Buscar

AULA 04

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PSICOLOGIA GERAL I
AULA 04
	
	Sobre os estereótipos, considere as seguintes afirmativas: I - Quando nossa primeira impressão sobre uma pessoa é orientada por um estereótipo, tendemos a deduzir coisas sobre a pessoa de maneira correta e precisa, confirmando nosso estereótipo inicial. II - O preconceito poderia ser definido como uma atitude hostil ou negativa com relação a um determinado grupo, levando, necessariamente, a atos hostis ou comportamentos persecutórios. III - A discriminação refere-se a sentimentos hostis que deságuam numa atuação que pode variar de um tratamento diferenciado a expressões verbais de desprezo e a atos manifestos de agressividade. Observando as afirmativas anteriores, assinale a alternativa certa:
		
	
	as afirmativas I e II estão corretas
	
	as afirmativas I, II e III estão corretas
	 
	as afirmativas II e III estão corretas
	 
	apenas a afirmativa III está correta
	
	apenas a afirmativa II está correta
	Gênero é determinado pelo processo de socialização e outros aspectos da vida em sociedade e decorrentes da cultura, que abrange homens e mulheres desde o nascimento e ao longo de toda a vida - diferenças de gênero são socialmente construídas. A norma genérica de uma sociedade está muitas das vezes entrelaçada a sistemas ideológicos que garantem a perpetuação de domínio e poder. Considerando o enunciado, o conceito de ideologia, estereótipo e gênero, é correto afirmar que:
		
	
	Uma ideologia é um conjunto de crenças que aceitamos explicitamente e conscientemente sendo necessário para o ordenamento social.
	
	Uma ideologia é um conjunto de crenças que aceitamos implicitamente e não conscientemente sendo necessário para o ordenamento social.
	
	Uma ideologia é um conjunto de crenças que aceitamos implícita e não conscientemente podendo acarretar em papeis sociais engessados desprovidos de sentido prático na sociedade contemporânea.
	
	Uma ideologia é um conjunto de crenças que aceitamos explicitamente, sempre após uma reflexão crítica e consciente acarretando em papéis sociais de sentido prático na sociedade contemporânea garantindo o ordenamento social.
	
	Uma ideologia é um conjunto de crenças que aceitamos explicitamente, sempre após uma reflexão crítica e consciente acarretando em papéis sociais de sentido prático na sociedade contemporânea.
	
	O que está na base dos preconceitos¿
		
	
	As imaginações.
	
	As reflexões.
	
	As visões mediatas.
	 
	Os estereótipos.
	
	As atutiturdes.
	Um programa de televisão realiza entrevista com adolescentes louras, fazendo perguntas em que não existe uma resposta certa. Após a resposta, geralmente errada, colocava o som de um burro relinchando. Tal programa estava procurando confirmar a idéia de que ¿toda loura é burra¿. De acordo com o texto acima podemos destacar:
		
	 
	Preconceito e discriminação.
	
	Questões de gênero e discriminação.
	
	Ideologia e preconceito.
	
	Preconceito e insatisfação.
	
	Ideologia inconsciente e questões de gênero.
	Paula é uma jovem que está sempre deduzindo coisas sobre seus colegas de trabalho de maneira seletiva ou imprecisa, perpetuando, assim um comportamento nem sempre adequado, uma vez que:
		
	
	as representações sociais nem sempre são capazes de influenciar o comportamento do indivíduo e, dessa forma, gerar movimentos que englobem uma coletividade.
	
	ter uma conduta, é agir concretamente baseado em razões de categorias naturais e sociais sem que haja relação com as capacidades e os méritos individuais, ou com o real comportamento da pessoa em ação.
	
	convicções preconcebidas acerca de classes de indivíduos, grupos ou objetos resultantes não de uma estimativa espontânea, mas de hábitos de julgamento e expectativas tornados rotina não geram desconforto a nível social.
	
	estereotipar é um recurso desclassificatório que tem como objetivo simplificar a relação imagem/conceito.
	 
	ao estereotipar alguém, o indivíduo pode estar marcando sua diferença em relação ao outro e esta diferença pode ser de classe social, de cor/raça, de orientação sexual, entre outras.
	
	Sobre as Representações Sociais, considere as seguintes afirmativas:
I - Segundo Serge Moscovici (2003), as representações não são criadas por um indivíduo isoladamente. Uma vez criadas, contudo, elas adquirem uma vida própria, circulam, se atraem e se repelem e dão oportunidade ao nascimento de novas representações, enquanto velhas representações morrem.
II - As representações, os estereótipos, são ingredientes importantes do caldo sócio-cultural. Segundo esse psicólogo, é extremamente importante que consideremos que as representações sociais são capazes de influenciar o comportamento do indivíduo e, dessa forma, gerar movimentos que englobem uma coletividade.
III - Albert Ellis considera que a causa dos problemas humanos encontra-se nas crenças irracionais, que levam as pessoas a um estado de não adaptação ao seu meio ambiente. Dominado por elas, o indivíduo processa as informações, muitas vezes, em flagrante incoerência com os dados de que dispõe e é conduzido a adotar comportamentos inadequados, prejudiciais a ele mesmo (In: Fiorelli, 2010).
Observando as afirmativas anteriores, assinale a alternativa certa:
		
	
	as afirmativas II e III estão corretas
	
	apenas a afirmativa II está correta
	
	as afirmativas I e II estão corretas
	 
	as afirmativas I, II e III estão corretas.
	
	apenas a afirmativa III está correta
	
	
	
	Observa- se quem são os outros, pela perspectiva da análise individual. O outro poderia ser qualquer um, inclusive o próprio observador em outra situação, e geralmente a análise do outro é feita por concepções errôneas, conferindo uma avaliação negativa. Várias anedotas étnicas são analisadas em termos sociológicos, delineando-se limites geográficos, sociais e morais de nações ou grupos, que refletem valores e normas. Neste caso, à crença coletivamente compartilhada acerca de algum atributo chamamos de:
		
	
	codificação das informações
	
	julgamentos e comportamentos
	
	identidade social
	 
	fenômeno estereótipo
	
	visão pós-construída sobre um fato
	
	
	
	Não é possível dizer que vivemos numa sociedade meritocrática se as oportunidades não são iguais para todos e se os critérios de exclusão pautam-se em valores social e culturalmente construídos para a configuração das desigualdades atuais. Políticas de combate à desigualdade devem promover chances iguais, impedindo a cristalização da estrutura de classes e diminuindo as clivagens e as distâncias entre estas. Neste caso, pode-se identificar que:
		
	
	os mecanismos discriminatórios não podem ser entendidos a partir do momento em que são feitas tais diferenciações, pois elas não se configuram em distintas maneiras em cada sociedade.
	
	os estereótipos nem sempre formam a base do preconceito em relação a um indivíduo ou a um grupo.
	
	através da comunicação do estereótipo, ocultamos uma avaliação, um pré-juízo em relação aos outros indivíduos e aos grupos que os constituem.
	 
	preconceito e discriminação são mecanismos que contribuem para a produção e a manutenção das desigualdades raciais e da estratificação social
	
	crenças arraigadas não desempenham um papel fundamental na maneira de ver o mundo e responder aos estímulos.

Outros materiais