Buscar

AULA 03

Prévia do material em texto

FILOSOFIA DA CIENÇIA
AULA 03
	"Para Marx que analisou o conceito de alienação, ela não é puramente teórica, pois se manifesta na vida real do homem, na maneira pela qual, a partir da divisão do trabalho, o produto do seu trabalho deixa de lhe pertencer".
	
	
	Maritain
	
	São Tomás
	
	Mounier
	
	Marx
	
	Comte
	
	Quem possui o entendimento de que a "concepção histórica, até o momento, ou tem omitido completamente a base real da história (forças de produção, capitais, divisão social do trabalho, propriedade, formas sociais de intercâmbio que cada geração encontra como produto da geração precedente e que a atual reproduz e transforma, alterando a forma da luta de classes), ou a tem considerado como algo secundário, sem qualquer conexão com o curso da história" ?
		
	
	Comte
	
	Marx
	
	Mounier
	
	Bourdieu
	
	Bachelard
	
	Sobre a Sociologia de Karl Marx, podemos afirmar que
		
	
	imaginava a existência de um "reino moral" ou "reino social". Este reino moral seria o espaço no qual se processariam as representações coletivas.
	
	liberto graças à divisão do trabalho, o operário podia desenvolver por completo de suas habilidades naturais na fábrica.
	
	propôs a analisar a sociedade capitalista através dos fatores que contribuiriam para o surgimento da miséria e do elevado nível de exploração da mão de obra assalariada.
	
	excluía a base material sem que houvesse a percepção de uma contradição entre homens reais em condições históricas e sociais reais.
	
	a condição do trabalhador na economia capitalista clássica era de superação da sua condição de ser natural para tornar-se ser social.
	A exploração capitalista sobre o proletariado era muito explícita na época desse filósofo, e por isso achava que o antagonismo entre as classes chegaria ao ponto crucial em que o crescente empobrecimento do operariado levaria á tomada de consciência da dominação e à conseqüente superação dela por meio da revolução. De que filósofo estamos tratando?
		
	
	Adorno
	
	Lucáks
	
	São Tomás de Aquino
	
	Comte
	
	Marx
	
	Segundo , Friedrich Engels o Estado constitui o ¿primeiro poder ideológico¿, assim ele é uma forma de organização que a burguesia. A sociedade cria para si um órgão visando a defesa de seus interesses comuns diante dos ataques de dentro e de fora.
		
	
	Gaston Bachelard
	
	Auguste Comte
	
	Emmanuel Mounier
	
	Friedrich Engels
	
	Jacques Maritian
	A ideologia afirma que somos todos cidadãos e, portanto, temos todos os mesmos direitos sociais, econômicos, políticos e culturais. No entanto, sabemos que isso não acontece de fato: as crianças de rua não têm direitos; os idosos não têm direitos; os direitos culturais das crianças nas escolas públicas são inferiores aos das crianças que estão em escolas particulares, pois o ensino não é de mesma qualidade em ambas; os negros e índios são discriminados como inferiores; homossexuais são perseguidos como pervertidos, etc. (CHAUI, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo: Editora Ática, 2011. p.218.). Sobre as formas da ideologia, assinale o que for correto.
		
	
	Direitos das minorias, como movimento dos sem terra, associações de moradores etc., são direitos individuais e, por isso, não devem ser contemplados pelas políticas públicas.
	
	Pelo seu estatuto de neutralidade e acuidade científica, a filosofia não é ideológica, apenas analítica, sem tomar partido de classes sociais e de classes políticas.
	
	A diferença entre ideologia e senso comum é que a primeira representa uma prática das elites sociais, intelectuais e econômicas, e o segundo representa as classes mais pobres e desfavorecidas.
	
	Podem-se associar religião, alienação e ideologia, já que são práticas que podem funcionar como modelos de ação acríticos.
	
	A função principal da ideologia é ocultar e dissimular as divisões sociais e políticas, dando-lhes a aparência de diferenças naturais entre os seres humanos.
	
	
	As análises históricas de Marx (1818-1883), pensador alemão, exerceram e ainda exercem grande influência nas ciências humanas e sociais, entre elas, a História. Sobre a concepção marxista de História, assinale a alternativa verdadeira.
		
	
	O marxismo defende, teoricamente, uma postura neutra do historiador diante da sociedade e do conhecimento produzido sobre a mesma e, assim, nega validade prática a sua própria concepção.
	
	A História, para Marx, é feita por todos, principalmente os trabalhadores, e essa concepção rompia com a idéia, bastante comum no século XIX, de uma História feita apenas pelos ¿grandes homens¿.
	
	A concepção da luta de classes como motor da História foi atribuída indevidamente ao marxismo, para o qual as transformações históricas decorrem apenas das ações dos indivíduos.
	
	As sociedades, para Marx, podem ser compreendidas sem um estudo pormenorizado de sua base econômica, e esse entendimento significa a análise da sua organização material para a produção da sobrevivência humana.
	
	Os marxistas são ardorosos defensores do fim da história, pois essa tese representa a culminância do desenvolvimento humano, com a glorificação da sociedade de mercado e da democracia liberal.
	
	
	
	A concepção fisiológica sustenta que as doenças têm origem em um desequilíbrio entre as forças da natureza. Estas forças estão dentro e fora do indivíduo. Temos aqui uma perspectiva centrada no paciente. Podemos dizer que foi iniciada
		
	
	Mauss
	
	Platão
	
	Comte
	
	Hipócrates
	
	Weber

Outros materiais

Materiais relacionados

3 pág.
13 pág.

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes