Buscar

PSICOLOGIA GERAL I.docx AV1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

PSICOLOGIA GERAL I
	
	Avaiação Parcial: SDE0644_SM_201702045137 V.1 
	Aluno(a): CLEMIRES LOURENCO BEZERRA
	Acertos: 10,0 de 10,0
	Data: 20/09/2017 10:33:58 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201702693391)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	De acordo com as teorias psicanalíticas de Freud (1920), a instância da personalidade que consiste de impulsos inatos regida pelo princípio do prazer é:
		
	
	a pré-consciência
	
	o ego.
	 
	o id.
	
	a consciência.
	
	o superego.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201702247751)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Nem sempre as situações vividas por nós apresentam-se de forma tão clara que permita sua percepção imediata. Essas situações dificultam o processo de aprendizagem, porque não permitem uma clara definição da figura-fundo, impedindo a relação entre a:
		
	
	Parte e a fração.
	
	Parte e o significado.
	
	Parte e o elmento.
	 
	Parte e o todo.
	
	Parte e a ilustração.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201702623780)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Muitas são as causas que podem ocasionar problemas mentais, dentre eles traumas psicológicos do passado, situações de forte desequilíbrio emocional e também outras causas de cunho genético. Todos nós estamos passivos a ter comprometimentos mentais, assim como podemos adotar comportamentos preventivos para nos manter saudáveis, tanto no aspecto mental como emocional. Neste caso, identificamos que:
		
	 
	a saúde mental consiste numa relação equilibrada entre as emoções (sentimentos), atitudes (pensamentos) e ações (comportamentos).
	
	saúde mental, têm como propósito a identificação e tratamento do problema, doenças físicas e psicológicas, desordem de conduta, problemas na escola, dentre outros fatores psicopatológicos e de vulnerabilidade
	
	saúde mental seria a capacidade funcional adequada que permite à pessoa realizar suas obrigações e responsabilidades, ou em termos de certa qualidade de vida.
	
	saúde mental refere-se às condições da vida de um indivíduo,que englobam a saúde física, mental e espiritual, educação, poder de compra, além de equilíbrio entre o lado pessoal e profissional.
	
	saúde emocional é a mesma coisa que saúde mental, e ambas estão relacionadas, afinal, uma pessoa mentalmente doente pode estar emocionalmente saudável.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201702776925)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Diversas classificações não científicas de personalidade, do senso-comum, procuraram relacionar as características físicas com o comportamento típico do indivíduo (gordo ¿ preguiçoso; magro - vigoroso etc). Qual a consequência desta compreensão de personalidade no dia a dia das pessoas?
		
	
	Compreender as interações dos fatores que constroem a personalidade do indivíduo.
	
	Compreender como o físico correlaciona-se ao psicológico permitindo ao senso-comum melhor interpretar a personalidade das pessoas.
	 
	O resultado é a indução de pré-julgamentos; desprovidos de sentido e muitas das vezes preconceituosos.
	
	A interação social fica facilitada quando reconheço a personalidade de uma pessoa a partir de suas características físicas.
	
	Compreender a persona, ou seja, aquilo que é apresentando pelo indivíduo.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201702728745)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Considerando a temática do transtorno de personalidade antissocial e as afirmativas apresentadas, marque dentre as opções de resposta a sentença correta:
I Disfunções cerebrais ou traumas neurológicos; Predisposição Genética; Traumas sociopsicológicos na infância são as causas mais prováveis na etiologia dos transtornos de personalidade antissociais.
II Os Traumas sociopsicológicos na infância como abuso emocional, sexual, físico ou negligência, violência, conflitos e separação dos pais resultam em indivíduos com fragilidade do ego acarretando em algum tipo de transtorno de personalidade.
III O transtorno de personalidade antissocial possui, exclusivamente, causas genéticas, ou seja, nasce com o indivíduo e é caracterizado por uma disfunção neurológica que resulta em comportamentos marginais desde tenra idade e perdura até a vida adulta.
		
