Buscar

CASO CONCRETO 6

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CASO CONCRETO 6 
*Max adquiriu um notebook, marca Optmus prime, com objetivo para preparar suas aulas de filosofia. No entanto, o computador, com apenas 03 semanas de uso, deu pane no sistema o que levou Max ajuizar a demanda em face do fabricante* pleiteando a substituição do note mais indenização pelos transtornos sofridos, vez que não obteve sucesso nas tentativas de solucionar administrativamente o conflito. O juiz, na fase instrutória, distribuiu de forma dinâmica o ônus da prova determinando que o autor produza prova suficiente sobre o alegado na inicial. Diante dessa decisão indaga-se: 
 
*a) O juiz agiu em conformidade com as regras sobre a distribuição do ônus da prova?* 
Não, o caso envolve relação de consumo, e nesse sentido se aplica a regra da inversão do ônus da prova, conforme o artigo 6°, VII do CDC. A distribuição dinâmica do ônus da prova é exceção à regra geral do CPC, possibilitando ao juiz e as partes através do negócio processual típico fazer a distribuição para a parte que tem melhores condições de produzi-la acerca do fato previsto. 
*b) Considerando a regra geral do ônus da prova, como ordinariamente deve ser distribuído o ônus?* 
Aquele que sustenta o fato deve prová-lo na forma do artigo 373, I e II do CPC, distribuição estática do ônus da prova. Em síntese, ao autor cabe provas o fato constitutivo de seu direito, e ao réu, o fato novo por ele alegado.

Outros materiais