o paciente encontra-se deve realizar a ausculta da face anterior, lateral e posterior do tórax.
II – Os roncos pulmonares representam presença de secreção e são encontrados em vias aéreas de maior calibre.
IV – Os creptantes são frequentemente encontrados no edema agudo pulmonar, envelhecimento e pneumonia. Estão localizados nos alvéolos.
2) O acúmulo de secreção brônquica pode alterar o funcionamento do sistema respiratório e comprometer a saturação periférica do oxigênio, causar atelectasias, dispneia, dentre outros. Nestes casos, a fisioterapia respiratória é muito utilizada para promover a higiene das vias respiratórias. Ao realizar manobras de higiene brônquica em um paciente com hipersecreção pulmonar, pode-se afirmar que:
R: A hipersecreção aumenta a resistência das vias aéreas e pode reduzir acomplacência. 
3) Fisioterapia respiratória inclui uma variedade de modalidades de tratamento destinadas a prevenir ou corrigir alguma disfunção pulmonar instalada. O fisioterapeuta deve realizar uma avaliação detalhada do paciente para que se possa realizar o diagnóstico, objetivos e condutas fisioterapêuticas. Apenas após avaliação é possível determinar a técnica, iniciar a terapêutica mais eficaz e apropriada. Baseado no exposto assinale a alternativa correta:
R: Apenas I e III estão corretas.
I – Faz-se necessário a avaliação o tipo de tórax, que inclui: tórax normal, em barril, cifótico, escoliótico, pectos carinatum e pectos escavatum. O tórax em barril está relacionado ao aumento do diâmetro ântero-posterior e a patologias como a DPOC.
III – A cianose central é quando o sangue já chega desoxigenado aos capilares por falta de oxigenação do sangue nos pulmões, enquanto a cianose periférica ocorre pela demasiada desoxigenação pelos tecidos periféricos.
4) Um paciente de 35 anos sofreu um acidente automobilístico e fraturou cinco costelas à direita. Ao chegar ao hospital, foi realizado apenas analgésico. Após um dia foi realizado rx de tórax e foi observada área de hipotransparência na região próxima as fraturas. Esta alteração está relacionada a uma possível atelectasia. Além disso, o paciente refere dor intensa e dificuldade para respirar. Possivelmente este paciente também apresente alterações relacionadas à: 
R: Apenas a II, III e IV estão corretas.
II – Expansibilidade torácica. O pulmão direito deve expandir menos que o pulmão esquerdo.
III – O padrão respiratório possivelmente estará alterado, pois a dor é um fator limitante e geralmente não permite um padrão respiratório normal. A fim de minimizar a dor, os pacientes com fraturas em costelas evitam a realização de inspirações prolongasse acabam realizando uma inspiração mais superficial e apical. 
IV – Se o paciente estiver com muita dor, realizando uma respiração curta e superficial, poderá apresentar também sinais de aumento de trabalho respiratório, como: batimento de asa de nariz, tiragem intercostal, supra esternal, supra clavicular dentre outros sinais que indicam sofrimento respiratório.
5) Assinale a alternativa correta referente as técnicas de avaliação nos pacientes pneumopata:
R: A medida da entrada e saída do ar de dentro dos pulmões permite o diagnóstico e a quantificação dos distúrbios ventilatórios. Este teste é denominado espirometria e pode classificar as doenças pulmonares em restritiva, obstrutiva, mista ou inespecífica. 
6) O resultado da seguinte gasometria arterial; pH: 7,21; PaO:90mmHg; PaCo2:59mmHg; HCO3:25,4mEq/L; BE: -2mEq/L; Sat:95%. Revela:
R: Descompensado com acidose respiratória.

Outros materiais