Buscar

AULA 10

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

FILOSOFIA DA CIENÇIA
AULA 10
	
	A democracia é a única forma política que considera o conflito legítimo e legal, permitindo que seja trabalhado politicamente pela própria sociedade. As ideias de igualdade e liberdade como direitos civis dos cidadãos vão muito além de sua regulamentação jurídica formal. Significam que os cidadãos são sujeitos de direitos e que, onde tais direitos não existam nem estejam garantidos, tem-se o direito de lutar por eles e exigi-los. É esse o cerne da democracia [...] A situação do direito de igualdade e de liberdade é também muito frágil nos dias atuais, porque o modo de produção capitalista passa por uma mudança profunda para resolver a recessão mundial. Essa mudança implicou o abandono da política do Estado do Bem-Estar Social (políticas de garantia dos direitos sociais) e o retorno à ideia liberal de autocontrole da economia pelo mercado capitalista, afastando, portanto, a interferência do Estado no planejamento econômico. Nesse caso, marque corretamente o nome como ficou conhecida a política econômica adotada pelos países do eixo ocidental a partir dos anos de 1980.
		
	
	Liberalismo clássico.
	
	Liberalismo econômico.
	 
	Neoliberalismo.
	
	Liberalismo de mercado.
	
	Liberalismo social.
	
	Sociólogo contemporâneo, titular da cátedra de sociologia no Collège de France, iniciou sua pesquisa pela análise da educação e do patrimônio cultural das famílias. Seus estudos buscaram rever as heranças clássicas e, ao mesmo tempo, tentando conciliar a análise da realidade objetiva com a realidade subjetiva, se dedicou ao que chamou "construtivismo estruturalista".
		
	
	Norbert Elias
	
	Theodor Adorno
	
	Émile Durkheim
	 
	Pierre Bordieu
	
	Michel Foucault
	
	Há uma diferença significativa de Bourdieu em relação à Foucault, mencionada no texto, que caracteriza a postura epistemológica de ambos. Qual diferença signitiva foi mencionada?
		
	
	As diferenças significativas entre os dois filósofos não eam muitas dado que ambos utlizavam o método fenomenológico.
	
	Ambos são filósofos positivistas que crêem que o poder deve operar pela força mantendo a ordem do Estado.
	
	Enquanto o primeiro trabalhava o conceito de mais-valia, o outro partia para defender uma socilologia positivista.
	
	São filósofos de séculos diferentes, portanto estão submetidos a contextos históricos diferentes, não havendo divergências entre eles.
	 
	É o fato de que enquanto um se manteve dentro da filosofia, o outro partiu para o campo empírico a partir de sociologia.
	
	
	
	
	Segundo Bourdieu as inúmeras estratégias de dominação na vida social se inserem em uma dimensão simbólica, ele criou o conceito de ¿violência simbólica¿ para representar essa dominação simbólica. Em relação a esse tipo de violência, assinale a alternativa correta sobre a concepção filosófica de Bourdieu:
		
	
	Consiste na imposição legítima da cultura dominante.
	
	O Estado não é produtor de violência simbólica
	
	As instituições buscam resistir e não legitimar a violência simbólica.
	
	Não ocorre na família, nem na escola.
	 
	Ocorre nas mais diversas instituições sociais.
	
	Por estruturalismo, ou estruturalista, quero dizer que existem, no próprio mundo social e não apenas nos sistemas simbólicos, linguagem, mito, etc. -, estruturas objetivas, independentes da consciência e da vontade dos agentes, as quais são capazes de orientar ou coagir suas práticas e representações. Por construtivismo, quero dizer que há, de um lado, uma gênese social dos esquemas de percepção, pensamento e ação que são constitutivos daquilo que chamo de habitus e, de outro, das estruturas sociais, em particular do que chamo de campos e grupos, e particularmente do que se costuma chamar de classes sociais. A citaçlão é feita por:
		
	 
	Bourdieu
	
	Habermas
	
	Bachelard
	
	Comte
	
	Marx
	
	Quando falamos que a "razão comunicativa, além de compreender a esfera instrumental de conhecimentos objetivos, alcança a esfera da interação entre sujeitos, marcada por simbolismo e subjetivismo, experiências pessoais e a contextualização dialógica de agentes lingüísticos", estamos nos referindo a que filósofo?
		
	
	Kant
	
	Giddens
	
	Foucault
	
	Bourdieu
	 
	Habermas
	
	"O debate nascido nos anos 80 sobre a crise da modernidade tem como pano de fundo a consciência do esgotamento da razão, no que se refere a sua incapacidade de encontrar perspectivas para o prometido progresso humano. O pensamento desse autor situa-se no contexto dessa crítica. A racionalidade ocidental, desde Descartes, pretendeu a autonomia da razão, baseada no sujeito que solitariamente representa o mundo. [...] A racionalidade prevalente na modernidade é a instrumental [...]". (HERMANN, N. O pensamento de Habermas. In: Filosofia, Sociedade e Educação. Ano I, n. I. Marília: UNESP, 1997. p. 122-123.) O autor citado, um defensor da modernidade, propõe um novo conceito de razão, visto que o desenvolvimento técnico e a ciência são voltadas à aplicação técnica, o que acarreta "a perda da autonomia do próprio homem, submetido igualmente às regras de dominação técnica do mundo natural". Estamos tratando do filósofo
		
	 
	Habermas
	
	Sartre
	
	Comte
	
	Husserl
	
	Mounier
	
	Os direitos de Comunicação e direitos de participação política dos cidadãos são preocupações desse filósofo aponta para a necessidade de se garantir aos cidadãos direitos de comunicação e direitos de participação política visando, inclusive, a própria legitimidade do processo legislativo. Estamos falando de
		
	
	Kant
	 
	Habermas
	
	Bourdieu
	
	Comte
	
	Foucault

Outros materiais