Buscar

Avaliando Aprendizado_1 a 3_GST0833_Seminários Integrados em Processos Gerenciais

Prévia do material em texto

SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM PROCESSOS GERENCIAIS
	
	Exercício: GST0833_EX_A1_
	Data: 12/03/2015 21:40:53 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201402712573)
	
	O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES analisa as instituições, os cursos e o desempenho dos estudantes. O processo de avaliação leva em consideração aspectos como ensino, pesquisa, extensão, responsabilidade social, gestão da instituição e corpo docente. Compõe o SINAES, EXCETO:
		
	 
	Avaliação de Desempenho 360 graus
	
	(CPC) - Conceito Preliminar do curso
	
	Avaliação das Instituições
	
	Avaliação dos cursos
	
	Avaliação dos estudantes
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402712599)
	
	As instituições realizam a auto avaliação continuamente e publicam o relatório anual com os resultados, ações realizadas, potencialidades e fragilidades de cada uma das dez dimensões avaliadas pelo MEC. O relatório da auto avaliação deve conter a identificação dos meios e recursos necessários para a realização de melhorias, assim como uma avaliação dos acertos e equívocos do próprio processo de avaliação. Este relatório é um instrumento que compõe o processo de avaliação. Assinale a alternativa que possui a Sigla CORRETA que identifica essa auto avaliação:
		
	
	IPCA - Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo
	
	ENADE - Exame Nacional do Desempenho de Estudantes
	 
	CPA - Comissão própria de avaliação
	
	CPI - Comissão Parlamentar de Inquérito
	
	IES - Instituição de Ensino Superior
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402712624)
	
	Processo que tem como finalidade aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências e avaliar a qualidade das Instituições de Ensino Superior de todo o Brasil. Assinale a ÚNICA alternativa CORRETA.
		
	
	CPC
	
	MEC
	
	SINAES
	 
	ENADE
	
	ICG
		
	
	 4a Questão (Ref.: 201402713016)
	
	A CPA é responsável por disseminar a cultura avaliativa na IES, através de processos de avaliação interna e de acompanhamento e análise das avaliações externas. A Comissão é constituída por ato do dirigente máximo da IES, possui Regulamento próprio e atuação autônoma em relação aos Conselhos. Sua composição assegura a participação de representantes dos segmentos da comunidade acadêmica - corpo docente, corpo discente e corpo técnico-administrativo e da sociedade civil organizada. A CPA conduz os processos de avaliação interna, bem como sistematiza e presta as informações solicitadas pelo INEP. Para tanto, organiza o Relatório Anual de Autoavaliação, analisando as ações implementadas por todos os setores da IES, de acordo com as 10 dimensões estabelecidas pelo SINAES, com especial destaque para a análise do PDI - Plano de Desenvolvimento Institucional. Que componente, tem grande importância na realização da CPA e que sua contribuição tem grande peso no processo melhorias na Instituição de Ensino?
		
	 
	Estudantes
	
	Colaboradores Terceirizados
	 
	Sociedade
	
	Governo Federal
	
	Estudantes do Ensino Médio
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402713020)
	
	Nos processos regulatórios, para a IES ou para o curso, são levados em conta os referenciais de qualidade IGC (Índice Geral de Cursos) e o CPC (Conceito Preliminar de Curso). Assinale a ÚNICA alternativa que NÃO faz parte desse processo.
		
	 
	Atendimento a Terceira Idade
	
	Planejamento e avaliação
	
	Atendimento ao estudante
	
	Infraestrutura / Biblioteca
	
	Sustentabilidade financeira
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201402713023)
	
	IGC - Índice Geral de Cursos da Instituição é o Indicador de qualidade construído com base em uma média ponderada das notas dos cursos de Graduação e Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) das Instituições. Assim, sintetiza em um único instrumento a qualidade de cada uma. Divulgado anualmente, o resultado final do IGC é expresso em valores contínuos, que vão de: Marque a alternativa CORRETA.
		
	 
	(que vão de 0 a 500) e em faixas (de 1 a 5).
	
	(que vão de 0 a 500) e em faixas (de 1 a 2).
	
	(que vão de 0 a 500) e em faixas (de 1 a10).
	
	(que vão de 0 a 500) e em faixas (de 1 a 4).
	
	(que vão de 0 a 500) e em faixas (de 1 a 3).
	 SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM PROCESSOS GERENCIAIS
	
	Exercício: GST0833_EX_A2_ Data: 12/03/2015 22:10:04 (Finalizada)
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201402294988)
	
	Figura emblemática da arte moderna, o artista do século XIX, autor destas obras, libertou a cor na pintura. Por meio dela, procurou captar a essência dos seres e das coisas, traduzir emoções e intuições, sem os compromissos com a verossimilhança que dominavam a arte acadêmica de seu tempo. Sua extensa obra - não reconhecida em vida , existência trágica e intensa atraem, há décadas, estudiosos dos mais diversos campos. Em várias ocasiões teve ataques de violência e seu comportamento ficou muito agressivo. Foi neste período que chegou a cortar sua orelha. O artista mencionado é: Figura emblemática da arte moderna, o artista do século XIX, autor destas obras, libertou a cor na pintura. Por meio dela, procurou captar a essência dos seres e das coisas, traduzir emoções e intuições, sem os compromissos com a verossimilhança que dominavam a arte acadêmica de seu tempo. Sua extensa obra - não reconhecida em vida , existência trágica e intensa atraem, há décadas, estudiosos dos mais diversos campos. Em várias ocasiões teve ataques de violência e seu comportamento ficou muito agressivo. Foi neste período que chegou a cortar sua orelha. O artista mencionado é:
		
	
	Henri Matisse
	
	Auguste Rodin
	 
	Vincent Van Gogh Vincent Van Gogh
	
	Pablo Picasso
	
	Paul Gauguin
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402294982)
	
	Um novo vírus da dengue, o tipo 4, foi identificado, elevando para quatro os tipos circulantes. Nos últimos 20 anos, o Brasil passou por quatro grandes epidemias: 1998, 2002, 2008 e 2010. Todas foram associadas à mudança do sorotipo do vírus predominante. Sobre a transmissão da doença afirma-se que: I - Somente a fêmea do Aedes aegypit transmite a dengue. II - O Aedes aegypit contrai o vírus picando uma pessoa doente. III - Qualquer picada do Aedes aegypit transmite a doença. IV - É fato raro o Aedes aegypit já nascer infectado. Está (ão) correta(s) a(s) afirmação(ões):
		
	
	II e III, somente
	
	I, II, III e IV
	 
	I, II, e IV, somente
	
	I, II, e III, somente
	
	I e III, somente
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402345467)
	
	Os resultados dos processos de transformação são produtos e serviços, que são comprados pelos clientes em função das suas utilidades. As operações de produção industrial e de prestação de serviços são sistemas semelhantes, com entradas, processamento e saídas. Os produtos apresentam um grupo de características que os distinguem dos serviços. Assinale a opção que Não representa uma dessas características.
		
	
	São tangíveis.
	
	O consumo é postergado.
	
	Têm a possibilidade de consertar.
	
	Fácil de medir a qualidade.
	 
	Tem uma relação direta com o cliente durante o processo produtivo.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402345164)
	
	Considerando os conceitos básicos de cultura, assinale a opção que NÃO corresponde a um desses conceitos:
		
	
	Transmitida de geração a geração, nas diferentes sociedades.
	 
	Conhecimento inato do ser humano.
	
	Criação exclusiva dos seres humanos.
	
	É toda forma de intervenção humana na natureza.
	
	Múltipla e variável, no tempo e no espaço, de sociedade para sociedade.5a Questão (Ref.: 201402294981)
	
	A irrigação da agricultura é responsável pelo consumo de mais de 2/3 de toda a água retirada dos rios, lagos e lençóis freáticos do mundo. Mesmo no Brasil, onde achamos que temos muita água, os agricultores que tentam produzir alimentos também enfrentam secas periódicas e uma competição crescente por água. MARAFON, G. J. et al. O desencanto da terra: produção de alimentos, ambiente e sociedade. Rio de Janeiro: Garamond, 2011. No Brasil, as técnicas de irrigação utilizadas na agricultura produziram impactos socioambientais como
		
	
	redução do custo de produção
	
	agravamento da poluição hídrica
	
	compactação do material do solo
	 
	redirecionamento dos cursos fluviais.
	
	aceleração da fertilização natural
	  SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM PROCESSOS GERENCIAIS
	
	Exercício: GST0833_EX_A3_  
	Data: 12/03/2015 22:46:58 (Finalizada)
	 1a Questão (Ref.: 201402294991)
	
	Físicos do Laboratório Nacional Fermi, entre eles Rob Roser, dos Estados Unidos, disseram estar 'absurdamente próximos' de provarem a existência da partícula subatômica chamada bóson de Higgs, considerada um elemento fundamental para a transformação dos restos da explosão espacial em estrelas e planetas. Segundo Don Tovey, professor de Física das Partículas na Universidade de Sheffield, "os resultados são particularmente importantes, porque eles usam uma forma completamente diferente e complementar de procurar o bóson de Higgs. Isso nos dá mais confiança de que o que estamos vendo é realmente a prova de uma nova física, e não apenas um acaso estatístico." Essa partícula subatômica é apelidada, no meio acadêmico, de
		
	 
	partícula de Deus
	
	criação de Deus
	
	acelerador de partículas UFC
	
	catalizador de partículas FCD
	
	átomo molecular
		
	
	 2a Questão (Ref.: 201402294992)
	
	Estudo sugere nova configuração para movimento dos continentes em milhões de anos. Entre 50 e 200 milhões de anos, a superfície da Terra será dominada por um novo supercontinente, a exemplo do que ocorreu no passado com os antigos Nuna, Rodinia e Pangeia. Desta vez, no entanto, o movimento das placas tectônicas criará outra configuração. O novo supercontinente, Amásia, se formará: I - onde Pangeia estava (introversão), fechando o Atlântico como num movimento de sanfona; II - do lado oposto do globo em que o supercontinente de 300 milhões de anos atrás se localizava (extroversão), no meio de onde hoje é o Oceano Pacífico; III - quando a América do Norte gradualmente se fundir com a do Sul, fechando o Mar do Caribe e esse conjunto flutuar em direção ao Norte da Ásia, acabando com o Oceano Ártico. Está (ão) correta(s) somente a(s) afirmação(ões): 
		
	
	I e II
	
	II
	 
	III
	
	I e III I e III
	
	I
		
	
	 3a Questão (Ref.: 201402294998)
	
	O surrealismo tem como um de seus expoentes um cineasta que faz da sua arte niilista a pura manifestação da subversão às convenções sociais. Em 1961, filmou Viridiana que recebeu a Palma de Ouro no Festival de Cannes. O nome do filme tem sua inspiração numa santa católica do século XIII. O mesmo nome batiza a sua protagonista, mas mostra uma Viridiana que denota sensualidade. O texto se refere ao cineasta:
		
	
	Federico Fellini
	
	Alfred Hitchcock
	 
	Luis Buñuel
	
	Stanley Kubrick
	
	Jean-Luc Godard
		
	
	 4a Questão (Ref.: 201402294983)
	
	A moderna ¿conquista da Amazônia inverteu o eixo geográfico da colonização da região. Desde a época colonial até meados do século XIX, as correntes principais de população movimentaram-se no sentido Leste-Oeste, estabelecendo uma ocupação linear articulada. Nas últimas décadas, os fluxos migratórios passaram a se verificar no sentido Sul-Norte, conectando o Centro-Sul à Amazônia. OLIC, N. B. Ocupação da Amazônia, uma epopeia inacabada. Jornal Mundo, ano 16, n. 4, ago. 2008 (adaptado).primeiro eixo geográfico de ocupação das terras amazônicas demonstra um padrão relacionado à criação de:
		
	
	vias férreas entre espaços de mineração.
	
	núcleos urbanos em áreas litorâneas
	 
	povoados interligados próximos a grandes rios.
	
	centros agrícolas modernos no interior centros agrícolas modernos no interior
	
	faixas de povoamento ao longo das estradas. faixas de povoamento ao longo das estradas.
	
	 5a Questão (Ref.: 201402294989)
	
	A Amazônia perdeu 207,6 quilômetros quadrados (km²) de floresta nos meses de novembro e dezembro de 2011. Os números são do Sistema de Detecção do Desmatamento em Tempo Real (Deter), divulgados no dia dois de fevereiro deste ano, pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e revelam que, considerando os dois últimos meses de 2011, o Pará liderou o rol do desmatamento no período, com 58,86 km² a menos de florestas. Mato Grosso perdeu 53,8 km² de mata nativa, seguido por Roraima (29,24 km²). Entre os biomas continentais brasileiros, a Amazônia representa 49,29% da área total brasileira. Segundo dados do IBGE, a área total da Amazônia é:
		
	
	176 496 Km2
	
	4 196 943 Km2
	 
	1 110 182 Km2
	
	844 453 Km2 844 453 Km2
	
	8 514 877 Km2 8 514 877 Km2
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201402295009)
	
	A atmosfera terrestre é composta pelos gases nitrogênio (N2) e oxigênio (O2), que somam cerca de 99%, e por gases traços, entre eles o gás carbônico (CO2), vapor de água (H2 O), metano (CH4), ozônio (O3) e o óxido nitroso (N2O), que compõem o restante 1% do ar que respiramos. Os gases traços, por serem constituídos por pelo menos três átomos, conseguem absorver o calor irradiado pela Terra, aquecendo o planeta. Esse fenômeno, que acontece há bilhões de anos, é chamado de efeito estufa. A partir da Revolução Industrial (século XIX), a concentração de gases traços na atmosfera, em particular o CO2, tem aumentado significativamente, o que resultou no aumento da temperatura em escala global. Mais recentemente, outro fator tornou-se diretamente envolvido no aumento da concentração de CO2 na atmosfera: o desmatamento. BROWN, I. F.; ALECHANDRE, A. S. Conceitos básicos sobre clima, carbono, florestas e comunidades. A.G. Moreira & S. Schwartzman. As mudanças climáticas globais e os ecossistemas brasileiros. Brasília: Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia, 2000 (adaptado). Considerando o texto, uma alternativa viável para combater o efeito estufa é:
		
	
	aumentar a concentração atmosférica de H2O,molécula capaz de absorver grande quantidade de calor
	 
	reduzir o desmatamento, mantendo-se, assim, o potencial da vegetação em absorver o CO2 da atmosfera
	
	reduzir o calor irradiado pela Terra mediante a substituição da produção primária pela industrialização refrigerada.
	
	remover moléculas orgânicas polares da atmosfera, diminuindo a capacidade delas de reter calor
	
	promover a queima da biomassa vegetal, responsável pelo aumento do efeito estufa devido à produção de CH

Outros materiais