Buscar

CASO CONCRETO 5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CASO CONCRETO 5
*André ajuizou uma ação em face de Paulo para obter a rescisão contratual de determinado negócio jurídico firmado entre as partes. Na Petição Inicial André afirma que Paulo descumpriu três cláusulas contratuais distintas, causando danos materiais e morais e por tais razões*, não mais deseja manter o vínculo contratual, requerendo ainda, além de seu desfazimento, o pagamento de multa contratual prevista em cláusula específica. Junta apenas documentos comprobatórios e afirma não necessitar de outros meios para sustentar o alegado. André devidamente citado oferece Contestação, onde reconhece o fato em que se funda a ação, mas aponta razões e fatos não informados por André para tentar justificar seu comportamento contratual em não cumprir o previsto em apenas uma das cláusulas citadas, não se manifestando sobre as demais suscitadas na Petição Inicial. Requereu ainda depoimento pessoal e de testemunhas que poderão confirmar os fatos por ele narrados. Após a certificação da tempestividade da defesa apresentada, os autos vão conclusos ao juiz. 
A partir do texto acima responda às seguintes questões: 
*a) Caso o Juiz considere pertinente a defesa apresentada por Paulo será possível o julgamento antecipado do mérito?* 
Não é possível, pois ao que tudo indica, o réu realizou defesa indireta de mérito, previsto no artigo 350 do CPC, e assim, o juiz deve determinar a intimação do autor para falar em 15 dias, podendo inclusive produzir provas à respeito dos novos fatos alegados pelo réu. Tal dispositivo legal consagra mais uma vez o Princípio do Contraditório. 
*b) Caso o Juiz entenda que existe fato incontroverso poderá haver julgamento antecipado parcial do mérito.*
Sim, é evidente, pois existem fatos como alegados que o réu não se manifestou sobre eles, portanto, sendo um fato incontroverso, pode-se aplicar o artigo 356, I do CPC, dando uma sentença parcial de mérito.

Outros materiais