Buscar

RESOLUÇÃO DA LISTA 1

Prévia do material em texto

RESOLUÇÃO DA LISTA 1
Antonio Marcio Santos
QUESTÃO 
Movimento Browniano- é o movimento aleatório de partículas, dadas pelos choques das moléculas do meio nas partículas 
Difusão- é a tendência que as moléculas têm de migrar de uma concentração bem elevada para outra menos concentrada, com consequência do movimento Browniano.
Osmose- é a passagem do solvente através da membrana semipermeável do meio menos concentrado para o meio mais concentrado, com o objetivo de igualar as concentrações.
Sedimentação- é quando se tem um solido em suspensão em um liquido, e essa solido por possuir densidade maior do que a do liquido ele vai tender a depositar no fundo de recipiente.
QUESTÃO
Quando o meio líquido oferece uma resistência ao movimento da partícula, que aumenta com o aumento da velocidade, desde que a velocidade não seja muito grande, a resistência do líquido pode ser considerada, como sendo proporcional à velocidade da partícula que sedimenta, num intervalo de tempo muito curto, atinge-se uma velocidade final dx/df, no instante em que são iguais a força que impede a partícula e a resistência oferecida pelo líquido.
m(1-vp)g = f dx/dt
QUESTÃO
Diz que a força de atrito, aumenta de forma diretamente proporcional ao raio, da esfera, à velocidade de liquido e à viscosidade do mesmo. 
Permite deduzir a velocidade máxima da queda de um corpo no seio de um fluido, determinar a viscosidade de um liquido e cálculo da resistência ao movimento.
QUESTÃO
Unidades no SI- cm²/s, m²/s, m2s−1
QUESTÃO
Pode ser determinada pela expressão relacionando o coeficiente de difusão com a temperatura e a viscosidade do fluido.
D= RT/6pinaNA
Onde :
D: coeficiente de difusão
R:constante universal dos gases
NA: n° de Avogadro
na :viscosidade de solvente puro.
QUESTÃO
A massa de uma substancia de difunde, seguindo numa direção, num tempo, através de uma área é proporcional ao gradiente de concentração.
 QUESTÃO
Um plano AB através de uma dispersão, com regiões de concentração C1 e C2, sendo C1>C2. Para cada partícula o deslocamento tem as mesmas probabilidades de ocorrer, tanto da esquerda para a direita, quanto o inverso. Portanto:
 QUESTÃO
É uma forma de separação, que separa o soluto do solvente de uma forma nítida e rigorosa.
QUESTÃO
Um metodo de separação de dois líquidos, separados por um disco de vidro sintetizado com poros, a solução mais concentrada é colocada na parte superior, e mantidos em agitação. 
A calibração do aparelho com substância de diferente massa molecular relativa e com partículas de formas diferentes dos da substância em análise não é necessariamente válida. Aprisionamento de bolhas de ar nos poros, ou a adsorção das moléculas em difusão sobre as paredes dos poros, invalidarão os resultados.
QUESTÃO
Partículas menores sedimentam tão lentamente que o efeito de sedimentação é compensado por difusão e convecção, fenômeno que tendem a misturar novamente as frações.
QUESTÃO
QUESTÃO
Os íons pequenos com cargas opostas aos das partículas coloidais tendem a precipitar com uma velocidade menor. Na difusão o processo é inverso, os íons pequenos coexistentes com as partículas coloidais e difundem mais rapidamente que as partículas coloidais, arrastando-as consigo e aumentando sua velocidade de difusão. 
 QUESTÃO
Pode ser determinada pela equação
Po= K fc/M
A faixa é de 104 a 106. Abaixo de 104, a permeabilidade da membrana às moléculas em estudo pode acarretar problemas. Acima de 106, a pressão osmótica será pequena demais para permitir uma determinação exata.
QUESTÃO
É um efeito que diz que quando os íons não passíveis de difusão se localizam em um dos lados de uma membrana semipermeável, a distribuição dos íons que difundem é desigual depois de atingido o equilíbrio, sendo maior do lado que contém os íons que não sofrem difusão.
Trabalhando no ponto isoelétrico da proteína, trabalhar com uma solução salina de concentração moderadamente grande e concentração baixa de proteína.
QUESTÃO
É um balanceamento das partículas ou moléculas que ficam em movimento rotacional em torno dos eixos principais.
 
QUESTÃO
É um fenômeno de dupla refração, como aquecimento de dois raios refratados, uma rápida e outra lenta. A diferença numérica entre os valores máximos e mínimos dos índices de refração de um mineral, recebe o nome de birrefringência.

Outros materiais