Buscar

A Comunicação Social frete ao Projeto Profissão Catador na Região Noroeste do Rio Grande do Sul

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

A COMUNICAÇÃO SOCIAL FRENTE AO PROJETO PROFISSÃO CATADOR NA REGIÃO NOROESTE DO RIO GRANDE DO SUL
RESUMO: O presente estudo observou a importância e relevância da comunicação social dentro do Profissão Catador, onde através da divulgação o projeto tornou-se mais conhecido e com uma credibilidade maior, devido às parcerias que são fechadas. O referido possui caráter descritivo, com uma abordagem qualitativa em conjunto com a pesquisa bibliográfica e entrevista. Diante disso, verificou-se que o trabalho de comunicação no projeto é executado da melhor forma possível, ganhando cada vez mais espaço na comunidade.
Palavras-Chaves: Comunicação. Divulgação. Sustentabilidade. 
INTRODUÇÃO
A história da comunicação social surge e se consolida no final da década de 1940 e meados da década de 1970 respectivamente (VICENTE, 2009). Apresenta como objetivo a investigação de fenômenos que ocorrem na sociedade em geral, com a missão de conscientizar a população sobre a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade a qual vivemos (TANNER, 1978). Nos dias atuais, a comunicação social assume um papel primordial, principalmente no que tange ao tema sustentabilidade. 
Já o termo sustentabilidade, tem uma história de mais de 400 anos e que poucos conhecem. O termo nasceu com base no manejo das florestas, ainda no período medieval e seu uso foi tão intenso que as florestas começaram a desaparecer. “Em todo o mundo antigo e até o alvorecer da Idade Média a madeira era a matéria-prima principal na construção de casas, móveis, aparelhos agrícolas e como combustível” (BOFF, 2012, p. 32). Diante disso, o mesmo autor destaca que em 1560 na Alemanha, surge a preocupação com o uso racional das florestas, sendo necessário pensar de que forma elas poderiam se regenerar, surgindo então a palavra alemã nachhaltigkeiti, que traduzida significa sustentabilidade.
Sachs (1993), destaca que se deve ter uma visão mais ampla com relação ao tema sustentabilidade, abrangendo os problemas da sociedade em geral, não focando somente quanto aos recursos naturais, o mesmo destaca cinco dimensões do eco desenvolvimento, sendo elas: social, ambiental, econômica, cultural e política. Nesse sentido, o presente resumo visa verificar qual o papel da comunicação social frente ao projeto Profissão Catador perante a sociedade e órgãos em geral, e ainda, levantar como os próprios catadores divulgam o projeto. Tal abordagem é importante, pois será possível apontar quais as principais ferramentas e dificuldades encontradas dentro do processo de divulgação do projeto na região Noroeste do Rio Grande do Sul. 
MÉTODOS
O estudo caracteriza-se por ter uma abordagem qualitativa, por envolver aspectos pessoais entre os elementos de uma organização, sendo adequada para entender a natureza de um fenômeno social (RICHARDSON, 1999).
Do ponto de vista dos objetivos, a pesquisa caracteriza-se como um estudo de caráter descritivo, pois têm como objetivo primordial a descrição das características de determinada população ou fenômeno ou o estabelecimento de relações entre variáveis (GIL, 2008).
Quanto aos procedimentos técnicos, caracterizam-se em dois aspectos, o primeiro por ser uma pesquisa bibliográfica, onde buscou-se primeiramente embasamento teórico a partir de material já elaborado constituído principalmente de artigos científicos e livros. O segundo aspecto, refere-se à pesquisa através de entrevista direta semiestruturada, tendo como característica questionamentos básicos que são apoiados em teorias e hipóteses que se relacionam ao tema da pesquisa (TRIVIÑOS, 1987).
RESULTADOS E DISCUSSÕES
A comunicação social pressupõe um emissor, um receptor e um meio para transmitirmos uma mensagem. Dessa forma, são realizadas diversas ações para a divulgação do projeto Profissão Catador, com intuito de conscientizar a população, conforme é possível constatar:
“O processo de divulgação ocorre como uma perspectiva de comunicação comunitária, onde a equipe tenta buscar mídias fora do contexto de mídia de massa, porque não existe recurso para a divulgação das campanhas. A acessória de comunicação do projeto trabalha de forma alternativa, buscando por parcerias para divulgação e ações “porta a porta”, explicando para a comunidade o projeto e as campanhas (Publicitária)”.
 “Apresentação das ações em eventos da Universidade de Cruz Alta; Oficinas de sensibilização para a comunidade, em escolas e instituições; Abordagens e visitas para firmar parcerias; Redes Sociais; Entrevistas e reportagens em rádio, jornal e TV. Através dessas ações o projeto é conhecido e reconhecido pela comunidade (Coordenadora 1)”. 
De acordo com Lima (2015), existem pelo menos três ferramentas eficazes e essenciais para que se tenha êxito no papel da comunicação social, sendo eles: propaganda, relações públicas/assessoria de imprensa e marketing direto. Diante disso, afirma que:
“O projeto utiliza os meios tradicionais como jornal, rádio e TV através das parcerias, também utiliza as redes sociais que são gratuitas, divulgando as campanhas para chamar atenção da comunidade (Publicitária)”.
	Durante o processo de divulgação	do projeto, podem surgir algumas dificuldades, como por exemplo, para atrair a comunidade, ou ainda como observa: 
“A maior dificuldade é criar estratégias criativas para conseguir capital, visto que é um projeto social que não tem recurso. É um desafio que incentiva toda a equipe a buscar por alternativas dinâmicas para conquistar espaços gratuitos (Publicitária)”.
	Compreende-se a importância de envolver os catadores no processo de divulgação do projeto, pois dessa forma é possível motiva-los a participar ativamente de cada função, como referem: 
“O envolvimento dos catadores é a parte mais fácil, visto que eles já estão naturalmente comprometidos. Os catadores tem consciência da importância da divulgação, justamente por ser uma atividade conjunta e da necessidade de aumentar o nível de materiais nas associações. Também são realizadas reuniões e encontros, para falar dos objetivos do projeto com os catadores (Publicitária)”.
“Fazer com que os catadores sejam os protagonistas é a melhor forma de envolvê-los no processo de divulgação, sempre que tiver alguma atividade ou palestra é o momento onde eles devem participar e falar sobre o projeto (Coordenadora 2)”.
	As estratégias de comunicação impulsionam os catadores a permanecerem inseridos no projeto, no momento em que os mesmos ajudam nas ações de divulgação, nesse sentido, acrescem que: 
“Os catadores ajudam na divulgação através das ações de conscientização socioambientais, onde eles vão até as escolas, universidades e empresas falando sobre as vivências no projeto e entregando os folhetos com as explicações e campanhas (Publicitária)”.
 “Mostrando o processo de trabalho e o quanto a sociedade se beneficia com esta atividade. Com estas ações a população se sensibiliza e passa a separar os materiais descartados para a coleta seletiva (Coordenadora 1)”.
	A preocupação com o desenvolvimento sustentável possibilita a busca de melhorias, visando às gerações futuras. Por esse motivo, através das divulgações a população busca pelos galpões para realizar o descarte dos materiais recicláveis, como destaca: 
“Na primeira semana de divulgação na TV, já foi constatado um retorno muito significativo da comunidade, onde pessoas que não doavam, viram a propagando e foram atrás dos galpões para doar os materiais recicláveis (Publicitária)”.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
	O presente estudo observou a importância e relevância da comunicação social dentro do Profissão Catador, onde através da divulgação o projeto tornou-se mais conhecido e com uma credibilidade maior, devido às parcerias que são fechadas. 
	Em síntese, verificou-se que os catadores são os principais atores de divulgação do projeto, porque através das experiências e da naturalidade com que estão envolvidos conseguem passar para a comunidade a importância de fazer o descarte dos materiais recicláveis corretamente.
	Oprojeto Profissão Catador, utiliza-se de todos os meios de comunicação disponíveis, buscando por parceiros que apoiem e incentivem a divulgação, visto que a maior dificuldade encontrada é justamente a falta de capital. 
 Desse modo, acredita-se que o trabalho de comunicação no projeto é executado da melhor forma possível, onde a equipe consegue fazer com que a comunidade esteja engajada junto com os catadores. 
REFERÊNCIAS
BOFF, L. Sustentabilidade: o que é, o que não é. Petrópolis: Vozes, 2012.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. Ed. São Paulo: Atlas, 2008. 
LIMA, C. Ferramentas de comunicação integrada de marketing. Implantando Marketing, 2015. Disponível em < http://www.implantandomarketing.com/ferramentas-de-comunicacao-integrada-de-marketing/>. Acesso em: 28 ago. 2017.
RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1999. SACHS, I. Estratégias de transição para o século XXI. In: BURSZTYN, M. Para Pensar o Desenvolvimento Sustentável. São Paulo: Brasiliense, 1993. 
TANNER, R.T. Educação ambiental. São Paulo: Summus/Edusp. 1978.
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em 
educação. São Paulo: Atlas, 1987. 
VICENTE, M. História e comunicação na ordem internacional. São Paulo: Editora, UNESP. Cultura Acadêmica, 2009. ISBN 978-85-98605-96-8. Available from SciELO Books.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes