Buscar

Estudo das Relações Etnico Raciais

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Estudos das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana
Considere a seguinte citação:
“O sistema de classes constitui uma hierarquia, podendo-se considerá-lo, como já sugerido inicialmente, uma forma histórico-social de estratificação, distinta de outros tipos de estruturação societária (estamentos e castas) ”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DA SILVA, Graciette Borges. Critérios de estratificação social. Revista de saúde pública. v. 15, n. 1, p. 38-45, 1981. p. 39.
De acordo com os conteúdos do livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia, enumere, na ordem sequencial, as explicações que se relacionam a cada um dos elementos a seguir:
	Escravidão 
	Casta 
	Estamentos 
	Classes 
(   ) Corresponde ao período do capitalismo.
(   ) Pode ser relacionado com o feudalismo europeu.
(   ) O extrato superior é composto por indivíduos proprietários de outros, sendo estes últimos aqueles que compõem a força de trabalho.
(   ) É relativo à pureza étnica.
Agora, marque a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	1 – 3 – 2 - 4
	
	B
	3 – 1 – 4 - 2
	
	C
	4 – 2 – 1 – 3
	
	D
	2 – 4 – 3 – 1
	
	E
	4 – 3 – 1 – 2
Você acertou!
“Escravidão -  força de trabalho; senhores de escravos e escravos; Casta – pureza étnica”. (Livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia, p. 30)
“ Os estamentos fazem parte das formas tradicionais de organização social que incluem o feudalismo europeu. [...] As classes correspondem ao sistema de estratificação das sociedades modernas, o que equivale ao período do capitalismo”. (Livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia, p. 31)
Questão 2/5 - Estudos das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana
Leia o seguinte extrato de texto:
“Nos Estados Unidos da América, a ação afirmativa surgiu após a Segunda Guerra Mundial no bojo do Welfare State, cuja orientação privilegiava a atuação do Estado enquanto interventor na organização socioeconômica da sociedade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DA SIVA MARTINS, Sergio. Ação afirmativa e desigualdade racial no Brasil. Estudos feministas, v. 4, n. 1, p. 202, 1996. p. 203.
Tomando como referência os conteúdos do livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia sobre as políticas afirmativas nos Estados Unidos, analise as assertivas a seguir, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas:
I.  ( ) A política de cotas foram criadas (mas não implementadas) no período da independência norte-americana, graças à influência liberal em sua constituição.
II. (  ) Nos Estados Unidos, a política de cotas teve início a partir de reivindicações da comunidade negra.
III.(  ) A conquista de ações afirmativas para os negros resultou na reivindicação de medidas iguais para as mulheres.
IV. (  ) As políticas afirmativas nos Estados Unidos foram influenciadas por medidas semelhantes àquelas adotadas nos países que se descolonizavam na Ásia e na África. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	F – V – V – V
Você acertou!
A afirmativa I é FALSA: “ [...] as políticas de ação a?rmativa, ao contrário do que geralmente se acredita, não se iniciaram nos Estados Unidos nos anos 1960, mas emergiram a partir das lutas pela descolonização após a Segunda Guerra Mundial quando foram aplicadas com a denominação de indigenização ou nativização”. (Livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia, p. 164)
As afirmativas II, III e IV são VERDADEIRAS: “Como resultado da luta da comunidade negra estadunidense por direitos civis, desencadeada nos anos 1950, os Estados Unidos incorporaram, na década seguinte, à sua legislação e prática social, mecanismos que surgiram do contexto de descolonização do mundo afro-asiático. [...]  a experiência dos negros estadunidenses reforçou [...] a luta das mulheres pela igualdade em todas as esferas da vida pública”. (Livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia, p. 165)
	
	B
	V – F – F – F
	
	C
	F – V – V – F
	
	D
	V– F – F – V
	
	E
	F – V – F – F
Questão 3/5 - Estudos das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana
Leia a citação a seguir: 
“Quando desempenho meus deveres de irmão, de esposo ou de cidadão, quando me desincumbo de encargos que contraí, pratico deveres que estão definidos fora de mim e de meus atos, no direito e nos costumes, mesmo estando de acordo com sentimentos que me são próprios, sentindo-lhes interiormente a realidade, esta não deixa de ser objetiva, pois não fui eu quem os criou, mas recebi-os através da educação”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DURKHEIM, Émile. A ciência social e a ação. São Paulo: Difel, 1975. p.114.
Nessa citação, Durkheim discorre sobre a transmissão das regras sociais. De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia sobre a transmissão das regras sociais, é correto afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	as regras sociais são transmitidas naturalmente.
	
