Buscar

Questões sobre Filosofia da Ciência

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

FILOSOFIA DA CIÊNCIA
01
	
	
	
		1.
		Para tal autor atrelado à Igreja Católica e ao início do Serviço Social, ¿é evidente que a razão humana veio a tornar-se consciente, não apenas dos direitos do homem como pessoa e cidadão, mas ainda dos seus direitos como uma pessoa social, participante de seus direitos como trabalhador". Estamos falando de:
	
	
	
	
	 
	Maritain
	
	
	Habermas
	
	
	Nietzsche
	
	
	Husserl
	
	
	Marx
	
		2.
		"Todo o domínio da filosofia pertence exclusivamente à razão; isso significa que a filosofia deve admitir apenas o que é acessível à luz natural e demonstrável apenas por seus recursos. A teologia baseia-se, ao contrário, na revelação, isto é, afinal de contas, na autoridade de Deus".
	
	
	
	
	
	Comte
	
	
	Gramsci
	
	
	Adorno
	
	 
	São Tomás de Aquino
	
	
	Marx
	
		3.
		Nas aulas sobre Neotomismo aprendemos que a família é o espaço privilegiado da ação católica. Por ela pensamos a sociedade, a fábrica, o mundo do trabalho, daí podermos aferir que
	
	
	
	
	 
	necessitamos salvaguardá-la como núcleo necessário para que não haja situações que possam oferecer comportamentos desviantes, incidindo nas relações sociais.
	
	
	o "mundo industrializado" se refere às relações sociais implicadas no uso generalizado da força material e do maquinário nos processos de produção.
	
	
	há momentos que julgamos com base em dados históricos e conceitos, tais como "indústria cultural" e "cultura de massa"para começara entender as relações sociais.
	
	
	as relações de trabalho e produção de que o homem participa alteram o mundo natural sem, contudo, interferir em suas relações sociais.
	
	
	o conceito de amor está ligado à Humanidade, exigência fundamental da moral positiva, progrediremos em direção à ordem.
	
		4.
		Os princípios propostos pela Igreja católica, em particular, nas encíclicas Rerum Novarum e Quadragésimo Ano, defendiam a participação dos católicos na solução dos problemas sociais. Essa perspectiva influenciou as primeiras formulações do que veria a ser o Serviço Social. Qual corrente filosófica abaixo era a base teórica dessa participação:
		
	
	
	
	
	Materialista
	
	
	Neopositivista
	
	 
	Neotomista
	
	
	Racionalista
	
	
	Fenomenológica
	
		5.
		O que significa o Neotomismo?
		
	
	
	
	
	é uma corrente filosófica analítica que tem interesse pelas formas e pelos modos de funcionamento da linguagem.
	
	
	é uma corrente filosófica nas quais as percepções recebem conteúdos da experiência e a sensibilidade os organiza racionalmente segundo a forma do espaço e do tempo.
	
	
	é uma corrente filosófica que tem como interesse a consciência reflexiva ou pelo sujeito do conhecimento.
	
	 
	é uma corrente filosófica surgida no século XIX com o objetivo de reviver e atualizar a filosofia e a teologia de santo Tomás de Aquino.
	
	
	é uma corrente filosófica que trata da filosofia aristotélica bebendo somente em Aristóteles, para esclarecer e justificar racionalmente a revelação divina do cristianismo.
	
		6.
		"Como foi dito acima, o homem foi posto por Deus no seu estado primitivo de modo que o corpo estivesse totalmente submisso à alma. Por sua vez, havia subordinação entre as partes da alma, de modo que as forças inferiores se submetessem, sem oposição, à razão, e que a própria razão humana também fosse submetida a Deus. (...) Por conseguinte, isso acontecia devido à interferência de uma força superior, isto é, Deus, o Qual, como juntou ao corpo a alma racional, que transcende toda proporção do corpo e das forças corpóreas às quais pertencem as forças sensíveis, assim também concedeu à alma racional a força que pudesse conter o corpo acima de sua condição corpórea, e as forças sensíveis exigidas pela alma racional. Para que a razão mantivesse submetida a si, firmemente, as forças interiores, também ela deveria ficar firmemente submetida ao domínio de Deus, de Quem recebia a virtude excedente à sua condição natural, de que acima falamos." Poderíamos dizer que tal citação foi feita na obra
		
	
	
	
	
	LÉVI-STRAUSS, C. (1986). A oleira ciumenta. São Paulo, Brasiliense.
	
	
	BENJAMIN, W. (1979). Correspondance II (1929 -1940). Paris, Aubier Montaigne.
	
	
	MARX, Karl. FRIEDRICH, Engels. Manifesto Comunista. Comentado por Chico Alencar. Rio de Janeiro: Garamond, 1998.
	
	 
	de TOMÁS DE AQUINO. Compêndio de Teologia. 2ª ed. Trad. Odilão Moura. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1996. I, II, CLXXXVI, 1 e 2.
	
	
	ALTHUSSER, Louis. Aparelhos ideológicos de Estado. 2. ed. Trad. de Valter José Evangelista e Maria Laura Viveiros de Castro. Rio de Janeiro: Graal, 1985.
	
		7.
		Corrente filosófica surgida no século XIX, que atualiza a filosofia e a teologia de Santo Tomás de Aquino, a fim de atender aos desafios da Igreja Católica naquele momento histórico. Atrelado à doutrina social da Igreja Católica que influenciou o início do Serviço Social.
		
	
	
	
	
	Marxismo
	
	
	Microfísica do poder
	
	 
	Neotomismo
	
	
	Positivismo
	
	
	Fenomenologia
	
		8.
		O texto mais significativo dos movimentos que fizeram surgir um novo tomismo com força suficiente para garantir a união das novas tendências científicas e filosóficas com a fé foi:
		
	
	
	
	 
	a encíclica papal Aeterni Patris (1879) de Leão XIII.
	
	
	a encíclica papal Aedes Egiptis (1779) de João Paulo II.
	
	
	a Bíblia sagrada.
	
	
	a Divina Comédia.
	
	
	a encíclica papal Aeterni Matris (1979) de Bento XVI.

Outros materiais