Buscar

Leis de Incentivo e Projetos Culturais em Artes Visuais, simulado 1.docx simulados

Prévia do material em texto

Questão 1/2 - Leis de Incentivo e Projetos Culturais em Artes VisuaisConsidere o seguinte fragmento de texto: 
“Em 1964 instalou-se no Brasil o regime militar, a fim de garantir o capital e o continente contra o socialismo [...]. O povo [...] sofreu as consequências: intervenção e terror nos sindicatos, terror na zona rural, rebaixamento geral de salários, expurgo especialmente nos escalões baixos das forças armadas, inquérito militar na Universidade, invasão de igrejas, dissolução das organizações estudantis, censura, suspensão de habeas corpus etc. Entretanto, para surpresa de todos, a presença cultural da esquerda não foi liquidada naquela data [...]. Apesar da ditadura da direita, há relativa hegemonia cultural da esquerda no país. [...] Esta anomalia [...] é o traço mais visível do panorama cultural brasileiro entre 1964 e 1969. Assinala, além de luta, um compromisso”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SCHWARZ, Roberto. Cultura e política, 1964-1969. In: As ideias fora do lugar: ensaios selecionados. p. 7-46. São Paulo: Penguin Classics, Companhia das Letras, 2014. p. 7, 8. 
Considerando as informações e os conteúdos do livro-base Leis de Incentivo e sistemas colaborativos de financiamento sobre as ações do Estado brasileiro com respeito às políticas públicas para as artes e a cultura, bem como as ações de iniciativa popular, entre as décadas de 1960 e 1970, assinale a alternativa correta:
	
	A
	Os Centros Populares de Cultura (CPCs), organizados União Nacional dos Estudantes (UNE), propunham o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas sobre o tema “folclore”.
	
	B
	Após o golpe militar de 1964, o governo brasileiro reduziu o volume de investimentos nos setores de comunicação e infraestrutura, além de extinguir mecanismos e instituições para a gestão da cultura.
	
	C
	Os diversos entes federados – União, estados e municípios – mantiveram mecanismos de gestão cultural independentes durante o governo militar.
	
	D
	A criação do Ministério da Cultura (MinC), um desmembramento do Ministério da Educação e Cultura (MEC), foi uma marca do período militar, bem como a instituição das chamadas leis de incentivo.
	
	E
	Durante a ditadura militar, com o objetivo de apoiar e controlar as ações no campo das artes e da cultura, o governo brasileiro criou diversos órgãos administrativos, dos quais podemos destacar: o Ministério das Comunicações (1967), a Embrafilme (1969) e a Funarte (1975).
“Nos anos seguintes [ao golpe militar], foram criados inúmeros mecanismos administrativos de incentivo e controle de atividades artísticas e culturais:  [...] o Ministério das Comunicações (1967), a Empresa Brasileira de Filmes Sociedade Anônima – Embrafilme (1969) [...]. Na década de 1970, a Fundação Nacional das Artes – Funarte (1975)” (livro-base, p. 22, 23). “Na década de 1960, [...] surgiram ações de iniciativa popular, com propostas alternativas ao modelo estatal. Os Centros Populares de Cultura (CPCs), da União Nacional dos Estudantes (UNE), foram um dos principais expoentes, ligados a um espírito de participação coletiva com o propósito de promover a aproximação das manifestações artísticas e culturais dos anseios políticos transformadores” (p. 22). “[...] o governo brasileiro manteve e, em certos casos, ampliou o nível de investimentos em áreas ligadas à comunicação e à infraestrutura, e mesmo na administração direta da cultura” (p. 22). “[...] com a prerrogativa de nomear os governadores dos estados e prefeitos de todas as capitais e cidades brasileiras consideradas de importância estratégica, o governo federal também criou mecanismos para interferir diretamente nos três níveis de poder, inclusive no que se refere às políticas públicas para a cultura” (p. 23). “[...] o Ministério da Cultura (MinC) [foi criado] por meio do Decreto n. 91.144, de 15 de março de 1985 [...]. Um ano depois, entrava em vigor no Brasil o primeiro mecanismo de incentivo fiscal para a cultura, a Lei n. 7.505, de 2 de julho de 1986 [...], conhecida como Lei Sarney” (p. 23).
Questão 2/2 - Leis de Incentivo e Projetos Culturais em Artes Visuais
Considere o seguinte excerto de texto: 
“O processo de construção do SNC já obteve avanços significativos, no entanto ainda tem muitos desafios a superar para que seja de fato constituído e consolidado em todo o País. [...] O nível de adesão [ao SNC] é alto, no entanto o percentual de estados e municípios que já constituíram por lei própria os seus sistemas de cultura ainda é muito baixo. São várias as razões que contribuem para essa situação, no entanto as mais fortes são a fragilidade das administrações e a baixa compreensão do papel da cultura para o desenvolvimento por parte dos governantes e do poder legislativo local, especialmente nos municípios de menor porte”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEIXE, João Roberto. Sistemas de cultura. Coleção Política e Gestão Culturais. Salvador: Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, P55 Edições, 2013, p. 32, 33. 
De acordo com os conteúdos do livro-base Leis de Incentivo e sistemas colaborativos de financiamento sobre o Sistema Nacional de Cultura, assinale a alternativa correta:
Nota: 50.0
	
	A
	O Sistema Nacional de Cultura consiste num órgão federal centralizador que tem por objetivo propor e gerir a política cultural brasileira nos três níveis da federação – União, estados e municípios.
	
	B
	Como um programa da União, o Sistema Nacional de Cultura institui a obrigatoriedade de participação por parte dos estados e municípios brasileiros, bem como do Distrito Federal.
	
	C
	O Sistema Nacional de Cultura consiste num modelo cooperativo de gestão das políticas públicas de cultura que integra a União, os estados e municípios e a sociedade civil, prevendo mecanismos obrigatórios que regulam tanto a gestão pública quanto o controle social sobre a gestão.
Você acertou!
“O SNC [...] consiste em um conjunto de práticas de gestão que prevê a divisão de atribuições e responsabilidades entre os entes federados (União, estados e municípios), o repasse de recursos pelo governo federal e a criação de organizações de controle social da gestão” (livro-base, p. 27). “A participação de todos os entes federados sugere um comprometimento com trabalhos em cooperação para o desenvolvimento e a manutenção de políticas públicas coordenadas para as artes e as culturas” (p. 29, 30). “A adesão de estados e municípios é facultativa e efetivada por meio de um protocolo de intenções” [...] (p. 28). “[...] [A] cooperação cria um ambiente no qual os interesses que representam as diversidades brasileiras podem se manifestar e ser contemplados por ações públicas que respeitem as demandas da sociedade e, por consequência, a diversidade cultural brasileira (p. 30). “A elaboração de um Plano Nacional de Cultura (PNC), com base em debates públicos e conferências realizadas em todos os estados e no Distrito Federal” (p. 27).
	
	D
	As ações de cooperação entre o Sistema Nacional de Cultura, os Sistemas Estaduais de Cultura e os Sistemas Municipais de Cultura visam a construção de um modelo de excelência que corresponda a um novo padrão cultural brasileiro.
	
	E
	Entre as etapas previstas para a implementação do Sistema Nacional de Cultura, está a elaboração do Plano Nacional de Cultura, sob a responsabilidade exclusiva do corpo técnico do Ministério da Cultura.
Questão 1/2 - Leis de Incentivo e Projetos Culturais em Artes Visuais
Considere a seguinte citação: 
“O atual movimento de crowdfunding tem, para mim, dois principais motivos. As formas tradicionais de financiamento não davam conta de abarcar todos os tipos de projeto [...], seja porque o projeto poderia requerer poucos recursos – e o financiamento público não dá conta disso –, seja porque o empreendedor/artista quer mais independência do que uma forma tradicional de captação pode oferecer. Além disso, o avanço da internet [...] facilitou que uma boa ideia/projetose espalhasse para muito mais gente do que a rede de pessoas próximas, extrapolando os limites geográficos que restringiam de onde viria o financiamento”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: NETO, Dorly; REEBERG, Diego. Financiamento: entenda o que é crowdfunding. Portal Sebrae. 13 jun. 2016. Entrevista. <https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/entenda-o-que-e-crowdfunding,8a733374edc2f410VgnVCM1000004c00210aRCRD>. Acesso em 16 ago. 2017. 
Levando em consideração as informações e os conteúdos do livro-base Leis de Incentivo e sistemas colaborativos de financiamento sobre financiamento coletivo de projetos, o chamado crowdfunding, assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0
	
	A
	O método de financiamento colaborativo denominado crowdfunding consiste na exposição de projetos dos mais variados segmentos numa plataforma virtual por meio da qual potenciais investidores podem contribuir financeiramente para sua realização.
“O sistema de financiamento coletivo (crowdfunding, em inglês) [...] é uma ferramenta para o investimento direto em uma ideia, seja ela qual for, por meio de plataformas virtuais (sites) (livro-base, p. 111). “O sistema de financiamento coletivo é uma ferramenta relativamente nova no Brasil, com as primeiras plataformas lançadas em 2011. Desde então, milhares de projetos foram realizados, fazendo girar milhões de reais em investimentos [...], com impactos importantes sobre a economia e os empregos” (p. 110). O crowdfunding “viabiliza uma relação quase direta entre o idealizador e seus potenciais investidores” (p. 113) e se constitui como um mecanismo alternativo às políticas públicas geridas pela União, estados e municípios. “Caso não tenha conquistado sucesso, todos os contribuintes recebem uma comunicação da plataforma associada, com duas opções para o dinheiro envolvido: receber toda a quantia de volta [...] ou ficar com um crédito equivalente na plataforma [...]” (p. 112). As plataformas de financiamento coletivo recorrem ao modelo de “recompensas” oferecidas aos apoiadores: “Geralmente, elas são progressivas, crescentes de acordo com o volume de cada investimento; ou seja, quanto maior for a quantia investida, maiores serão as recompensas” (p. 112).
	
	B
	O crowdfunding é um sistema de financiamento novo no Brasil, responsável pela execução de quase uma centena de projetos, mas cujos impactos sobre a economia são ainda incipientes.
	
	C
	O sistema de financiamento coletivo denominado crowdfunding é uma ferramenta de investimento que se utiliza de uma plataforma virtual, para projetos culturais inscritos e sujeitos à aprovação prévia do Ministério da Cultura.
	
	D
	O crowdfunding tem afastado potenciais investidores no Brasil porque seu mecanismo não prevê garantias, como a devolução dos valores investidos, caso o projeto não arrecade o montante necessário para sua realização.
	
	E
	Os apoiadores de projetos via plataformas de financiamento coletivo participam como doadores, ou seja, sem que sua contribuição se reverta em qualquer tipo de benefício ou contrapartida.
Questão 2/2 - Leis de Incentivo e Projetos Culturais em Artes Visuais
Atente para a seguinte citação: 
“No caso brasileiro, encontramos, nos diversos níveis de governo, órgãos responsáveis pela gestão cultural. Em todos eles estão presentes os problemas da carência de recursos. É fundamental definir as relações que podem e devem ser estabelecidas entre os vários órgãos públicos de gestão cultural nos níveis federal, estadual e municipal, e destes com outras áreas governamentais, com as instituições privadas e com a sociedade civil”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CALABRE, Lia. Políticas culturais no Brasil: balanço e perspectivas. In: RUBIM, Antonio Albino Canelas; BARBALHO, Alexandre (orgs.). Políticas Culturais no Brasil. p. 87-107. Salvador: Edufba, 2007. p. 101, 102. 
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Leis de Incentivo e sistemas colaborativos de financiamento sobre as relações entre os Poderes Públicos municipais e estaduais e a Lei Federal de Incentivo à Cultura, a chamada Lei Rouanet, é correto afirmar que:
Nota: 0.0
	
	A
	prefeituras e governos municipais não são impedidos legalmente de participar como proponentes de projetos candidatos aos incentivos da Lei Rouanet.
	
	B
	o modelo de política pública para a área da cultura instituído pelas leis de incentivo no Brasil impede a concentração de recursos nas produções que têm a participação indireta de prefeituras municipais e governos de estado.
	
	C
	as leis de incentivo foram criadas para atender as demandas dos Poder Público em suas várias instâncias, tendo, posteriormente, se estendido para as demandas de produtores culturais independentes.
	
	D
	estados e municípios são impedidos de participar diretamente como proponentes de projetos culturais, mas têm viabilizado seus eventos através de Oscips, fundações, autarquias, associações públicas ou por empresas prestadoras de serviços terceirizados.
“Com o impedimento legal da participação direta de prefeituras e governos estaduais em [...] recursos [provenientes da Lei Rouanet], os investimentos passaram a ser feitos pelas Oscips [...], bem como pelas fundações, autarquias e associações públicas ligadas ao Poder Público ou por suas contratadas terceirizadas para a prestação de serviços” (livro-base, p. 90). “[...] [A] concentração de recursos nos dois vértices do sistema (grandes incentivadores e grandes recebedores) é uma consequência natural do modelo de política de Estado instituído no Brasil com as leis de incentivo” (p. 90). As “[...] leis de incentivo foram idealizadas para dar voz às demandas de pequeno porte e à diversidade da produção cultural independente nacional” (p. 90). Considerando que “[o] sucesso na captação de recursos está calcado na quantidade de capital simbólico presente na proposta ou na capacidade de seus interessados [...] acionarem as instâncias decisórias de potenciais patrocinadores [,] não é difícil concluirmos que projetos [...] chancelados por prefeituras, governos de estados e instituições públicas, tendem a ser muito mais atrativos do que seus concorrentes, ‘ilustres desconhecidos’, oriundos de segmentos da produção cultural independente brasileira” (p. 90).
	
	E
	não há desequilíbrio na concorrência para captação de recursos por meio da Lei Federal de Incentivo entre eventos de grande porte chancelados por prefeituras e governos estaduais e produções de pequeno porte de caráter independente.
Questão 1/2 - Leis de Incentivo e Projetos Culturais em Artes Visuais
Atente para a seguinte citação: 
“O SALIC [Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura] é a plataforma do Ministério da Cultura criada com o intuito de facilitar o processo de inscrição em editais e na Lei Federal Rouanet. O sistema é um marco na evolução tecnológica no âmbito cultural, pois todos os projetos do Brasil são cadastrados em uma mesma estrutura digital”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SANTOS, Thábatta Toscan dos; FELIPE, Bárbara Malcut. Sistema SalicWeb: democratização no acesso à Lei Rouanet. Revista Uninter de Comunicação, Curitiba, v. 4, n. 7, p. 70-81, dez. 2016. p. 72. 
Conforme os conteúdos do livro-base Leis de Incentivo e sistemas colaborativos de financiamento, todo o processo de inscrição de um projeto cultural na Lei Rouanet é feito por meio da plataforma SalicWeb, do Ministério da Cultura. Enumere, na ordem sequencial, as explicações que se relacionam a cada uma das etapas de preenchimento do formulário online listadas a seguir:
1. Objetivos
2. Justificativa
3. Acessibilidade
4. Democratização do acesso
5. Etapas de trabalho
(  ) Pode ocorrer em duas frentes: como popularização do acesso aos produtos resultantes do projeto ou como medida de inclusão social para a realização do projeto ou participação de estudantes e estagiáriosem suas ações.
(  ) Argumenta sobre a importância da realização do projeto, tanto para a sociedade quanto para o desenvolvimento das artes.
(  ) Apresenta medidas que garantam que pessoas com deficiência tenham acesso e possam participar das ações propostas pelo projeto.
(  ) Apresenta as metas previstas no projeto e pode dividir-se em “gerais” e “específicos”.
(  ) Contempla todas as ações previstas, desde o planejamento, a execução, até a divulgação e a comercialização dos produtos culturais, incluindo custos e cronogramas.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 0.0
	
	A
	3 – 2 – 5 – 1 – 4
	
	B
	4 – 2 – 3 – 1 – 5
A sequência correta é 4 – 2 – 3 – 1 – 5.  Objetivos: “Enumeram-se as ações previstas segundo suas prioridades. Uma boa estratégia consiste em dividir as informações em objetivos gerais [...] e objetivos específicos” (livro-base, p. 135). Justificativa: “Comenta-se a importância da realização da proposta para a sociedade e para o segmento artístico específico” (p. 136). Acessibilidade: “São as garantias de acesso a diferentes parcelas da sociedade. Podem ser consideradas cotas para escolas especiais, convênios com secretarias estaduais ou municipais e quaisquer outros órgãos ligados a populações de pessoas com deficiências” (p. 137, 138). Democratização do acesso: “Nesse tópico, há duas frentes distintas: propostas para democratizar o acesso aos produtos resultantes e ações para a inclusão de estagiários, convidados ou alunos, de preferência de escolas públicas, nas ações e realizações do projeto” (p. 138). Etapas de trabalho: “[...] resumo do projeto, com informações sobre todas as ações previstas e sua vinculação à etapa equivalente a elas e sobre o tempo aproximadamente necessário para sua realização” (p. 139).
	
	C
	5 – 4 – 3 – 2 – 1
	
	D
	1 – 4 – 2 – 3 – 5
	
	E
	1 – 5 – 3 – 2 – 4
Questão 2/2 - Leis de Incentivo e Projetos Culturais em Artes Visuais
Atente para a seguinte citação: 
“O Ficart jamais foi posto em prática, devido à dificuldade de atrair investidores. O Fundo Nacional de Cultura (FNC), por sua vez, agoniza diante da escassez de recursos. Em 2015, sobraram míseros 90 milhões de reais para investimentos, menos de um décimo do valor captado por renúncia fiscal por meio da Lei Rouanet”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARTINS, Miguel; MARTINS, Rodrigo. Na cultura, os fracos não têm vez: o modelo de renúncias fiscais aprofunda o sistema de castas na cultura. Carta Capital, São Paulo, 09 mar. 2016. <https://www.cartacapital.com.br/revista/890/os-fracos-nao-tem-vez>. Acesso em 22 ago. 2017. 
De acordo com os conteúdos do livro-base Leis de Incentivo e sistemas colaborativos de financiamento sobre o Fundo Nacional da Cultura (FNC), um dispositivo criado pela Lei Sarney (Lei nº 7.505/1986) sob denominação distinta e que foi confirmado e renomeado pela Lei Rouanet (Lei nº 8.313/1991), examine as afirmativas a seguir:
I. Pessoas físicas estavam impedidas como beneficiárias dos recursos advindos do Fundo Nacional de Cultura (FNC), mesmo que tivessem atividade comprovada na área cultural.
II. Uma porcentagem de, no mínimo, 20% estaria sob a responsabilidade do realizador, a título de contrapartida, já que o limite de apoio do FNC correspondia a 80% do valor do projeto.
III. Com o limite máximo de apoio estabelecido em 80% do valor integral do projeto, a Secretaria da Cultura da Presidência da República (SEC/PR) permitia o incentivo da iniciativa privada para a cobertura do valor excedente.
IV. Como as instituições, públicas ou privadas, estavam impedidas de receber recursos advindos do FNC, secretarias de cultura, autarquias, fundações e demais órgãos e organizações não podiam utilizar esse mecanismo de incentivo. 
São corretas apenas as afirmações:
Nota: 0.0
	
	A
	I, II e III
	
	B
	III e IV
	
	C
	I e III
	
	D
	I, II e IV
	
	E
	I e II
Apenas as afirmações I e II são corretas. “[...] [O] FNC previa unicamente a participação de PJs, públicas ou privadas, sem fins lucrativos, com pelo menos três anos de atividades na área cultural [...]” (livro-base, p. 55). “Com o limite máximo de apoio de 80% do valor total do projeto [...], os 20% restantes seriam de responsabilidade do proponente, sob a denominação contrapartida” (p. 55). As alternativas III e IV são falsas, pois, nessa modalidade, “[...] era excluída a participação de empresas na qualidade de incentivadoras” e instituições públicas ou privadas estavam habilitadas para receber recursos advindos do FNC (p. 55).
Questão 1/2 - Leis de Incentivo e Projetos Culturais em Artes Visuais
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“[A] busca pelo patrocínio privado reflete o movimento mundial iniciado nos anos 80 e motivado pela crise econômica e pelas soluções procuradas dentro do chamado quadro neoliberal, no qual os governos começaram a cortar seus financiamentos para as áreas sociais e, mais particularmente, para a cultura. Poucos são os países que não acompanharam esse movimento, sendo a França o que mais se destaca nesse panorama, mantendo a tradição de presença maciça do Estado no financiamento às atividades artísticas e culturais”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BOTELHO, Isaura. Dimensões da cultura e políticas públicas. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v. 15, n. 2, p. 73-83, abr./jun., 2001. p. 77. 
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Leis de Incentivo e sistemas colaborativos de financiamento sobre alguns dos mecanismos de incentivo à cultura existentes no mundo, analise as afirmativas:
I. Na maior parte dos 16 países analisados pelo autor, o Estado participa das políticas públicas para as artes e as culturas por meio de mecanismos de financiamento direto.
II. O modelo de financiamento que recorre a parcerias entre a iniciativa privada e o Poder Público por meio de isenções fiscais é uma particularidade brasileira.
III. Entre os países analisados, os dispositivos que regulam a formação de parcerias público-privadas por meio de isenções fiscais exigem alguma compensação adicional à sociedade.
IV. Entre os países analisados, há uma tendência para enfraquecer o modelo de gestão pública baseado em parcerias entre o Estado e a iniciativa privada por meio dos mecanismos de isenção fiscal. 
São corretas apenas as alternativas:
Nota: 50.0
	
	A
	II e III
	
	B
	III e IV
	
	C
	I e III
Você acertou!
As afirmativas I e III são verdadeiras. “Em boa parte do mundo, o Estado tem participação nas políticas públicas de artes e culturas, com ferramentas de financiamento público direto” (livro-base, p. 33). Na nota de rodapé nº 6 do livro-base (p. 33), o autor lista os 16 países que lhe serviram de referência para essa afirmação. “[...] [Em] regra, os modelos de parcerias público-privadas (PPPs) com base em isenções fiscais, já implementados ou em fase de implementação nos 13 países, trazem e seu bojo a necessidade de algum tipo de contrapartida à sociedade” (p. 35). A afirmativa II é falsa, pois o “modelo de gestão cultural com base em isenções fiscais parece corresponder a uma tendência mundial” (p. 33). A afirmativa IV é falsa, porque “diferentes países têm recorrido a legislações específicas para a normatização dessas práticas, visando à aproximação da iniciativa privada dos investimentos em arte e cultura” (p. 33).
	
	D
	I, II e IV
	
	E
	I e II
Questão 2/2 - Leis de Incentivo e Projetos Culturais em Artes Visuais
Considere o excerto de texto a seguir: 
“Os 10 maiores beneficiários dos incentivos proporcionados pela Lei Rouanet foram as atividades e programas das grandes fundações privadas, com origem nos setores bancários, as multinacionais da área de telecomunicações ou de grandes conglomerados. Sem analisar o mérito e a qualidade das ações empreendidas, é possível afirmar que se financiou no país uma ação regionalmente e setorialmente concentradora, de rendainclusive, que sob a égide do gosto dos homens de marketing e comunicação das empresas, ditaram aquilo que a população brasileira poderia ver financiado ou nas casas de espetáculos dos centros urbanos”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PORTO, Marta. Cultura para a política cultural. In: RUBIM, Antonio Albino Canelas; BARBALHO, Alexandre (org.). Políticas Culturais no Brasil. p. 157-179. Salvador: Edufba, 2007. p. 164. 
Tendo em vista as informações e os conteúdos do livro-base Leis de Incentivo e sistemas colaborativos de financiamento sobre a concentração dos investimentos da modalidade mecenato da Lei Rouanet na região sudeste do Brasil, analise as assertivas e, em seguida, marque V para as asserções verdadeiras e F para as falsas:
(  ) Os investimentos com recursos públicos realizados pela iniciativa privada, por meio das isenções fiscais, privilegiam, sobretudo, linguagens bem estabelecidas pelos meios de comunicação de massa.
(  ) O fato de grandes corporações controladoras nos ramos industrial e financeiro estarem baseadas no estado de São Paulo e em sua capital permitem uma melhor distribuição dos investimentos no território nacional, por sua localização central.
(  ) A concentração dos níveis de investimento dos recursos públicos, oriundos do mecanismo de isenção fiscal, na região sudeste, bem como a concentração dos meios de comunicação de massa e das grandes corporações, sugere a submissão dos interesses públicos aos interesses comerciais.
(  ) O fato de grandes veículos de comunicação de massa, capazes de abranger todo o território nacional, estarem localizados na região sudeste colabora para a manutenção dos investimentos de recursos públicos na região.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 50.0
	
	A
	V – F – V – F
	
	B
	V – F – V – V
Você acertou!
A alternativa correta é a letra b). A afirmativa I é verdadeira, pois, “[...] as linguagens contempladas por investimentos realizados pela lei [Rouanet] são, em sua maioria, representantes do que se consolidou nos meios de comunicação de massa [...]” (livro-base, p. 80). A afirmativa II é falsa, pois, a concentração “[...] de grandes conglomerados industriais e financeiros no estado e na cidade de São Paulo contribuem para a manutenção dessa realidade [...]”, ou seja, da concentração dos recursos na região (p. 79). A afirmativa III é verdadeira, pois, a concentração dos veículos de comunicação de massa e “grandes conglomerados industriais e financeiros” na região contribuem para que essa realidade se perpetue, “mantendo os níveis de investimento dos recursos públicos atrelados a uma supremacia dos interesses mercantis” (p. 79). A afirmativa IV é verdadeira, pois “[...] a concentração dos veículos de comunicação de alcance nacional [...] nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro [...] [contribui] para a manutenção dessa realidade [...]” (p. 79).
	
	C
	F – V – V – F
	
	D
	V – V – F – F
	
	E
	F – V – F – F
Questão 1/2 - Leis de Incentivo e Projetos Culturais em Artes Visuais
Considere a seguinte citação: 
“O sucesso do Sistema Nacional de Cultura, além da definição clara do seu marco teórico-conceitual e jurídico-legal, e da concepção de uma arquitetura que incorpore a diversidade e complexidade da área cultural, depende do fortalecimento institucional da gestão cultural no país com a qualificação, nos planos federal, estadual e municipal, dos gestores públicos e dos conselheiros de cultura, que são os responsáveis por sua implementação”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BRASIL. Ministério da Cultura. Conselho Nacional de Política Cultural Secretaria de Articulação Institucional. Estruturação, Institucionalização e Implementação do Sistema Nacional de Cultura. Brasília: Ministério da Cultura, 2011. p. 26. 
Tendo em vista os conteúdos do livro-base Leis de Incentivo e sistemas colaborativos de financiamento referentes às leis estaduais de incentivo à cultura, relacione corretamente seus dois mecanismos de aplicação, Fundos Estaduais de Cultura e Mecenato, às suas características:
1. Fundo Estadual de Cultura (FEC)
2. Mecenato
(  ) Corresponde ao repasse realizado pela iniciativa privada aos empreendedores culturais, mediante isenções fiscais.
(  ) Corresponde ao repasse direto de recursos públicos aos empreendedores culturais.
(  ) O Sistema Nacional de Cultura (SNC) determina a existência desse mecanismo de investimento direto por parte dos Poderes Públicos Estaduais.
( ) O tributo utilizado para abatimento nesse mecanismo é o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
(  ) O Sistema Nacional de Cultura (SNC) determina que esse mecanismo, que requer a participação da iniciativa privada, pessoa física ou jurídica, por meio de isenções fiscais, é opcional para os estados da federação.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 0.0
	
	A
	2 – 2 – 1 – 1 – 2
	
	B
	1 – 1 – 1 – 2 – 2
	
	C
	2 – 1 – 2 – 2 – 1
	
	D
	1 – 2 – 2 – 1 – 1
	
	E
	2 – 1 – 1 – 2 – 2
A sequência correta é 2 – 1 – 1 – 2 – 2. Os Fundos Estaduais de Cultura (FECs) se constituem do “[...] repasse direto dos recursos aos empreendedores [...]” e o mecenato, da “[...] participação da iniciativa privada mediante isenções fiscais” (livro-base, p. 96, 97). “O Sistema Nacional de Cultura (SNC) determina que devem existir mecanismos de investimento direto pelos Poderes Públicos estaduais e municipais, os fundos estaduais ou municipais de incentivo. Já os mecanismos de mecenato, com a participação de empresas privadas e PFs por meio de isenções fiscais, são facultativos” (p. 97, nota 6). “O tributo utilizado no mecenato é o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) [...]” (p. 97).
Questão 2/2 - Leis de Incentivo e Projetos Culturais em Artes Visuais
Atente para a seguinte citação: 
“Na avaliação [do ex-Presidente José] Sarney, a ausência do Estado garantia ‘um espírito imensamente descentralizador, que transferia para a sociedade a iniciativa dos projetos, a mobilização dos recursos e o controle de sua aplicação’ [...]. No entanto, o pouco controle do poder público foi o calcanhar de Aquiles da lei. Acusada de vulnerável e de facilitar a sonegação e a evasão fiscal, não sobreviveu ao novo mandato presidencial. Outra crítica à Lei Sarney era a de que não distinguia entre os produtos culturais aqueles que eram viáveis comercialmente daqueles que necessitavam de apoio público”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BARBALHO, Alexandre. Políticas culturais no Brasil: identidade e diversidade sem diferença. In: RUBIM, Antonio Albino Canelas; BARBALHO, Alexandre (orgs.). Políticas Culturais no Brasil. p. 37-60. Salvador: Edufba, 2007. p. 47. 
De acordo com os conteúdos do livro-base Leis de Incentivo e sistemas colaborativos de financiamento referentes às modalidades de incentivo previstas na extinta Lei Sarney (Lei nº 7.505/1986), tanto para incentivadores pessoas física ou jurídica, relacione corretamente os termos às suas respectivas definições, regulamentados pelo Decreto nº 93.335/1986:
1. Doação
2. Patrocínio
3. Investimento
(  ) Corresponde à transferência de bens ou valores em caráter definitivo, em favor de pessoas jurídicas de natureza cultural, em que o incentivador obtém proveito financeiro ou patrimonial como resultado de sua aplicação financeira.
(  ) Corresponde à transferência de bens ou valores em caráter definitivo, em favor de pessoas jurídicas de natureza cultural, em que o incentivador não obtém qualquer proveito financeiro e/ou patrimonial ou vantagem de qualquer natureza.
(  ) Corresponde à transferência de bens ou valores em caráter definitivo, em favor de pessoas jurídicas de natureza cultural, para gastos com a promoção ou publicidade em atividades culturais, em que o incentivador não obtém proveito financeiro ou patrimonial.Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 0.0
	
	A
	1 – 3 – 2
	
	B
	2 – 1 – 3
	
	C
	3 – 1 – 2
A sequência correta é 3 – 1 – 2. “‘I – doação: a transferência definitiva de bens ou numerários, a favor ou através de pessoas jurídicas de natureza cultural, sem proveito para o doador; II – patrocínio: a realização, pelo contribuinte a favor de pessoas jurídicas de natureza cultural, de despesas com a promoção ou publicidade em atividades culturais, sem proveito pecuniário ou patrimonial para o patrocinador; III – investimento: a aplicação de bens ou numerário com proveito pecuniário  ou patrimonial para o investidor [...]’” (livro-base, p. 43, 44).
	
	D
	3 – 2 – 1
	
	E
	1 – 2 – 3
Questão 1/2 - Leis de Incentivo e Projetos Culturais em Artes Visuais
Considere a seguinte afirmação: 
“Novos modos de circulação digital evidenciaram o poder das massas por meio do crowdfunding. Esse modelo usa as massas para obter [ideias], feedbacks e soluções a fim de desenvolver atividades de forma mais satisfatória. Porém, muitas vezes, os desejos das massas não podem ser atendidos por falta de recursos e com isso surgiu a [ideia] de buscar apoio financeiro por meio de pessoas comuns. O objetivo desse modelo é levantar fundos a fim de viabilizar algo de maneira independente, sem precisar exclusivamente de apoios ou patrocínios. Isso é realizado com apoio de mídias sociais e, em particular, pela Internet”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SANTOS, Fernanda Bruno dos; OLIVEIRA, Jonice. Os novos mecenas: um estudo sobre crowdfunding no Brasil através das mídias sociais. In: XXXII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC), 1., 2012. Anais do XXXII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC). Curitiba: UFPR – Departamento de Informática, 2012. Disponível em: <http://www.imago.ufpr.br/csbc2012/anais_csbc/eventos/brasnam/artigos/BRASNAM%20-%20Os%20Novos%20Mecenas%20Um%20Estudo%20Sobre%20Crowdfunding%20no%20Brasil%20Atraves%20das%20M%C3%ADdias%20Sociais.pdf>. Acesso em 22 set. 2017. 
De acordo com os conteúdos do livro-base Leis de Incentivo e sistemas colaborativos de financiamento referentes a modalidades de financiamento para projetos culturais – a modalidade mecenato da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e as plataformas de financiamento coletivo (crowdfunding) –, relacione corretamente tais modalidades às suas respectivas características:
1. Lei Federal de Incentivo à Cultura – modalidade mecenato
2. Financiamento coletivo (crowdfunding)
(  ) Essa modalidade obedece uma lógica de relacionamento direto entre idealizadores e potenciais investidores, sem regulação externa.
(  ) As inscrições para essa modalidade são feitas pela plataforma Salic e encaminhadas para a análise da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC).
(  ) Os projetos inscritos nessa modalidade passam por uma análise técnica que verifica a viabilidade da proposta, observando-se aspectos como a coerência entre as ações propostas e as projeções orçamentárias e os profissionais envolvidos.
(  ) Uma vez alcançado o montante necessário para a realização do projeto, cessa a responsabilidade da plataforma e a prestação de contas é feita apenas aos investidores, por meio da entrega das recompensas estipuladas.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 0.0
	
	A
	2 – 1 – 2 – 1
	
	B
	1 – 2 – 2 – 1
	
	C
	2 – 2 – 1 – 1
	
	D
	1 – 2 – 1 – 2
	
	E
	2 – 1 – 1 – 2
A sequência correta é 2 – 1 – 1 – 2. 2. 1. Lei Federal de Incentivo à Cultura – modalidade mecenato: “Para os projetos encaminhados à análise com base na Lei Rouanet, na modalidade de incentivo fiscal – mecenato –, as inscrições são realizadas por meio de uma plataforma denominada Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura (Salic). Nela, o projeto é inscrito e encaminhado à Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC)” (livro-base, p. 129). Para a modalidade mecenato, “os critérios de análise são técnicos e enfocam a viabilidade da proposta por meio da análise da coerência das ações pretendidas, dos valores atribuídos a cada função, da relação entre atividades e quantidade de profissionais envolvidos, entre outros pontos [...]” (p. 130). Financiamento coletivo (crowdfunding): “[...] [Os] sistemas de financiamento coletivo [...] seguem uma dinâmica direta de relacionamento entre proponentes e potenciais investidores, ou seja, sem atravessadores, sem mediadores e sem quaisquer impedimentos quanto à divulgação do projeto” e, ainda, no financiamento coletivo, “[...] caso consiga arrecadar todo o montante proposto, [o] [...] compromisso [do proponente] com quem apostou no empreendimento é de sua inteira responsabilidade. [...] após receber o dinheiro arrecadado, o proponente deve prestar contas apenas às pessoas que empregaram algum recurso na ideia” (p. 131).
Questão 2/2 - Leis de Incentivo e Projetos Culturais em Artes Visuais
Considere a seguinte afirmação: 
“[A] digitalização da Lei Rouanet, que antes funcionava mediante envio de correspondências, foi justificada pelo fato de ser mais acessível à população e poder atingir produtores e instituições culturais de todo Brasil de maneira mais uniforme. [...]. No entanto, possibilitar ampliação de acesso não significa que necessariamente o número de projetos aumente ou que essa aproximação com os proponentes se efetivará. Questões como falta de conhecimento sobre ferramentas digitais e incapacidade de acesso à internet ou a computadores podem dificultar e prejudicar o desenvolvimento de propostas artísticas”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SANTOS, Thábatta Toscan dos; FELIPE, Bárbara Malcut. Sistema SalicWeb: democratização no acesso à Lei Rouanet. Revista Uninter de Comunicação, Curitiba, v. 4, nº 7, p. 70-81, dez. 2016. p. 71. 
Conforme os conteúdos do livro-base Leis de Incentivo e sistemas colaborativos de financiamento, para o preenchimento do item Etapas de Trabalho no processo de inscrição de projeto cultural na Lei Rouanet por meio da plataforma SalicWeb, o Ministério da Cultura sugere a elaboração de 5 tópicos. Enumere, na ordem sequencial, as explicações que se relacionam a cada um dos 5 tópicos sugeridos pelo Minc:
1. Pré-produção/preparação
2. Produção/execução
3. Divulgação/comercialização
4. Custos administrativos
5. Impostos/taxas/seguros
(  ) Todo o trabalho que envolve o planejamento das ações de produção, divulgação e pós-produção são realizadas, incluindo a contratação de artistas, técnicos e empresas prestadoras de serviços.
( ) Estimativa das despesas relativas a taxas de direitos autorais, licenciamentos e demais impostos que podem incidir sobre as ações previstas.
( ) Contratação de serviços de assessoria de imprensa, distribuição das peças publicitárias, como banners, cartazes e convites, concebidos por profissional de design, bem como hospedagem da ação em ambiente virtual, em trabalho coordenado entre produção e comunicação.
( ) Nessa etapa, ocorre a efetiva locação dos espaços a serem utilizados, a assinatura dos contratos de prestação de serviços e realizam-se as despesas com viagens, hospedagens, locação de equipamentos, etc., anteriormente previstos.
( ) Estimativa das despesas necessárias para a realização do projeto, como contabilidade, telefonemas e materiais diversos para uso administrativo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 50.0
	
	A
	1 – 5 – 3 – 2 – 4
Você acertou!
A sequência correta é 1 – 5 – 3 – 2 – 4. 1. Pré-produção/preparação: “[...] serão desenvolvidos os trabalhos de organização e planejamento de todas as metas que compõem o projeto. Serão elaborados os planos de ação de produção, divulgação e pós-produção; serão contratados todos os profissionais (artistas e técnicos), bem como as empresas que prestarão serviço [...]” (livro-base, p. 139). 2. Produção/execução: “[...] contarãocom os trabalhos de locação de espaço/teatro para a realização das exposições, a assinatura de contratos de prestação de serviços com artistas, técnicos, viagens, hospedagens e traslados de artistas convidados, locação de som e luz [...]” (p. 139). 3. Divulgação/comercialização: “Serão contratados os serviços de assessoria de imprensa [...]. O material visual contará com a criação e a programação de profissional da área para a elaboração de uma marca [...] que comporá cartazes, banners, convites e toda e qualquer outra peça publicitária e de divulgação [...]. Também haverá hospedagem em ambiente virtual específico [...]. Todos esses trabalhos serão coordenados entre a produção e a comunicação” (p. 140). 4. Custos administrativos: “Aqui, estão computadas as despesas de origens diversas, como contabilidade, despesas com telefonemas, materiais de escritório e de apoio [...]” (p. 140). 5. Impostos/taxas/seguros: “Aqui, são registradas as despesas com direitos autorais [...], taxas de licenciamento etc.” (p. 140).
	
	B
	4 – 2 – 3 – 1 – 5
	
	C
	1 – 4 – 2 – 3 – 5
	
	D
	5 – 4 – 3 – 2 – 1
	
	E
	3 – 2 – 5 – 1 – 4

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes