Buscar

farmacotécnica - Tamisação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tecnologia Farmacêutica II
-
Tamisação
Professoras: Camila Siqueira e Marcela Coutinho
Turma: FM 381
Alunos: Kathelyn França
 Laísa Xavier
 Marcus Vinícius Borges
 Mariana Noronha
Introdução
Objetivo
Materiais:
Tamis - Peneira de análise granulométrica, A biozenox, 500 μm de abertura e malha 35. PGB code 105522, Patrimônio CefetQuímica 009452;
Ureia P.A. - FM7G2.144, Data: 27/08/2010, Responsável: Ingrid;
Barca de plástico;
Gral e pistilo;
Balança.
Métodos:
Pesou-se 3 g de ureia com o auxílio de uma barca de plástico, transferiu-se o conteúdo da barca para um gral e realizou-se a redução do tamanho da uréia. Após a redução do tamanho, transferiu-se o conteúdo do gral para o tamis, realizou-se a tamisação, transferiu-se o restante da ureia que não passou pelo tamis para uma barca de plástica e novamente realizou-se a pesagem. Repetiu-se o processo até que todo o conteúdo de ureia conseguisse passar pelo tamis.
Resultados
	
	Não Passou (em g)
	Passou (em g)
	Eficiência trituração(%)
	Massa Pesada
	3,0070
	 
	1ª Pesagem
	2,9848
	0,02220
	0,74
	2ª Pesagem
	0,02205
	2,96275
	99,26
	3ª Pesagem
	0,0021
	0,01995
	90,48
	4ª Pesagem
	0,0006
	0,00150
	71,43
Discussão
A tamisação é um método utilizado para a padronização do tamanho dos pós, a fim de garantir maior homogeneidade da mistura, seja no tamanho de suas partículas, mas também na concentração do ativo. Esse método visa somente a separação das partículas de acordo com o tamanho do mesh, ou seja, abertura da trama, de um tamis. Quanto maior seu valor de mesh, menor o tamanho dessa abertura.
No caso do tamis utilizado na prática, com 500 μm de abertura, partículas de ureia menores que este valor foram capazes de cair para o gral. No caso contrário, as maiores eram levadas a balança para avaliação percentual de grãos menores.
Foram realizadas 4 tamisações seguidas de pesagens e, entre elas, triturou-se o material em almofariz para verificação de eficiência de trituração. Após a primeira trituração, observou-se que grande parte da amostra que, anteriormente era incapaz de passar pelo tamis, agora possui granulometria menor. Isto indica que a trituração é uma ótima forma de diminuição do tamanho de pós, como a Ureia.
Apesar disso, o método não pode ser considerado perfeito, uma vez que houve perda de material que ficou retida na parede do gral, na transferência para as barcas e no próprio tamis. Ainda assim, esse decréscimo não se provou muito significante.
Bibliografia

Outros materiais