Buscar

Caso concreto 1 Historia do Direito Brasileiro

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A)
O defensor da Common Law é Flavio, já que acredita que a principal fonte do Direito é a lei produzida pelo poder Legislativo, enquanto que Aline acredita na jurisprudência e que cada caso tem sua particularidade, defendendo assim a tese da Civil Law.
B) 
Porque esse sistema se baseia no Direito Romano e no Direito Germânico, levando em conta suas individualidades.
C) 
Civil Law.
2
A) Cite quais os documentos jurídicos davam suporte ao processo colonizador promovido por Portugal na América Portuguesa?
Carta Foral e Carta de Doação.
 B) Descreva as características e conteúdo desses documentos jurídicos.
Carta de Doação: Conferia ao donatário a função de administrador de uma determinada capitania, recebendo sua posse hereditária.
Carta Foral: Estabelecia os direitos, deveres, garantias e liberdades ao donatário e aos habitantes de uma vila a ser fundada.
3
A)Tendo em vista essa reflexão, podemos afirmar que a concepção de proteção à integridade física do indivíduo é uma ideia constante na cultura jurídica, presente nas terras brasileiras, desde da colonização portuguesa? Justifique.
Não, Pois, as Ordenações Filipinas eram responsáveis por prever penas difamantes, que incluíam mutilações e penalidades humilhantes.
 B) Cite a legislação e as penas existentes na América portuguesa que exemplifiquem sua resposta. Dê ao menos um exemplo referente às penas previstas para seus respectivos crimes.
Ordenações Filipinas; multa, açoite, degredo, mutilação, desterro, pena de morte. Lesa majestade- pena: degredo, pena de morte natural.
4
a) É possível se falar em independência dos poderes na Carta de 1824? Por quê?
Não; Apesar do estabelecimento da divisão dos três poderes, a presença do poder moderador, centralizava a tomada de ações nas mãos do imperador.
 b) Como dispositivos constitucionais da Carta de 1824 acabaram por referendar aspectos de um continuísmo absolutista típico do período pré- constitucional?
Através da consagração do poder unitarista, na qual o Imperador nomeia os presidentes de províncias, sistema eleitoral indireto e censitário.
c) No âmbito penal, é possível afirmar que os Códigos Penal de 1830 e Processual Penal de 1832 encontram bases na Constituição de 1824? Explique.
Sim, pois o artigo 179 da Constituição de 1824 garantia a inviolabilidade dos Direitos Civis e políticos dos cidadãos, assim como ficavam abolidos os açoites, tortura, marca de ferro quente e as demais penas.
5
a) A criação da Guarda Nacional está ligada a uma desconfiança do poder regencial para com o exército brasileiro do período e está ligada também ao processo de descentralização de poder, demandado pelos poderes locais provinciais. Dito isto, relacione a criação da Guarda Nacional e o surgimento do fenômeno do “coronelismo”. 
A Guarda Nacional era uma milícia civil que representava o poder armado dos grandes proprietários de terra que haviam recebido os títulos de Coronéis, e passaram a patrulhar as ruas e estradas em substituição às forças tradicionais, derrubadas pelos revolucionários.
b) Do ponto de vista político, o que significou o Ato Adicional de 1834? 
Uma tentativa de conter os conflitos entre Liberais e Conservadores nas disputas políticas.
c) Cite duas medidas relevantes contidas no Ato Adicional de 1834.
Extinção do Conselho de Ministros e a transformação de Regência Trina em Regência Una.

Outros materiais