Buscar

APRESENTAÇÃO CARACTERISTÍCAS DO TRANSPORTE DUTOVIÁRIO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

TECNOLOGIAS DO TRASNPORTE DE CARGAS
CARACTERÍSTICAS DO TRANSPORTE DUTOVIÁRIO
DISCENTES
ANDRESSON SOUZA
BRUNA CAROLINA
ELIZEU RODRIGUES
ELSON RUIZ
LETICIA BRANDÃO
PAULO HENRIQUE 
ROMARIO
SEBASTIÃO FERNANDES
WALDIR FERNANDES
INTRODUÇÃO
 
Este trabalho acadêmico aborda os principais aspectos sobre o modal de transporte dutoviário, apresentando conceitos, histórico de surgimento, características e tipos de dutos, bem como sua importância para o sistema de transporte no Brasil.
No Brasil, o transporte dutoviário surgiu na década de 50, sendo pouco utilizado em comparação aos outros tipos. Segundo a Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT) no país, cerca de 60% dos transportes é realizado por rodovias, 20% por ferrovias, 13% por hidrovias e 4% por duto vias.
Merece destaque o Oleoduto São Sebastião/Paulínia (226 km) e de Angra dos Reis/Caxias (125 km); o mineroduto Paragominas/Barcarena, Pará (250 km); e o Gasoduto Brasil-Bolívia, com 3150 km de extensão (sendo 2593 km em território brasileiro), considerado o maior da América latina e um dos maiores do mundo.
A maioria dos produtos transportados pelos dutos é realizada pela empresa de petróleo brasileira, a Petrobras. No mundo, o duto vias são um dos mais importantes meios de transporte, sendo muito empregado nos Estados 
Temas
TIPOS DE TRANSPORTE DUTOVIÁRIOS
CARACTERISTICAS DO SISTEMA DUTOVIÁRIO
CLASIFICAÇÃO
VANTAGENS E DESVANTAGENS
CARACTERÍSTICAS DO SISTEMA DUTOVIÁRIO
O Transporte dutoviário (ou Transporte Tubular) é aquele realizado por meio de dutovias, ou seja, de tubulações. Note que o termo “duto” significa tubos e corresponde ao local para transportar óleos, gases e produtos químicos através da gravidade ou da pressão.
CLASSIFICAÇÃO
Dependendo da substância transportada, os dutos (vias de transporte, linhas tubulares feitas de aço soldado) são classificados em:
TIPOS DE TRANSPORTES DUTOVIÁRIOS
Subterrâneos: dutos não visíveis, de modo que estão localizados abaixo da terra.
Aparentes: dutos visíveis, encontrados geralmente nas estações de abastecimento. 
Aéreos: dutos construídos suspensos no ar nos terrenos que apresentam relevo acidentado, bem como para atravessar um rio ou um vale.
Submarinos: São dutos submersos no fundo do mar, geralmente utilizados para o transporte de petróleo nas plataformas marítimas.
GASODUTO
Gasoduto é uma tubulação utilizada para transportar gás natural de um lugar para outro, quase sempre de forma subterrânea.
São varias as estações construídas ao longo de um gasoduto, pois são necessárias para garantir a segurança e possibilitar a operação e manutenção. Tudo isto fortemente protegido por para-raios para não causar explosões de material transportado, que podem ser provocadas pelas descargas atmosféricas.
OLEODUTO
Um oleoduto é um sistema de tubulação fechado que serve para transportar petróleo e os seus derivados .
Estes são movidos de um lugar para outro através de um sistema de pressão.
CARBODUTO
É um tipo especial em que o próprio material a ser transportado é compactado e forma de cilindro constituído a cápsula. O uso é limitado a carvão e a alguns minerais e resíduos sólidos de materiais, que, como o carvão, podem ser compactados e formar cilindros resistentes à água. 
POLIDUTO
Gasodutos ou polidutos. Os Dutos Subterrâneos são aqueles enterrados para serem mais protegidos contra intempéries, contra acidentes provocados por outros veículos e máquinas agrícolas, e também, contra a curiosidade e vandalismo por parte de moradores vizinhos à linha...
MINERODUTO
Mineroduto, do latim (minero+ductu) são dutos pelos quais a polpa do minério é transportada, geralmente por longas distâncias, até seu processamento final.
O minério a ser levado por esses equipamentos de um lado para o outro, pode ser de diversos tipos, como ferro, carvão, bauxita, etc. 
VANTAGENS E DESVANTAGENS
VANTAGENS
Alta confiabilidade, pois possui poucas interrupções.
Pouco influenciado por fatores meteorológicos. 
Reduzida possibilidade de perda de produto.
Reduzida possibilidade de avaria.
Economia e transmissão em longa escala e longas distancias.
Não a necessidade de usar embalagem.
Pouca demanda de mão de obra.
Indicada para o transporte de produtos perigosos
DESVANTAGENS
Número limitado de serviços e capacidade
Não é indicado para pequenos volumes e distancias curtas.
Baixa flexibilidade  quanto à rota de distribuição, sua posição não é fácil de alterar e por este motivo é adequado a produtos que mantenham sua demanda restrita a pontos fixos.
Necessidade de grande investimento de capital
Seu uso só pode ser estendido a certos grupos de mercadorias dentro de um mesmo duto, embora seja tecnicamente possível separar um produto de outro sem que eles se misturem durante o transporte, não é aconselhável usar um mesmo duto para carregar parafina e depois leite, por exemplo
CONCLUSÃO

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais