Buscar

Atividade contextualizada de Rosane Galdino Macedo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O comportamento do consumidor e do mercado em época de crise
A alta dos juros, da inflação, a explosão do desemprego no pais como um todo, mais principalmente em nossa região, fizeram renascer um tipo de consumidor mais exigente, pesquisador e consciente. É o tipo de consumidor que já não pode comprar algo novo então prefere consertar, se não tiver conserto vai pesquisar o menor preço e exigir a melhor qualidade.
O mercado imobiliário de Recife e Região metropolitana é um exemplo de variação do ponto de equilíbrio da oferta e da demanda, pois enquanto o porto de Suape estava a “todo vapor” a oferta de empregos cresceu, trazendo uma grande demanda por construções habitacionais, com isso, a construção civil estava bastante movimentada e os preços de imóveis tiveram grande valorização. Quando o Porto de Suape começou a sofrer com a crise Politica e Econômica, muitas demissões aconteceram, os mercados da construção civil e imobiliário caíram e os preços dos imóveis também.
Ouvi uma frase de um autor por mim desconhecido que assim dizia: “Em tempos de crise não chore venda lenços”. Alguns mercados conseguiram seguir esses conselhos, e entender o que o consumidor deseja, mesmo em tempos de crise. 
Nos textos de motivacionais da atividade em questão, foi citada a assistência técnica para tabletes e celulares, mais todas as assistências técnicas de eletroeletrônicos cresceram, pois se o consumidor não pode comprar um novo ele vai consertar o que já tem.
O mesmo aconteceu com as Oficinas mecânicas, com as taxas de juros altas e a greve insegurança econômica ficou mais difícil comprar um carro novo seja ele novo ou seminovo, a alternativa é consertar o que se tem.
Outros mercados que podemos citar são o da alimentação de baixo custo, ou selfservice sem balança, pois para solteiros e alguns trabalhadores é mais viável que cozinhar em casa, com o aumento da cesta básica e do gás de cozinha, já o mercado do marketing digital cresceu devido à necessidade de atender aquele consumidor que pesquisa preços e o faz através da internet e das redes sociais.
Toda crise deve ser encarada como uma oportunidade de se reinventar, o comprador deve buscar um vendedor que atenda suas necessidades e o vendedor estar pronto para atendê-las, a expertise disso é estar atento às mudanças.
Fonte.
https://blog.controlle.com/conheca-8-negocios-que-crescem-em-tempos-de-crise/

Outros materiais