Buscar

A cultura do estupro

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A cultura do estupro
Muito tem-se discutido a respeito da violência sexual (ato sexual com penetração sem o consentimento da vítima), principalmente contra mulheres. Admiti-se até a possibilidade da culpa ser da própria vítima, que através de roupas curtas e provocantes, incitaria os homens a tal ponto que, incapazes de se controlarem, atacariam-nas.Essa situação evidencia um problema estrutural do Brasil que tem suas origens no machismo e que toma a mulher como culpada do abuso sofrido.
Na maioria das vezes os agressores afirmam que “a culpa foi de sua vítima, que estava vestida de maneira sexy e vulgar, e que por estar vestida assim ela merecia ser estuprada”, a cultura do estupro não envolve apenas mulheres, mas envolve os homens também e não importa a idade. 
Não bastava ser agredida, estuprada e culpabilizada, a mulher ainda é silenciada. Onde a vergonha, o medo e o sentimento de culpa são os principais fatores para que mais de 90% das muleres são levadas a se calar.
Para poder-se enfrentar esta situação de frente temos de ter uma união sinergica entre diversos setores da sociedade, tais como: Estado, escola e população precisam agir conjuntamente para enfrentar essa problema, juntamente com os ministerios de segurança e de justiça precisam intensificar o alcance as delegacis da mulher. À escola cabe incluir dicussão acerca do assunto entre seus alunos e alunas, oferecer um atendimento psicologico as garotas que se sentirem acuadas em alguma medida por seus colegas em suas atitudes. A consientização de mulheres para que suas denuncias sejam efetivadas e que não fiquem apenas no “amanha eu faço!”. Dessa forma o combate à cultura do estupro caminhará, ainda que a passos lentos, à extinção no Brasil. Sempre lembrando que estupro não é cultura, e sim um crime brabaro.

Outros materiais