	
	As alternativas I, II e III estão corretas
	
	Apenas as alternativas I e III são falsas
	
	As alternativas II e III estão corretas
	
	Apenas as alternativas I e III estão corretas
	 
	As alternativas II e III são falsas
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201702728741)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Considerando a temática do comportamento antissocial e as afirmativas apresentadas, marque dentre as opções de resposta a sentença correta:
I - Indivíduos antissociais frequentemente ignoram a possibilidade de estar afetando negativamente outras pessoas, por falta de empatia com o sofrimento de alheio.
II - São considerados indivíduos antissociais aqueles que possuem aversão ao convívio social, são introvertidos, tímidos ou reservados.
III - O comportamento antissocial é, exclusivamente, um sintoma de uma psicopatologia em psiquiatria: a esquizofrenia.
IV - Clinicamente, antissocial aplica-se também a inibições ou preferências pessoais, como a introversão, timidez, pois esses indivíduos, normalmente, não convivem bem em grupos sociais.
V - Indivíduos antissociais frequentemente expressão opiniões negativas sobre as mazelas e falhas da sociedade.
		
	 
	Apenas a alternativa I é verdadeira
	
	As alternativas I, II e IV são verdadeiras
	
	Apenas as alternativas II, IV e V são falsas
	
	As alternativas I e II são verdadeiras
	
	Apenas a alternativa V é falsa
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201702318592)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O esquema simplista, mas mantido de maneira muito intensa e que não se baseia necessariamente em muita experiência direta, em que muitas vezes, os valores culturais ou normas estão tão arraigados e incorporados a nós que não percebemos e nem aceitamos a possibilidade de que existam outras crenças, outros valores que poderíamos usar como fonte de referência para conhecer ou aprender sobre algo ou alguém, caracteriza:
		
	
	o conceito
	 
	o estereotipo
	
	a discriminação
	
	o preconceito
	
	a cognição
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201702776949)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Gênero é determinado pelo processo de socialização e outros aspectos da vida em sociedade e decorrentes da cultura, que abrange homens e mulheres desde o nascimento e ao longo de toda a vida - diferenças de gênero são socialmente construídas. A norma genérica de uma sociedade está muitas das vezes entrelaçada a sistemas ideológicos que garantem a perpetuação de domínio e poder. Considerando o enunciado, o conceito de ideologia, estereótipo e gênero, é correto afirmar que:
		
	 
	Uma ideologia é um conjunto de crenças que aceitamos implícita e não conscientemente podendo acarretar em papeis sociais engessados desprovidos de sentido prático na sociedade contemporânea.
	
	Uma ideologia é um conjunto de crenças que aceitamos explicitamente e conscientemente sendo necessário para o ordenamento social.
	
	Uma ideologia é um conjunto de crenças que aceitamos implicitamente e não conscientemente sendo necessário para o ordenamento social.
	
	Uma ideologia é um conjunto de crenças que aceitamos explicitamente, sempre após uma reflexão crítica e consciente acarretando em papéis sociais de sentido prático na sociedade contemporânea garantindo o ordenamento social.
	
	Uma ideologia é um conjunto de crenças que aceitamos explicitamente, sempre após uma reflexão crítica e consciente acarretando em papéis sociais de sentido prático na sociedade contemporânea.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201702281708)
	Acerto: 1,0  / 1,0Na sociedade moderna, há que se destacar que não é toda e qualquer união entre homem e mulher que poderá ser reconhecida como entidade familiar. Neste contexto, se excluem do conceito de união estável, as uniões adulterinas e aquelas que envolvem pessoas proibidas de casar entre si, por impedimentos absolutos. Deste modo, abriu-se precedente histórico ao disciplinamento da família brasileira:
		
	
	priorizando apenas os filhos e os direitos da personalidade, a função social, a boa-fé, e tantos outros institutos voltados à garantia da dignidade da pessoa
	
	demonstrando estabilidade mesmo que não haja vocação de permanência, ou seja, compromisso e claro propósito de continuidade da vida em comum
	 
	reconhecendo e chancelando a união estável como forma legítima de constituição da entidade familiar não-matrimonial formada por homem e mulher
	
	quando só se configurar entre pessoas solteiras ou de qualquer modo impedidas de se casar.
	
	considerando o relacionamento às ocultas, típico das uniões adulterinas ou censuradas pelo meio social.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201702257365)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A família, com o advento da Constituição de 1988, passou a ser reconhecida, não somente com base na identidade instituída pelo matrimônio. Assim, além da família oriunda do casamento, passou-se a admitir a: ( )União estável como entidade familiar. ( ) A família monoparental, aquela formada por qualquer um dos pais e seus descendentes. ( ) A família nuclear. ( ) A família patriarcal. Assinale a sequência CORRETA:
		
	
	F-V-F-V
	
	V-V-V-F
	
	F-F-F-V
	
	V-F-V-F
	 
	V ¿V-F-F

Outros materiais