Buscar

Painel Sparisoma amplum

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Sparisoma amplum
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
DEPARTAMENTO DE ECOLOGIA E ZOOLOGIA
Caio C.S. Carvalho – 15101820 | Jade Zarichta Costa – 15101827 
Paulo Ésio S. Neto - 15101839 | Rodrigo Steinhaus - 15101841
Reino: Animalia 
Filo: Chordata 
Classe: Actinopterygi 
Ordem: Perciformes
Família: Scaridae 
Gênero: Sparisoma 
Espécie: Sparisoma amplum (Ranzani, 1841)
A FAMILÍA
Reprodução
A reprodução de Sparisoma amplum é pelágica. A fêmea libera os ovos na coluna d’água, que ficam a deriva, junto com o plâncton, onde são fecundados e, após isso, flutuam até se fixarem no substrato e eclodirem.
Já o peixe adulto possui um sistema sexual curioso. Ele passa por duas fazes reprodutivas durante a vida, a inicial e a terminal. Indivíduos na fase inicial podem ser machos ou fêmeas, e a aparência externa é praticamente idêntica. Às vezes, porém, alguns desses indivíduos mudam de cor, sexo e formato, transformando-se em terminais, que são machos e possuem cores mais chamativas que os da fase inicial. 
Hostim-Silva, M.; Andrade, A.B; Machado, L.F; Gerhardinger, L.C; Daros, F.A; Barreiros, J.P; Godoy, E. A. (2006). "Peixes de Costão Rochoso de Santa Catarina. I. Arvoredo", UNIVALI , Itajaí, SC. Brasil: 1 vol.
Peixes-papagaio: os bons de bico. Disponível em:< http://assinaturadigital.cienciahoje.org.br/revistas/revistas//238/files/assets/basic-html/page64.html;>Acesso em: 15 jun. 2015 .
WoRMS taxon details. Disponível em:<http://www.marinespecies.org/aphia.php?p=taxdetails&id=273770>Acesso em: 15 jun. 2015 .
NATURE PLANET. Novas Terras Submarinas. Disponível em:< http://natureplanet.blogspot.com.br/2008/10/cincia. >Acesso em: 15 jun. 2015.
.
 
Foto de Amanda E. de Carvalho
Os Scaridae, um dos principais grupos de peixes recifais, apresentam grande importância ecológica nos ambientes e nas comunidades em que vivem. As espécies desse grupo têm maxilas fortes, que utilizam para raspar algas de rochas, evitando que elas sufoquem os animais que compõem o recife, como corais e esponjas, já que as algas possuem crescimento muito mais rápido que esses. 
Eles também são responsáveis pela bioerosão dos recifes. Como buscam algas que estão fixadas em rochas, ao abocanhar seu alimento acabam ingerindo um pouco do substrato junto, além de alguns corais, alterando a topografia do ambiente. Esses fragmentos rígidos são triturados e eliminados nas fezes na forma de grãos de areia, o que faz desses peixes um dos principais produtores e misturadores de sedimentos dos ambientes recifais. 
São popularmente conhecidos como peixes papagaio, pois apresentam maxilas formadas por dentes fusionados, de aspecto semelhante a um bico e possuem cores chamativas e brilhantes, em tons de verde, azul e vermelho, reforçando ainda mais sua semelhança com as aves.
DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA 
Sparisoma amplum restringe-se ao oceano atlântico sul-ocidental, sendo uma espécie endêmica do Brasil. Ocorre da costa sul do estado de Santa Catarina até o norte da costa brasileira, com ocorrências também nas ilhas oceânicas de Fernando de Noronha, no Atol das Rocas e em Trindade. Habita geralmente locais rasos e turbulentos nos recifes de corais rochosos, porém pode ocorrer também em ambientes mais profundos. Segundo Moura, Figueiredo e Sazima (Maio de 2001), esses peixes já foram registrados à pelo menos 30 metros de profundidade.
Foto de OBIS

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais