Buscar

CASO CONCRETO 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CASO CONCRETO 1
Mario ajuizou ação indenizatória em face da Loja FREE MAGAZINE com o objetivo de obter reparação pelos danos decorrentes da aquisição de um condicionador de ar defeituoso. A demanda foi ajuizada perante a Vara Cível da Capital, pelo procedimento comum, onde o autor pretender obter indenização no valor de 20.000,00 (vinte mil reais). Após a citação, a empresa ré propôs a realização de um negócio processual atípico, reduzindo todos os prazos processuais para 05 dias e modificando a distribuição do ônus da prova, o que foi prontamente aceito pelo autor. O juiz indeferiu o negócio processual proposto pelas partes sob o fundamento de que viola o princípio da ampla defesa. Diante da situação INDAGA-SE: 
 a) O juiz agiu de acordo com as regras do CPC acerca do procedimento comum? 
A)Não, conforme previsto no art. 190 do NCPC é autorizada a plena convenção processual, entre as partes capazes presentes em demandas do rito comum, estas podem negociar os prazos, ônus, faculdades e direitos que admitem autocomposição, podemos afirmar que o referido artigo visa a celeridade processual fazendo com que a lide seja resolvida o quanto antes e de forma satisfatória para as partes.
b) A referida demanda poderia ter sido ajuizada nos Juizados Especiais Cíveis?
B)Sim, visto que o valor da causa não ultrapassa 40 salários mínimos, que é o máximo admitido no Juizado Especial, e o direito discutido não tem impedimento conforme disposto no Art. 3º da lei 9.099/95

Outros materiais