Buscar

Apresentação Seminário Biofísica

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB
Departamento de Ciências Naturais–DCN
Disciplina: Biofísica
Curso: Ciências Biológicas Bacharelado
Docente: Regineide Xavier 
Discentes: Adriana,Jéssica Aguiar,Jéssica Moraes,Jéssica Sousa ,Poliana,Samuel
Aplicação da radiação 
Apesar dos efeitos nocivos da radioatividade, ela possui amplas aplicações benéficas na medicina. 
Radiação ionizante 
A radiação ionizante consiste em ondas eletromagnéticas com energia suficiente para fazer com que os elétrons se desprendam de átomos e moléculas, alterando sua estrutura num processo conhecido como ionização. Como resultado, eles tornam-se eletricamente carregados 
Raio x 
 Raios catódicos;
Felipe Letnar.
Raios catódicos
Raios catódicos;
Raios catódicos ou raios X
Testando esse tal de ... raio X;
Testando esse tal de ... raio X;
Os raios X foram descobertos em 8 de novembro de 1895, quando o físico alemão Wilhelm Conrad Roentgen realizava experimentos com os raios catódicos
Os raios X são ondas eletromagnéticas que possuem a capacidade de atravessar corpos de baixa densidade e são absorvidos por materiais de densidade maior. O raio X é um tipo de radiação eletromagnética com frequências superiores à radiação ultravioleta, ou seja, maiores que 1018 Hz. 
É bastante usado na Medicina, no diagnóstico por imagem, como forma de identificar problemas de ossos (como fraturas e luxações), além de poder identificar alguns corpos estranhos que estejam dentro do corpo.
Aparelho de Emissão de Raio X
O aparato para produzir o Raio X é o chamado “tubo de Coolidge”.
Os aparelhos de raios X são constituídos de três componentes fundamentais: o tubo de raios X, o gerador de alta voltagem e o painel de controle.
O exame de raios-X
Fornece imagens rápidas, de alta qualidade e são relativamente baratas. O tempo médio para os exames de filmes simples não leva mais do que 10-15 minutos e não requerem preparação especial do paciente.
A dose de radiação envolvida na maioria dos exames de Raios X, principalmente em técnicas digitais, é bem pequena. Os exames Radiográficos Odontológicos emitem doses ainda menores de radiação, quando comparados aos exames médicos em geral. A preocupação é com a repetição acentuada de exames.
Tomografia Computadorizada
Tomografia Computadorizada é um exame que produz imagens a partir de um equipamento que analisa o corpo inteiro de uma pessoa por meio de várias radiografias transversais produzidas dentro de um túnel, de modo a separá-lo em diferentes ‘fatias’.
O exame de tomografia computadorizada 
Os exames de tomografia computadorizada podem ser realizados em segundos ou mesmo fração de segundos. Para algumas varreduras de TC, um agente contrastante especial é injetado na veia antes do exame, pois isto permite futuras avaliações dos órgãos e vasos . Estas preparações para o exame podem demandar tempo adicional. A TC pode fazer imagens de qualquer parte do corpo incluindo o coração, pulmões e abdômen. Os exames de TC são também inestimáveis na avaliação de lesões no esqueleto; já que até os ossos muito finos aparecem claramente nas imagens.
Princípio de Funcionamento 
Um tubo de raios-X gira, emitindo radiação, em torno do paciente, num plano axial. Um conjunto de detectores posicionados no lado oposto captam os fótons de raios -x que atravessam o paciente. 
• Um algoritmo de reconstrução, composto de uma seqüência de instruções matemáticas converte os sinais medidos pelos detectores em uma imagem.
Raio-X (radiografia)
Utilizam uma dose muito pequena de radiação ionizante para produzir as imagens das estruturas do corpo humano. Trata-se da forma mais antiga de imagens médicas.
Tomografia computadorizada
É um método de diagnóstico por imagem que também utiliza o raio-X para criar imagens de altíssima resolução espacial de todo o corpo humano, com destaque para estruturas e órgãos internos, ossos, tecidos de partes moles e vasos sanguíneos.
 Conclusão
Referências 
http://www.radiacao-medica.com.br/dados-sobre-radiacao/o-que-e-radiacao/radiacao-ionizante/
http://www.fiocruz.br/biossegurancahospitalar/dados/material10.pdf
http://raio-x.info/
http://www.radiocentro.com.br/blog/informacoes-sobre-raios-x-aos-pacientes
http://www.radiacao-medica.com.br/tipos-de-imagens-medicas/raios-x/tomografia-computadorizada-ct/ 
http://ebm.ufabc.edu.br/wp-content/uploads/2013/11/Aula-06_TomografiaComputadorizada.pdf
Obrigado!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando