Buscar

AV 2017.2 - Psicologia Institucional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AV - Psicologia Institucional - 2017.2 - UNESA
	1a Questão (Ref.: 201501330716)
	Pontos: 0,8  / 1,0
	Em relação aos objetivos do Psicólogo e da instituição, tanto um quanto o outro têm que ser perfeitamente conhecidos como prerrogativa de um ponto de partida para o desenvolvimento de um trabalho profissional. O objetivo final deste profissional configura-se num objetivo de psico-higiene. Explique em que consiste a psico-higiene.
		
	
Resposta: A psico-higiene preza pela promoção da saúde e bem-estar dos participantes de uma organização ou instituição, como funcionários de empresas.
	
Gabarito: Segundo Bleger (1984), a mudança de paradigma em relação à atuação do psicólogo, do âmbito individual, privado e, portanto, relacionado aos problemas psicopatológicos, para ingressar no campo da promoção da saúde, abriu um leque de novas possibilidades de atuação para a prática da Psicologia: grupos, instituições e comunidades. Trata-se aqui da passagem salientada pelo autor do âmbito da higiene mental para o da psico-higiene.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201501911458)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	No modelos gerenciais do processo de mudança, William Bridges desenvolveu um modelo de mudança que distingue mudanças e transições. Explique a diferenças entre esses dois conceitos.
		
	
Resposta: A mudança em si causa uma diferença maior e de forma súbita no aspecto que está sendo mudado, o que faz com que se seja mais difícil para as pessoas. Já a transição são leves mudanças, que acontecem de pouco em pouco, o que faz com que seja mais fácil para as pessoas aceitarem. No final, o resultado obtido será o mesmo que foi desejado, sendo que a transição, apesar de mais demorada, facilita e, às vezes, é o que possibilita, o processo de mudança.
	
Gabarito: Mudanças são acontecimentos externos que se impõem sobre os indivíduos, enquanto a transição é o nome que se dá as mudanças que acontecem internamente.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201501775005)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Das alternativas abaixo, assinale a alternativa que corresponde a resposta correta em relação à definição de grupo.
I- O grupo realiza as regras e promove os valores. O grupo é o sujeito que reproduz e que, em outras oportunidades, reformula tais regras.
II- É o sujeito responsável pela produção das regras dentro das organizações e pela singularidade - ora controlado, submetido de forma acrítica a essas regras e valores, ora sujeito da transformação, da rebeldia, da produção do novo.
III- Na dinâmica de construção social da realidade é o grupo que realiza a instituição.
		
	
	Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
	
	Apenas a alternativa III está correta.
	
	Apenas a alternativa I está correta.
	
	Apenas as alternativas II e III estão corretas.
	 
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201501780347)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A análise institucional considera a realidade social acontecendo em três níveis: o do grupo, o da organização e o da instituição. A respeito dessa afirmativa marque  alternativa correta que se refere ao nível da organização:
		
	
	Esse é o nível do instituinte.
	
	Esse é o nível da vida diária.
	
	Esse é o nível da vida cotidiana.
	 
	Esse é o nível da realidade ou do sistema social, com seus regimentos e regulamentos.
	 
	Esse é o nível do que está instituído, como jurisdição e política.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201501686377)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O trabalho do pedagogo, na proposta de Lapassade, ocorre em três etapas, são elas:
		
	 
	monitor de training group, técnico de organização e pesquisador.
	
	técnico de organização, pesquisador e conselheiro.
	
	técnico de organização, instrutor e pesquisador.
	
	monitor de training group, técnico de organização e instrutor.
	
	monitor de training group, conselheiro e pesquisador.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201501693163)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Análise Institucional concebe o desvio escolar a partir de duas visões de análise: a institucional e a interacionista. Das afirmativas a seguir, qual ou quais estão corretas? I-O desvio serve para revelar que a ordem estabelecida é coercitiva e arbitrária, o desvio seria a consequência da desorganização social e do caráter patológico da sociedade. II-O desvio deve ser visto como um sintoma social, como um sinal de que algo está errado naquele contexto social. III-O desvio e a rotulação de indivíduos ou grupos sociais dependem da maneira que o fenômeno é vivido em cada sociedade, num dado momento histórico e social.
		
	 
	As afirmativas I, II e III.
	
	Somente a afirmativa I.
	
	Somente a afirmativa II.
	
	Somente as afirmativas II e III.
	
	Somente as afirmativas I e III.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201501693218)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre a influência das instituições na subjetividade humana, Martin-Baró (1998), reconhecido por seu comprometimento com as maiorias populares, destaca três grandes categorias que se entrelaçam num determinado regime político que, para ele compreende uma ideologia, constituída num sistema, que organiza e regula as formas de vida, são elas:
		
	
	a moral, a organização/regulação e a ideologia.
	
	a ideologia, a moral e a estrutura social,
	
	a ideologia, a organização/ regulação e a historicidade.
	
	as condições materiais, a ideologia e historicidade.
	 
	as condições materiais da existência, a estrutura social e a trama ideológica.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201501639048)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Uma ligação estreita e continuada entre os professores e os pais leva pois muita coisa mais que a uma informação mútua:este intercâmbio acaba resultando em ajuda recíproca e, frequentemente, em aperfeiçoamento real dos métodos.Ao aproximar a escola da vida ou das preocupações profissionais dos pais, e ao proporcionar, reciprocamente, aos pais um interesse pelas coisas da escola, chega-se a uma divisão de responsabilidades [...] (PIAGET,2007,p.50) A partir dessa citação, qual das afirmativas a seguir vai ao encontro do que foi dito pelo autor:
		
	
	A escola deve entender que a família coloca filhos na escola e não alunos, mas esta recebe alunos, dicotomia que pode prejudicar a formação do indivíduo.
	 
	Reconhecendo que a aprendizagem é construída a partir da interação de conhecimentos, na realidade e vivência social e familiar, as instituições, escola e família, fazem parte e dividem o processo de ensino-aprendizagem;
	
	É necessário se ter em mente que há um conflito histórico de fronteiras entre as instituições família e escola, cujas funções educativas se confundem e se sobrepõem e comprometem o processo de ensino-aprendizagem, já que a escola deve atuar desvinculadamente da família.
	
	Embora a escola ainda não sustente a posição de substituta da família na função educadora, não lhe cabe assumir uma postura de resistência e rivalidade nesta interação, pois isso se deve a uma possível incapacidade ou ignorância da família para educar.
	
	As condições favoráveis à participação dos pais na escola dos filhos, apontam para um modelo de família, onde um adulto, com tempo livre e conhecimento, deve ter uma disposição especial para educar;
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201501696389)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A segunda categoria analisada pelo TIMSS compreende países que permitem alguma repetência no ensino fundamental, embora estabeleçam restrições quantitativas. São exemplos:
		
	
	Chile e Cuba;
	
	Chile e França.
	
	Chile e Brasil;
	
	Chile e Venezuela;
	 
	Chile e Cingapura;
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201501743657)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Kurt Lewin fala de um modelo de mudança onde no primeiro estágio o modo de pensar tem que ser modificado. Esta fase do seu modelo refere-sea.
Marque a alternativa correta.
		
	
	Transição.
	
	Recongelar.
	
	Mudar.
	 
	Descongelar.
	
	Refletir.

Outros materiais