Buscar

Trab. ESTAGIO WALLON

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE PAULISTA
 CURSO DE PSICOLOGIA 
4° período noturno – 
ESTÁGIO SENSÓRIO-MOTOR E PROJETIVO
Professora / Psicologia Sócio Interacionista 
Goiânia 
2017
 UNIVERSIDADE PAULISTA
 CURSO DE PSICOLOGIA 
4° período noturno – Turma PS4Q42
Trabalho acadêmico do curso de Psicologia, orientado pela professora, apresentando á disciplina Psicologia Sócio Interacionista. 
Goiânia 2017
 O presente trabalho apresenta o estágio sensório-motor e projetivo em forma de teoria e de historia em quadrinhos. Segundo Wallon este estágio corresponde a faixa etária de crianças entre 1 a 3 anos de idade, nessa fase a criança começar a ampliar suas relações com os meios sociais, ela passa a interagir e manipular a realidade exterior, entrando no mundo físico e em questões intelectuais, voltadas aos aspectos mais objetivos. A contribuição prática desse novo estágio faz surgir à marcha e da linguagem. Segundo Costa (citado por Nogueira e Leal, 2015, p.198), a marcha e a linguagem favorecem “a atuação da criança em ralação ao mundo que a rodeia e, ao mesmo tempo, alargam sua referência de si mesma. Essas conquistas lhe dão maior independência, permitindo-lhe a investigação e exploração do espaço e dos objetos, diferenciando-se e caracterizando-os pela diversidade de seus significados”.
 Antes a criança tinha seus limites, mas agora com a marcha a criança já consegue a desenvolver algumas atividades, modificar as direções, transportar um objeto de um lugar para o outro, a criança está ampliando sua liberdade e explorando o meio físico. Inicialmente a manipulação de objetos se restringe ao espaço bocal, pois era apenas na boca que possui movimentos coordenados. Com o desenvolvimento motor a criança já coordena movimento das mãos e braços. Nesse período dominante é a sensório-motora
 A linguagem também contribuirá para o desenvolvimento da atividade intelectual prática. Segundo Wallon (citado por Costa, 2005, p.33) “com a linguagem, aparece a possibilidade de objetivação dos desejos. A permanência e a objetividade da palavra permitem à criança separar-se de suas motivações momentâneas, prolongar na lembrança uma experiência, antecipar, combinar, calcular, imaginar, sonhar”.
 Nas palavras de Nogueira e Leal (2015, p.199) “o andar e a linguagem permitem que a criança ingresse em um novo mundo: o mundo dos símbolos. Entra em cena, aqui, a segunda parte desse estágio, a projetiva em que o ato mental projeta-se em atos motores; tem assim, a organização do pensamento”. As autoras ainda citaram Costa (2015, p.198) para explicar a organização dos pensamentos. “ a criança é então, capaz de dar significação ao símbolo e ao signo, ou seja, encontrar para um objetivo sua representação e para a representação, um signo”.
 O período projetivo surge quando o movimento deixa de se relacionar exclusivamente com a percepção e manipulação de objetos. A expressão gestual e oral e caracterizado pelo pensamento ideomotriz (representação das imagens mentais por meio de ações), cedendo lugar a representação, que independe do movimento. A atividade projetiva produz representação e se opõe a ela, permitindo que a criança avance em relação ao pensamento presente e imediato. As atividades predominantes, nesse período, são a imitação e o simulacro. A partir da imitação aparecem os jogos de ficção, que permite realizar uma ação com objetivo, mesmo sua ausência, o que conduz a autonomia da imagem, a representação.
 Os personagens representados nos quadrinhos abaixo se encontram no período do estagio sensório-motor e projetivo, segundo a teoria de Wallon. O sensório motor é marcado pela busca de conhecimento por meio de manipulação dos objetos, exploração da realidade exterior e pelas atividades circulares, que são atividades repetitivas. O termo projetivo é utilizado para se referir ao fato da ação do pensamento precisar dos gestos para se exteriorizar é nessa etapa que o ato mental projeta-se em atos motores, ou seja, o pensamento precisa se apoiar em gestos para se expressar.
 Neste período o predomínio da atividade de exploração, de manipulação, que põe a criança em contato com o mundo físico e, portanto, é preponderantemente intelectual, voltada para um aspecto mais objetivo, centrífugo do desenvolvimento. Ao andar, a criança pode alcançar objetos e lugares que antes ela não alcançava sozinha; Levar objetos de um lugar para outro e assim ela amplia sua liberdade para explorar o meio físico. O segundo ponto é o projetivo, dá a possibilidade, a partir do desenvolvimento da marcha e da linguagem, da criança entrar no mundo dos símbolos, a criança se relaciona com o mundo de uma forma um pouco diferente: sua percepção amplia-se.
Função dominante: Atividade sensória motora tem dois objetivos básicos: o primeiro é a manipulação de objetos e o segundo é a imitação.
Caracteriza-se pela investigação e exploração da realidade exterior;
O andar e a linguagem darão oportunidade a criança de ingressar em um novo mundo, o dos símbolos;
Linguagem estrutura o pensamento;
Importância de se afinar o olhar para o movimento. 
CONCLUSÃO
 Conclui-se que o estágio sensório-motor e projetivo inicia-se por volta de um ano e se estende até aproximadamente aos três anos de idade. É caracterizado pela investigação e exploração da realidade exterior. Os desenvolvimentos da marcha e da fala demarcam o início do estágio. O período projetivo surge quando o movimento deixa de se relacionar exclusivamente com a percepção e manipulação de objetivos. Que a expressão gestual e oral é caracterizada pelo pensamento ideomotriz. 
REFERÊNCIAS
WALLON, Henri. Psicologia e Educação. EDIÇÕES LOYOLA, São Paulo, Brasil, 2000.
NOGUEIRA O. G. Makeliny e LEAL. Daniela. Teorias da Aprendizagem. Intersaberes. 2015

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes