Buscar

Estruturas de Mercado

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Estruturas de Mercado
Faculdade Paraiso-FAP
Estruturas Básicas do Mercado
 Na teoria microeconômica estudamos: 
O comportamento do indivíduo que dotado de uma renda e diante do fator objetivo preço* e de fatores subjetivos (hábitos e preferências) e condicionantes psicológicas busca a combinação de bens ou serviços que maximize satisfação, prazer, felicidade, bem-estar (máxima utilidade); 
Continuando...
A teoria da firma, onde o empresário orientado por determinada tecnologia combina fatores de produção para produzir bens e/ou serviços, que vendidos, busca o equilíbrio na condução do seu negócio (RT =CT) (maximização de lucro ou lucro zero), onde lucro (L) = RT – CT. 
PREÇO
*Preço – denominador comum entre oferta e demanda. Se do lado da oferta o empresário defronta com a escassez de insumos, portanto, suas expectativas são finitas e limitadas; do lado da demanda o consumidor possui ansiedades infinitas e ilimitadas. A determinação de equilíbrio está condicionada à finalidade da empresa e à estrutura mercadológica em que esteja inserida.
Definição de Mercado
Mercado é um conjunto de pontos de contados voluntários entre vendedores e potenciais compradores de um bem ou serviço, que mediante condições contratuais de compra e venda concretizam os negócios. 
 
Aspectos implícitos no conceito de mercado: 
 O contexto comporta qualquer tipo de intercâmbio: trocas diretas (negociações diretas entre os vendedores em qualquer lugar) e trocas indiretas (negociações através de bolsas de mercadorias, bolsas de cereais ou em instituições congêneres). 
Mercado
Assim, a definição de mercado é caracterizada pela ideia de espaço econômico, ou seja, não está circunscrita a uma região determinada. Negociações são voluntárias e o sistema de preços funciona como denominador comum nas trocas. Desnecessidade da presença explícita das partes envolvidas no processo. 
Continuando...
Essa possibilidade é possível pelo desenvolvimento de redes internacionais de telecomunicação em tempo real e padronização de produtos (commodities). Assim, os mercados se desenvolvem em termos locais, regionais, nacionais e internacionais. Diferentes estágios no processo de transação: atacado e varejo.
1-Concorrência Perfeita
Como todas as formulações microeconômicas, a estrutura de mercado caracterizada por concorrência perfeita é uma formulação irreal (ou seja, uma concepção ideal), porque os mercados altamente concorrenciais não existem, na realidade são apenas aproximações desse modelo. Não obstante, é útil como aproximação para descrever o funcionamento econômico de muitas realidades complexas. 
Dizemos que um mercado apresenta uma estrutura em concorrência perfeita quando: 
1)Existe um grande número de produtores (também chamados de vendedores). 
 
Continuando...
2)Cada um dos produtores é pequeno em relação à dimensão do mercado. 
3)Os produtos elaborados são homogêneos, sendo substitutos perfeitos entre si. 
4)Existe um grande número de compradores, sendo que cada um deles é pequeno em relação à dimensão do mercado. 
5)Existe completa informação e conhecimento sobre o preço do produto por parte dos produtores e dos consumidores. 
6)Não existe habilidade das firmas para influenciar a procura de mercado através de mecanismos extra-preços, como propaganda, melhoria de qualidade, mecanismos de comercialização, etc. 
7)A entrada e a saída de firmas no mercado são livres
Monopólio
 Uma estrutura de mercado é caracterizada como sendo de monopólio quando temos as seguintes condições: 
1)o setor (ou mercado) produtor é constituído por uma única firma; 
2)a firma em questão elabora um produto para o qual não existe substituto próximo; 
3)existe concorrência entre os consumidores; e 
4)a firma procura estabelecer mecanismos que garantam o monopólio do mercado. 
Continuando...
Exemplos de monopólios são os serviços de águas e esgotos e energia elétrica em uma cidade. Esse tipo de monopólio é estabelecido por concessão do setor público. 
Observe que em uma estrutura de mercado em concorrência perfeita temos um grande número de firmas elaborando um bem homogêneo. No monopólio temos apenas uma firma. A firma em concorrência perfeita controla apenas a quantidade produzida, enquanto a firma em monopólio controla a produção ou o preço.
Concorrência Imperfeita ou Concorrência Monopolística
Um mercado (ou setor ou indústria) possui uma estrutura caracterizada por concorrência monopolística desde que: 
1)Existe um número elevado de firmas. 
2)Cada uma das firmas é pequena em relação ao tamanho do mercado. 
3)As firmas produzem bens diferenciados
 
Continuando...
4)Existe um grande número de compradores, que são pequenos, individualmente, em relação ao tamanho do mercado. 
5)As firmas elaboram esquemas para garantir preferência dos consumidores. 
6)Existe livre entrada e saída de firmas do mercado. 
 
Continuando...
Exemplos de mercado em concorrência imperfeita são os vendedores de diferentes marcas de sabonete, de refrigerantes, de roupas etc.
Nessa estrutura, cada firma tem determinado poder sobre a fixação de preços, a diferenciação de produtos pode ocorrer por características físicas (composição química, potência, etc.), pela embalagem, ou pelo esquema de promoção das vendas (propaganda, atendimento, fornecimento de brindes, manutenção, entre outros). 
Oligopólio
Caracteriza-se por: 
1)Existência de um número pequeno de produtores (também chamados de vendedores) fabricando que são substitutos próximos entre si.
2)Alguns produtores detêm parcela elevada da produção que em alguns casos lhes permite exercer uma liderança na fixação de preço no mercado. 
3)As decisões das empresas quanto à produção e preço são interligadas. Se uma empresa rebaixar o preço de seu produto para aumentar sua fatia do mercado, será acompanhada pelas demais empresas. Se uma empresa produzir acima de sua fatia de mercado, terá que carregar estoques.
Continuando...
4)As empresas procuram manter o seu oligopólio através de diferenciação de produtos, acordos com revendedores, propaganda, etc.
5)Não existe livre entrada e saída do mercado. As barreiras à entrada podem ser 
tecnológicas, ou o alto valor do capital necessário à produção, entre outras razões. 
São exemplos de oligopólios a indústria de automóveis, a indústria de tratores, a indústria de medicamentos veterinários, serviços de transporte aéreo e rodoviário, setores químicos e siderúrgico e outros.
Monopsônio e Oligopsônio 
 No mercado monopsônico existe um único comprador e muitos vendedores. A empresa compradora impõe um preço de compra do produto ou serviço. Esse preço pode ser fixado de acordo com os interesses da firma. Se desejar aumentar a oferta do produto ou serviço a empresa compradora eleva o preço de compra. 
exemplo
monopsônio
Exemplos de mercado caracterizado por monopsônio é a presença de uma grande usina siderúrgica numa cidade, sendo ela a única empregadora de mão-de-obra; ou a Petrobrás na compra de álcool anidro e hidratado dos produtores; ou uma grande indústria esmagadora de laranja em uma região onde existem muitos pequenos produtores de laranja não organizados em associações ou cooperativas. 
Continuando...
No mercado oligopsônico existem poucos compradores (sendo que alguns detêm parcela elevada do mercado) e muitos vendedores. Os compradores conseguem impor um preço de compra dos produtos aos produtores. Tal preço de compra não deve desestimular os produtores, mas não é de magnitude que compense os compradores a executarem ele próprios a produção. 
Exemplo: caso da Sadia Chapecó e Perdigão com criadores de frango de anta Catarina
exemplo
oligopsônio
O caso da Sadia, Chapecó e Perdigão com criadores de frango de Santa Catarina
Monopólio
Bilateral
Existe apenas um produtor (um monopolista) e um consumidor (um monopsonista). 
O preço e a quantidade transacionada são feitos por acordo, pois o monopolista deseja vender dada quantidade de produto
por um preço, e o monopsonista deseja obter a mesma quantidade por um preço diferente daquele pretendido pelo monopolista. 
Deus é Fiel!
Danyelle.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais