Buscar

Atividade Avaliativa sobre Óptica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade Avaliativa com consulta no caderno Óptica
1 - Analise as proposições a seguir sobre a reflexão da luz:
I – O fenômeno da reflexão ocorre quando a luz incide sobre uma superfície e retorna ao seu meio original;
II – Quando ocorre reflexão difusa, a imagem formada é bastante nítida;
III – Na reflexão regular, os raios de luz propagam-se de forma paralela uns aos outros;
IV – Quando a luz é refletida por uma superfície, o ângulo de reflexão é sempre igual ao ângulo de incidência da luz.
Estão corretas: a) I, II e III apenas b) I, III e IV apenas c) I, II e IV apenas d) II, III e IV apenas
2 - O ângulo entre um raio de luz que incide em uma superfície e o raio de luz refletido por ela é igual a 80°. Qual é o ângulo entre o raio incidente e a reta normal? E qual é o ângulo entre o raio refletido e a superfície?
3 -  A velocidade de propagação da luz em determinado líquido é 80% daquela verificada no vácuo. O índice de refração desse líquido é:
4 - A luz amarela se propaga em um determinado vidro com velocidade de 200.000 km/s. Sendo 300.000 km/s a velocidade da luz no vácuo, determine o índice de refração absoluto do vidro para a luz amarela.
5 - Supondo que o diamante apresente índice de refração absoluto 2,41 para a luz amarela, e sendo 3x105 km/s a velocidade da luz no vácuo, calcule a velocidade da luz amarela no diamante.
6 - Um raio de luz monocromático propaga-se de um meio A para um meio B e forma com a normal, à superfície de separação, ângulos de 30° e 45°, respectivamente. O meio B é o ar, que possui índice de refração igual a 1 e por onde a luz propaga-se com velocidade de 3x108 m/s. Portanto, a velocidade de propagação da luz no meio A será de?
7 - Uma onda eletromagnética visível possui, no ar ou no vácuo, velocidade de 3x108 m/s e no vidro 1,73x108 m/s. Essa onda, propagando no ar, incide sobre uma superfície plana de vidro com ângulo de incidência de 60°. O ângulo de refração da onda, no vidro, vale?
8 - Um tijolo encontra-se no fundo de uma piscina na qual a profundidade da água é 2,8m. O índice de refração absoluto da água é 4/3. Um observador fora da água, na vertical que passa pelo objeto, visa o mesmo. Determinar a elevação aparente do tijolo.
9 - Coloca-se água num aquário de modo a ocupar 60cm de sua altura. Quando visto verticalmente de cima para baixo, a água parece ocupar uma altura diferente h. Supondo que a velocidade de propagação da luz no ar seja de 3,00x105km/s e na água, de 2,25x105km/s, determine a altura aparente h.
10 - Um pescador deixa cair uma lanterna acesa em um lago a 10m de profundidade. No fundo do lago, a lanterna emite um feixe luminoso formando um pequeno ângulo β com a vertical. Considere o índice de refração da água como 1,33 e determine a profundidade aparente h vista pelo pescador.

Outros materiais