Buscar

A Gestão do Turismo - Mobilidade Urbana

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Escolha uma das tendências da epistemologia do séc. XX que você acha que explica melhor o turismo como ciência. Justifique sua resposta.
Tendência histórica
Um dos estudos dessa tendência afirma que “para quem o cientista utiliza o raciocínio indutivo na busca de solução aos problemas propostos e sugere que quem faz a descoberta é o homem que vê algo que outros não viram antes dele. Neste estudo aponta que não se pode separar a observação da interpretação, sem mudar as suas características”. 
Acredito que essa seja a tendência que melhor explica o turismo, pois é a tendência que permite a livre interpretação através da solução imediata dos problemas que surgem através do raciocínio indutivo.
Ou seja, ao contrário de ter todos os problemas e soluções preestabelecidas para uma melhor resolução das questões, essa tendência se baseia em antecedentes históricos ou recentes. Além de tudo foi uma tendência baseada na “incorporação de reflexões sobre pontos não abordados na tendência analítica”, diminuindo a possibilidade de erros.
Caracterize em qual(is) escola(s) epistemológica(s) do turismo a atual gestão da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio de Ouro Preto se encaixaria, explicando por meio de, pelo menos, uma de suas competências: 
A escola epistemológica do turismo da atual gestão, acredito que seja a Marxista.
Me baseio nessa afirmação no caso que tivemos no carnaval desse ano, onde o atual gestor da secretaria de turismo, e também dono de um grande hotel da cidade, não queria autorizar as republicas federais de venderem pacotes turísticos durante o carnaval, sendo assim, elitizando o carnaval da cidade, apenas que tivesse dinheiro viria para a cidade para se hospedar em hotéis e pousadas a preços de alta temporada. 
Isso me faz acreditar que a atual gestão acredita que o “turismo não é pra todos”.
JOÃO PAULO MENDES – TURISMO 13.2

Outros materiais