Buscar

CICLO CELULAR

Prévia do material em texto

Resumo por Júlio Iomes - BIOMEDICINA
CICLO CELULAR
É por meio da divisão celular que os organismos unicelulares se reproduzem em que as células dos organismos multicelulares se multiplicam, possibilitando o crescimento e a reprodução.
INTÉRFASE > MITOSE
G0 > G1 > S > G2 >> PRÓFASE > PROMETÁFASE > METÁFASE > ANÁFASE > TELÓFASE > CITOCINESE
FASE G0: Estágio na qual estão as células que não se dividem ativamente. Essa fase é considerada uma variante da fase G1 por que os cromossomos não estão duplicados.
FASE G1: Consiste no intervalo entre a mitose e a síntese de DNA.
Durante a fase g1 (da interfase), a célula tem duas opções: continua o ciclo e se divide, ou permanece em g0, caso a quantidade de nutrientes for insuficiente ou se o ambiente está desfavorável à divisão. G1 é a fase mais longa e variável do ciclo celular. Esta fase é o período de maior crescimento celular durante a vida útil. Ocorre a síntese de proteínas e RNA. 
Para prosseguir a G2, a célula é regulada por dois pontos de controle: o ponto de restrição e o ponto de checagem de danos do DNA. 
PROTEÍNAS PRESENTES EM G1:
Proteína pRb: controla negativamente o ciclo e está desativada (desfosforilada) nos primeiros dois terços de g1 e está restringindo o crescimento. Está ligada a um fator E2F que permite que ela não seja fosforilada.
pRb é fosforilada pela CDK4 e CDK6, que libera o FATOR E2F, que atua como um fator de transcrição.
Proteína p53: parte do mecanismo de checagem de danos no DNA. Caso haja danos ao DNA, ela interage com o ciclo na tentativa de identificar os erros e permitir que sejam reparados. Ou o erro é reparado e prossegue para a fase S, ou ocasiona a APOPTOSE.
Proteína p21: Pode inibir as CDKs responsáveis pela entrada na fase S. A produção dessa proteína bloqueia a atividade da quinase, logo, não consegue fosforilar pRb, que não libera o fator E2F, e o ciclo para.
CKI p27: bloqueia a atividade da quinase.
FASE S: Ocorre a duplicação do DNA e síntese das histonas adicionais.
Depende de CDK-ciclina.
CDK2-Ciclina A: fosforila proteínas específicas que iniciam a replicação do DNA.
CDK2-Ciclina B: Fator promotor da mitose. Inativo durante a fase S, para proteger a célula antes que ela esteja pronta.
FATORES LICENCIADORES: Permite a deselicoidização da estrutura dupla fita, a fim de ser replicada. Acumulam-se em g1, atuam em S e são destruídos em G2.
PONTOS DE METILAÇÃO: Sinalizadores que informam que determinada sequencia da molécula já foi replicada, impedindo excesso de material replicado.
FASE G2: Síntese de proteínas para organização da cromatina e para a mitose (centrossomos). A cromatina começa a ser condensada.
CDK1 fosforila importantes substratos que serão cruciais na mitose.
MPF é ativado por fosforilação.
CHECKPOINTS EM G2:
Caso o DNA não seja duplicado, a CDK1 é inativada. P53 inibe o complexo CDK1-ciclina B
Durante a mitose, proteínas BUB, MAD e CDC20 impedem o início da anafase (separação) caso estejam ocorrendo problemas, por exemplo, se não estiverem ligadas corretamente ao fuso.
MITOSE
Etapas da mitose: Prófase – Prometafase – Metáfase – Anafase – Telófase – Citocinese
PRÓFASE
Condensação do material cromossômico (formação de cromossomos mitóticos compactos). Desaparecimento da carioteca. (Citoesqueleto se desorganiza, o fuso mitótico é formado, complexo de golgi e RE se fragmentam e envelope nuclear se dispersa)
PROMETÁFASE
Microtúbulos cromossomais se ligam aos cinetócoros dos centrômeros (cromossomos) e os cromossomos são movidos para o fuso do equador.
METÁFASE
Os cromossomos são alinhados na placa metafásica, no centro da célula. Estão ligados pelos microtúbulos cromossomais a ambos os polos.
ANÁFASE
Ocorre o encurtamento dos microtúbulos. Os centrômeros se dividem e as cromátides se separam e cada cromátide se move para fusos polares opostos. A  anáfase se inicia quando o centrômero  se divide e os cromossomos começam a migrar para pólos da célula puxados pelos encurtamentos dos microtúbulos do fuso.
Fuso mitótico é um conjunto de microtúbulos orientados de um pólo a outro da célula,cuja função é conduzir os cromossomos para os pólos a outro da célula durante anáfase, e a formação do fuso é coordenada pelos centros celulares em migração durante a prófase. 
TELÓFASE
Ocorre o aparecimento do envelope nuclear. Complexo de golgi e RE se formam novamente. Na telófase os cromossomos se descondensam, uma nova carioteca surge ao redor de cada conjunto de cromossomos e os núcleos reaparecem. Os microtúbulos do fuso mitótico se desintegram e as moléculas de uma tubulina que os constituíam são utilizadas para refazer o citoesqueleto das células-filhas.     
As células filhas são formadas por CITOCINESE com o auxílio do ANEL CONTRÁTIL.

Outros materiais

Perguntas Recentes