Buscar

Fundamentos das ciencias sociais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Crash, filme vencedor do Oscar de 2005, retrata as tensões verificadas numa grande cidade (Los Angeles) na convivência entre pessoas de diferentes origens étnicas e classes sociais. Contextos como esse mostram a necessidade da busca do reconhecimento da diversidade cultural como algo positivo. Tal fenômeno, que se impõe no mundo contemporâneo é conhecido como:
	
	
Multiculturalismo
	Segundo John Locke, qual a principal finalidade do Estado?
	
	
Garantir o direito natural da propriedade.
O Papa Francisco esteve no Brasil onde reuniu mais de 2 milhões de fiéis católicos e de outras religiões nas areias da praia de Copacabana. Milhões de pessoas ouviram e viram o Papa pela primeira vez e muitos puderam chegar perto e conversar com ele. Outros milhões acompanhavam a visita do Papa ao país pela televisão ou pela internet. O líder da Igreja Católica também fez declarações surpreendentes, dentre elas a de que os homossexuais devem ser acolhidos pela igreja e não rejeitados por ela. A atuação do Papa argentino continuaram a provocar comoção e surpresa em todo o mundo. Segundo Max Weber esse tipo de dominação do Papa pode ser caracterizada como:
Carismática e tradicional
	Max Weber analisa a política como uma relação de mando e obediência que, nas sociedades modernas ocidentais, toma a forma de um aparelho de constrangimento baseado no uso da força e em um conjunto de regulamentos racionais. Nesta sociedade predomina a dominação: Assim sendo, para Weber, o Estado Moderno deve ser definido:
	
	
Racional-legal
	A ciência que estuda as diferentes culturas do homem, os diversos grupos sociais, culturais ou étnicos e as transformações ocorridas em função da interação entre os grupos é a:
	
	
Antropologia
	Tendo em vista que todo problema social pode ser um problema sociológico, mas nem todo problema sociológico é um problema social, a formulação e a solução do problema sociológico pressupõem:
	
	
Um esforço metodológico de pesquisa.
	As Ciências Sociais são um conjunto de disciplinas científicas que estudam os aspectos sociais das diversas realidades humanas. Elas têm como objeto de estudo:
	
	
	Tudo o que diz respeito às culturas humanas.
	
	As Ciências Sociais estudam fenômenos complexos e seu objeto de investigação é:
	
O homem nas relações intersubjetivas
Quando se comparam as Ciências Sociais com as Ciências Naturais, constatamos várias diferenças, entre elas:
	
	Ao contrário das Ciências Naturais, nas Ciências Sociais a objetividade é mais difícil de ser atingida.
Se as Ciências da Natureza aspiram instaurar as leis objetivas gerais, universais e necessárias dos fatos, as Ciência Sociais a investigação científica compreende:
 Valores e significados dados socialmente dados aos fatos sociais.
Todo ano tem Carnaval ¿ e todo ano é o Carnaval que, talvez mais do que qualquer outra instituição nacional, nos certifica da continuidade do Brasil. Imaginar um Brasil sem Carnaval seria como imaginar uma noite sem lua ou um arroz sem feijão. Existem planos paraacabcomtudo no Brasil, menos para proibir o Carnaval¿. Roberto Damatta, Revista Época,10/02/2013. Sobre o texto do referido antropólogo é correta a seguinte análise:
O Carnaval é um ritual intrínseco a cultura brasileira.
O primeiro antropólogo a sistematizar o conceito de cultura foi Edward Tylor que, em Primitive Culture, formulou a seguinte definição: "Cultura é todo complexo que inclui conhecimento, crença, arte, moral, lei, costume e quaisquer outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem na condição de membro da sociedade." Tylor afirmou, portanto, que: I - a cultura é transmitida geneticamente às novas gerações; II - a cultura é adquirida através de aprendizagem; III - mesmo sendo geneticamente transmitida, a cultura pode ser adquirida pelo convívio social.
Apenas a II afirmação está correta;
Em Max Weber a legitimação da dominação é estabelecida pela aceitação dos submetidos a sua dominação. Este consentimento pode ser estabelecido de algumas maneiras. A partir da interpretação da motivação destes consentimentos podemos classificar as relações de dominações nos tipos ideais elaborados pelo autor. Desta maneira, quando pensamos no Brasil, temos ainda a perpetuação da relação de submissão de trabalhadores rurais aos coronéis. Qual o tipo ideal de dominação predominante:
Tradicional
"O aparelho jurídico do Estado, na sociedade capitalista, tem como objetivos: organizar e justificar a dominação da burguesia sobre o proletariado; favorecer os negócios da classe dominante. Dessa forma, não existe Estado representativo do conjunto da sociedade. Seu papel é o representante dos interesses da burguesia." O texto acima expressa o pensamento de qual autor?
Karl Marx
Em sociedades tradicionais ela se estabelece pela pertença a um grupo (geralmente familiar) e pela posse de uma postura individual que permite evocar estes valores tradicionais perante os demais. Já a dominação carismática tem sua origem no que se convenciona chamar de prestígio, ou seja, um tipo de valorização simbólica do detentor de alguns tipos de títulos que legitimam seu destaque. Ex: um sacerdote de um culto iniciante e seus seguidores. A Dominação carismática geralmente se associa aos líderes revolucionários neste sentido. E por último a dominação de natureza burocrática (ou racional) se apóia na competência técnica com a qual o indivíduo maneja as estruturas sociais do aparato burocrático, esteja ele no âmbito social em que estiver (mas geralmente referido à burocracia do Estado ou a uma grande empresa). Que tipo de dominação apresenta as sociedades em que o poder é passado hereditariamente?
Tradicional.
Na formação do pensamento político contemporâneo tiveram destaque as teorias contratualistas, que postulavam a passagem de um Estado de Natureza a um Estado Civil mediante um Contrato Social. Entre os teóricos do contratualismo se destacaram:
Hobbes, Locke e Rousseau.
Relativo à influência do Positivismo na sociedade brasileira, leia atentamente o texto abaixo: (...)Passamos a constituir uma espécie de "subcultura européia", considerada inferior por integrar elementos arcaicos bárbaros e selvagens. (...)Nessa perspectiva, as elites são apontadas como as responsáveis pela conservação do patrimônio cultural da Nação, devendo promover a coesão das demais forças sociais. Dotadas da dinâmica da razão, detentoras do princípio ativo da ciência, elas são consideradas elementos superiores, por estarem em sintonia com a cultura universal. Já as camadas populares não familiarizados com os princípios da ciência, são circunscritas à esfera do arcaico e do particular. VELLOSO, Mônica Pimenta. As tradições populares na Belle Epoque carioca. Rio de Janeiro: FUNARTE, 1988.pp. 8-11. Que doutrina que influenciou muito o Positivismo está presente nas ideias do texto acima?
Darwinismo Social.
Para Augusto Comte, uma das funções da Sociologia ou Física Social era encontrar leis sociais que conduzissem o progresso da humanidade. Sobre os estágios do progresso social discutidos pelo autor, é correto afirmar:
O positivismo é o estágio superior do progresso social, porque se sustenta nos métodos científicos.
Em que consiste o darwinismo social?
A aplicação das ideias evolucionistas de Darwin às Sociedades
 Augusto Comte fala da passagem da humanidade por estágios para atingir o estágio positivo, que seriam progressivamente:
estágio teológico, estágio metafísico, estágio positivo.
Para Auguste Comte considerado por muitos como fundador da sociologia, entendia que as sociedades humanas, em sua busca de entendimento do mundo, passavam por fases evolutivas que comporiam a chamada Lei dos Três Estados, a respeito das quais é possível afirmar que:
III - No estado positivo, balizado pelas descobertas e pelas realizações de Galileu, Copérnico, Newton, passou a verificar-se a aplicação detécnicas científicas ao mundo social. O esforço da sociologia seria de elaboração de leis gerais explicativas da sociedade.
Ao final do século XIX, a dominação e a espoliação assumiam características novas nas áreas partilhadas e neocolonizadas. A crença no progresso, o darwinismo social e a pretensa superioridade do homem branco marcavam o auge da hegemonia europeia. Assinale a alternativa que encerra, no plano ideológico, certo esforço para justificar os interesses imperialistas.
A civilização deve ser imposta aos países e raças onde ela não pôde nascer espontaneamente.
Nas ciências naturais há uma distância significativa entre o cientista e o seu objeto de pesquisa. A prova a ou teste de uma dada teoria pode ser feita por dois observadores situados em locais diversos, que chegarão a resultados iguais. Já os fenômenos sociais, somos levados a enfrentar nossa própria posição, nossos valores, nossa visão de mundo que (...)"
A análise de fenômenos sociais não apresenta a mesma objetividade que o estudo das ciências naturais. III. Objeto de investigação das Ciências Sociais é o homem nas suas relações intersubjetivas, ou seja, eventos com determinações variadas e que podem ocorrer em ambientes diferenciados. IV. Ao observar os fenômenos sociais somos levados enfrentar nossa própria posição, nossos valores, nossa visão de mundo que interfere na nossa pesquisa. Está correto as afirmativas:
As posturas abaixo são condizentes com a denominação de etnocentrismo, exceto:
Diz respeito a adotar uma cultura, mesmo que muito distante, que ache interessante a ser seguida.
O lema da bandeira do Brasil, "Ordem e Progresso", indica a influência do positivismo no século XIX sobre as nações em formação no mundo americano. Assinale a alternativa que apresenta idéias contidas nesse lema:
Crença na resolução dos conflitos sociais e harmonia por meio do estímulo à coesão social e ao progresso natural da nação.
��
��
	
_1573476901.unknown

Outros materiais