Buscar

Pratica Profissional A Escola

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Prática Profissional: A Escola
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“[...] A nomenclatura utilizada para denominar o gestor da escola é a de diretor. Ficou também evidenciado que as atribuições do cotidiano de trabalho desses diretores exigem competências e habilidades necessárias para atender aspectos políticos, administrativos, pedagógicos e sociais”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FRANCISCO, D. A.; SCHNEIDER, E. C. A (Org.).. Ações, reflexões e desafios na formação do pedagogo na contemporaneidade. Novo Hamburgo: Feevale, 2010. p. 60. 
Considerando os conteúdos estudados no livro-base Organização Escolar: perspectivas e enfoques, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas quanto às características específicas para a formação profissional do gestor de educação.
I. ( ) Caráter estritamente administrativo.
II. ( ) Condições de problematização do trabalho pedagógico;
III. (  ) Adoção de uma postura investigativa;
IV. ( ) Entendimento de gestão, com caráter coletivo e interdisciplinar. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	V – F – V – F
	
	B
	F – V – V – V
Você acertou!
“A formação do gestor escolar é algo complexo, que prevê o entendimento da escola como um todo, levando-se em conta, simultaneamente, as especificidades das partes” (livro-base, p. 32), o que, por si, já torna falsa a afirmativa I. Segundo o livro-base, “Aguiar [...] sugere, ainda, como características específicas para a formação do profissional gestor da educação: condições de problematização do trabalho pedagógico; entendimento da gestão com caráter coletivo e interdisciplinar; adoção de uma postura investigativa” (p. 32), o que confirma a veracidade das afirmações II, III, e IV.
	
	C
	V – V – F – F
	
	D
	F – F – V – V
	
	E
	V – F – F - F
 
Questão 2/5 - Prática Profissional: A Escola
Atente para o excerto de texto a seguir:
“O corpo técnico administrativo é construído por profissionais cuja atuação direta é sobre os docentes, discentes, pais e membros da comunidade (coordenadores, orientadores, supervisores)”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DIPALMA, M. S. Organização do trabalho pedagógico. Curitiba: InterSaberes: 2012, p.107.
Considerando o fragmento citado e os conteúdos do livro-base Organização Escolar: perspectivas e enfoques, sobre o setor técnico-administrativo, elemento que compõe o organograma básico das escolas, analise as proposições abaixo, assinalando V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
I. ( ) A secretaria da escola é responsável pela documentação dos alunos e pelo atendimento à comunidade.
II. ( ) A zeladoria é responsável pela manutenção, conservação, limpeza, além da merenda e realização de pequenos reparos.
III. ( ) A secretaria é responsável pelo desempenho escolar dos alunos.
IV. ( ) A vigilância tem como objetivo o acompanhamento dos alunos, orientação quanto às normas disciplinares e atendimento em casos de acidentes.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	V – F – V – V
	
	B
	F – V – V – F
	
	C
	V – V – F – V
Você acertou!
O setor técnico-administrativo, composto da secretaria escolar, serviço de zeladoria, limpeza e vigilância e multimeios (livro-base, p. 54) “é responsável pelas atividades que mantém a escola em funcionamento. A secretaria da escola cuida da documentação escolar [...] e do atendimento à comunidade. A zeladoria [...] é responsável pelas atividades de manutenção, conservação e limpeza e pelos equipamentos e instalações, além da merenda e da realização de pequenos reparos. A vigilância tem como objetivo o acompanhamento dos alunos, a orientação quanto às normas disciplinares, o atendimento em caso de acidentes e no que se refere às solicitações dos docentes em relação a equipamentos e materiais” (p. 55). São, portanto, verdadeiras as afirmativas I, II e IV. A afirmativa III é falsa, visto que o desempenho escolar dos alunos é responsabilidade do setor pedagógico, e não do técnico-administrativo (p. 55).
	
	D
	F – F – F – V
	
	E
	V – V – V – F
Questão 3/5 - Prática Profissional: A Escola
Leia o fragmento de texto a seguir:
“O Sistema Provinha Brasil funciona como ferramenta oferecida pelo Inep às escolas e redes de ensino que desejem visualizar e analisar os resultados da Provinha Brasil em forma de relatórios eletrônicos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: INEP. Provinha Brasil. <http://portal.inep.gov.br/web/provinha-brasil/sistema-provinha-brasil>. Acesso em 19 abr. 2017.
Considerando os conteúdos do livro-base Organização Escolar: perspectivas e enfoques, sobre a Provinha Brasil, analise as proposições abaixo.
I. O objetivo da Provinha Brasil é fornecer aos gestores dos sistemas de ensino e às escolas um instrumento de diagnóstico referente ao nível de alfabetização dos alunos.
II. A partir de seus resultados, são encaminhadas as ações preventivas diretamente ao professor, com o intuito de sanar as dificuldades.
III. Essa avaliação é obrigatória e tem caráter classificatório.
IV. Tem como foco a escrita e o cálculo.
Estão corretas apenas as proposições:
Nota: 20.0
	
	A
	II e IV.
	
	B
	I e III.
	
	C
	II e III.
	
	D
	I e II.
Você acertou!
“Ao contrário de outras estratégias de avaliação realizadas pelo Instituto Anísio Teixeira (Inep), a Provinha Brasil não possui caráter classificatório; é apenas um instrumento que oferece um diagnóstico à equipe de ensino da escola e do sistema de ensino” (livro-base, p. 80), o que torna incorreta a proposição III e correta, a I. As ações preventivas são encaminhadas diretamente ao professor (p. 80), como afirma a proposição II, correta. A afirmação IV é incorreta, pois o diagnóstico da Provinha Brasil se refere à alfabetização – o foco, portanto, é “[...] em escrita e leitura” (p. 80), e não em cálculo.
	
	E
	I e IV.
Questão 4/5 - Prática Profissional: A Escola
Leia a passagem de texto a seguir:
“Na prática, poderíamos mesmo dizer que um diretor será tanto mais educador quanto maior o grau de autonomia que mantém em relação às exigências do ‘sistema’, subordinando suas formas aos conteúdos educativos; e será tanto mais administrador quanto menor o grau de autonomia [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SAVIANI, D. Educação: do senso comum à consciência filosófica. São Paulo: Cortez; Autores Associados, 1986. p.190.
Tendo em conta o fragmento e os conteúdos do livro-base Organização Escolar: perspectivas e enfoques, considerando os princípios orientadores de práticas de autonomia na gestão escolar, relacione os conceitos às suas respectivas definições:
I. Liderança
II.Iniciativa
III. Transparência
IV. Competência
(   ) Trata-se do contínuo aperfeiçoamento da capacidade profissional e pessoal.
(   ) Trata-se da divulgação, do modo de agir aos resultados pretendidos, de cada ação, visando o apoio da comunidade escolar.
(   ) Trata-se da busca de soluções diante das dificuldades observadas, evitando a transferência de sua responsabilidade no processo para outros.
(   ) Trata-se da contribuição para o bem-estar geral, propondo sugestões, orientações e atuando em conjunto.
Nota: 20.0
	
	A
	I – III – IV – II
	
	B
	II – IV – III – I
	
	C
	I – II – III – IV
	
	D
	IV – III – II – I
Você acertou!
Os conceitos de liderança, iniciativa, transparência e competência são: “Liderança – iniciativa que busca contribuir para o bem-estar geral, propondo sugestões, orientações e atuando em conjunto” (livro-base, p. 99); “Iniciativa – Capacidade de buscar e envolver-se em soluções diante das dificuldades observadas, não transferindo sua responsabilidade no processo para outros” (p, 100). “Transparência – Para que todos os membros escolares apoiem determinadas ações, estas
devem ser divulgadas, desde o modo de agir, as ideias que sustentam as ações e os resultados pretendidos” (p 99); “Competência – Contínuo aperfeiçoamento da capacidade profissional e pessoal” (p 99).
	
	E
	III – II – I – IV
Questão 5/5 - Prática Profissional: A Escola
Atente para a passagem de texto a seguir:
“[...] Nas nossas escolas, públicas ou privadas, não há condições para conceber o trabalho docente como um exercício de preceptorado, ainda que mais ou menos coletivo. O que se requer é um professor capaz de colocar a sua competência individual a serviço de um esforço comum para participar de uma tarefa educativa que não é a simples soma de desempenhos individuais, mas sim o fruto de um trabalho coletivo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: AZANHA, J. M. P. A formação do professor e outros escritos. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2006. p. 85.
Quando o professor escolhe sua profissão, tem pela frente um grande desafio. A busca incessante pelo conhecimento é essencial para que se torne um sujeito crítico e reflexivo, podendo, assim, adaptar sua prática em sala de aula conforme o contexto em que está inserido. Tendo em consideração as reflexões suscitadas pelo livro-base Organização Escolar: perspectivas e enfoques, espera-se que o professor:
I. Seja especialista no conteúdo que ensina e nos processos investigativos.
II. Apresente certo grau de cultura geral.
III. Desassocie o conhecimento científico do desenvolvimento dos processos de pensamento.
IV. Apresente reflexão crítica em relação aos conteúdos e ao seu papel social.
Selecione a alternativa que menciona as proposições corretas:
Nota: 20.0
	
	A
	I, II e IV, apenas.
Você acertou!
Os professores não somente devem fazer pesquisa científica, como devem promovê-la. O professor não conseguirá desenvolver em seus alunos a consciência crítica e reflexiva se ele mesmo não exercitar isso ou conceber essa prática como essencial para o alcance do objetivo de seu trabalho. Para tal, necessita constantemente associar o conhecimento científico ao desenvolvimento dos processos de pensamento. Assim, segundo o Livro-base: “de acordo com Libâneo [...], espera-se dos professores: que sejam especialistas no conteúdo que ensinam, nos processos investigativos e tenham certo grau de conhecimento de cultura geral [...]; que tenham reflexão crítica em relação aos conteúdos e ao seu papel social [...]” (livro-base, p. 29) – o que torna as proposições I, II e IV corretas. A alternativa III é incorreta, pois, ainda segundo o livro-base, uma das expectativas quanto à atuação do professor mencionadas pelo autor é que professores “[...] associem o conhecimento científico ao desenvolvimento dos processos de pensamento” (livro-base, p. 29).
	
	B
	I e III, apenas.
	
	C
	II e III, apenas.
	
	D
	II, apenas.
	
	E
	I, apenas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais