Buscar

nutriçao e dietetica forum

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Leptina é um hormônio que interfere no ganho e perda de peso das pessoas. Quem é resistente aos seus efeitos costuma apresentar facilidade em ganhar peso. Sua função é informar ao cérebro que o corpo tem gordura suficiente, não sendo mais necessário comer, ou seja, o indivíduo não come nada além do necessário.
A obesidade pode ter muitas causas, entre elas estão inclusive o fator psicológico e o sedentarismo, mas uma das explicações para esse problema é a resistência à leptina. Nesse caso o cérebro não recebe sinal do hormônio fazendo com que ele pense que o corpo precisa da ingestão de mais calorias, mesmo que a pessoa já tenha ingerido uma quantidade suficiente de comida. Além disso, o corpo entende que precisa acumular energia e acaba funcionando em ritmo desacelerado para queimar menos calorias.
Pesquisas afirmam que vários mecanismos celulares por trás de resistência à leptina foram identificados. Entre elas, estão as inflamações no hipotálamo; ácidos graxos livres, que quando presentes em altas taxas na circulação sanguínea podem aumentar metabólitos de gordura no cérebro e interferir na sinalização da leptina; e altos níveis de leptina, que pode levar à resistência a ela mesma.
Outro fator conhecido que afeta a resposta à leptina é um alto nível circulante de insulina no organismo. Esses fatores estão associados ao aumento a obesidade. As pessoas ficam cada vez mais gordas e cada vez mais resistentes ao hormônio que deveria estar agindo como regulador.
Para reverter esse quadro é necessário evitar alimentos processados, uma vez que estes comprometem a integridade do intestino; comer fibras solúveis que ajudarão a melhorar a saúde do intestino; praticar atividade física regularmente; a qualidade do sono também é um fator relevante, portanto é necessário dormir oito horas todas as noites; também é necessário diminuir a ingestão de carboidratos, isso deve reduzir os triglicerídeos no sangue quando os mesmos estiverem elevados, caso contrário o transporte da leptina do sangue até o cérebro será prejudicado. Isso deverá diminuir os níveis de insulina no sangue, evitando o quadro de resistência a leptina.
REFERÊNCIAS:
https://www.ufrgs.br/lacvet/restrito/pdf/leptina.pdf
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25156686
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17212793
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/12079865
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20846876

Outros materiais