	B
	entre outras instituições, a família e a escola são responsáveis pela transmissão das regras sociais.
Você acertou!
“Essas regras não se transmitem naturalmente tendo de ser aprendidas pelos novos membros da sociedade por meio dos processos de socialização que contribuem para a perpetuação das diferentes formas de desigualdade social. A família e a escola são as instituições nas quais aprendemos as normas de nossa sociedade”. (Livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia, p. 16)
	
	C
	existe um sistema de coerção que nos desobriga do cumprimento das regras sociais.
	
	D
	as regras sociais são imutáveis, por isso independem das instituições sociais para existir.
	
	E
	socialização é o nome dado ao descumprimento das normas sociais.
Questão 4/5 - Estudos das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana
Considere o extrato de texto a seguir: 
“‘As relações entre negros e as forças de segurança são muito tristes’, acrescenta o ex-policial negro que, em 1998, ganhou um julgamento contra o Estado por um caso de discriminação racial nas fileiras da Polícia Federal”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, o mesmo encontra-se disponível em: REDAÇÃO. Policiais se unem a protestos contra o preconceito racial. Exame, 22 ago. 2014.<http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/policiais-se-unem-a-protestos-contra-o-preconceito-racial>. Acesso em 06 de jun. 2015.
Um dos tipos de discriminação é a racial, mas os tipos de preconceitos vão muito além deste. De acordo com os conteúdos do livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia , relacione corretamente os tipos de preconceitos às suas respectivas características:
1. Preconceito sexual.
2. Preconceito racial.
3. Preconceito étnico.
4. Preconceito social. 
( ) “Na vizinhança os moradores se alarmaram, pois um grupo de ciganos acabara de armar seu acampamento nas redondezas. Era necessário cuidar das crianças e vigiar as roupas no varal”.
(  ) “O segurança da loja passou a seguir Maria discretamente na loja. Não era comum ver pessoas negras por lá”.
(   ) “Ora, se é pobre ainda com esta idade é obvio que não se esforçou o suficiente na vida”.
( ) “Não vou mais comprar perfume daquela marca. Não aceito que façam propaganda do ‘homossexualismo’ para vender perfume”.
Agora marque a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	3 – 2 – 4 – 1
Você acertou!
“Preconceito sexual se refere a [...] uma identidade sexual considerada desviante (como a dos homossexuais); Preconceito racial [...] se dirige aos grupos definidos em função de características físicas ou fenotípicas (com os negros); O preconceito étnico [...] se reporta às coletividades culturalmente diversas (como os ciganos); O preconceito social [...] diz respeito ao sentimento
de aversão a pessoas de classe distinta (como os pobres)“ (p. 144-145).
	
	B
	2 – 3 – 4 - 1
	
	C
	4 – 1 – 2 - 3
	
	D
	3 – 1 – 4 - 2
	
	E
	2 – 4 – 3 – 1
Questão 5/5 - Estudos das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana
Considere o seguinte fragmento de texto: 
“Desde o início de sua carreira, Agassiz buscava encontrar o plano de criação do mundo a partir das observações sobre a distribuição dos peixes nos mares e rios, inclusive os peixes fósseis. Um grande problema para os não-evolucionistas da época era explicar por que os animais fósseis são diferentes dos atuais. [...] Deus teria recriado várias vezes os animais e plantas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: KURY, Lorelai B. A sereia amazônica dos Agassiz: zoologia e racismo na viagem ao Brasil.  Revista Brasileira de História. v. 21, n. 41, 2001. p. 157-172.
Além de discutir sobre teorias que contestavam a evolução das espécies, Louis Agassiz era também um representante da escola etnológica-biológica, que defendia a ideia da formação das “múltiplas raças” a partir de mutações genéticas. Tomando como referência os conteúdos do livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia, assinale a alternativa que apresenta corretamente o pensamento desta escola:
Nota: 20.0
	
	A
	A mistura das raças poderia gerar um homem superior.
	
	B
	O mulato seria o vetor de uma civilização melhorada geneticamente.
	
	C
	Os traços físicos determinam a moral dos indivíduos.
Você acertou!
“A ideia subjacente aqui coloca a preeminência de traços físicos na interpretação moral dos indivíduos”. (Livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia, p. 102-103). As demais alternativas apresentam ideias contrárias às da escola etnológica-biológica.
	
	D
	A escola era contrária à ideia de superioridade da “raça” branca.
	
	E
	O Brasil seria o grande exemplo de sociedade que caminha para a perfeição racial.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais