Buscar

AV CONTEUDO, METODOLOGIA E PRÁTICA ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: CEL0361_AV_201602435669 » CONT.MET. E PRAT.ENS. DE CIÊNCIAS E EDUC. AMBIENT.
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 
	Professor:
	MARCOS VINICIUS MENDONCA ANDRADE
	Turma: 9004/AD
	Nota da Prova: 7,5    Nota de Partic.: 0,5   Av. Parcial 2  Data: 25/11/2017 10:15:31
	
	 1a Questão (Ref.: 201603552448)
	Pontos: 0,8  / 1,0
	A ciência nunca será capaz de levantar o véu que encobre o mistério da criação. Para o cientista que durante toda a sua vida se guiou pela crença no poder da razão, esta história termina como um pesadelo ¿ a mudança. Após os dizeres de Robert Jastrow, renomado cientista norte-americano, fundador do Goddard Institute for Space Studies (GISS) da NASA, analise os resultados do PISA (Programme for International Student Assessment) - Programa Internacional de Avaliação de Estudantes - referente ao Brasil:
Quadro comparativo de resultados do Brasil
Observamos que os resultados de 2000 a 2015, em Ciências, tiveram avanços tímidos (com algumas constâncias). Cite cinco motivos que levam os estudantes a não se interessarem e não aprenderem Ciências.
		
	
Resposta: 1- Falta de investimento por parte das autoridades em desenvolver esta área na educação básica. 2- Pouca/nenhuma capacitação dos professores da educação básica que tem um pouco de receio em fazer experiências com seus alunos. 3- Aulas extremamente teóricas. 4- Aulas com temas que não fazem parte do cotidiano dos alunos impossibilitando uma aprendizagem significativa. 5- Metodologias pouco significativas.
	
Gabarito:
Ausência de experimentos para desenvolver as hipóteses dos estudantes, excesso de aulas expositivas, falta de formação docente, linguagem complexa utilizada, material didático sem contexto, dentre outros.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201603589287)
	Pontos: 0,7  / 1,0
	De acordo com o PCN (Ciências Naturais), os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental devem trabalhar com a realização de experimentos. Conforme nossos estudos, cite um objetivo do trabalho com experimentos nas aulas de Ciências.
		
	
Resposta: Desenvolver uma aprendizagem singnificativa, com aspectos e mateirais presentes no cotidiano do aluno.
	
Gabarito: desenvolver a observação, levantamento de hipóteses, testagem de hipóteses, levantar problemas, encontrar soluções, elaborar conclusões
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201602601302)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	É incontestável que a Ciência hoje em dia, devido à sua natureza e, sobretudo, ao seu desenvolvimento, deixou de ser um assunto meramente de cientistas, e diz respeito aos cidadãos em geral. De fato, o desenvolvimento alcançado pela ciência é determinante na nossa forma de vida atual e essa influência tende a aumentar cada vez mais. Refletindo sobre esse texto, o que significa a expressão "alfabetizar-se cientificamente"?
		
	 
	Que a grande maioria da população deve dispor de conhecimentos científicos e tecnológicos necessários para se desenvolver na vida diária, ajudar a resolver os problemas e as necessidades de saúde e sobrevivência básica, tomar consciência das complexas relações entre ciência e sociedade.
	
	Que o ser humano tem poder diante do conhecimento científico e é responsável pela melhoria da qualidade de vida e pela preservação dos recursos naturais apenas com suas atitudes individuais.
	
	Que os professores de Ciências devem explicar todos os assuntos científicos que estão sendo abordados na mídia atualmente, nos seus mínimos detalhes, para que os alunos entendam a cultura científica do seu tempo, sem relação com o cotidiano.
	
	Que os saberes escolares da alfabetização científica se tornam mais significativos quando não fazem parte das comunidades onde a escola está inserida e não interferem no cotidiano das pessoas.
	
	Que o ensino de ciências é responsável pelo conhecimento científico e apenas no contexto escolar devem ser abordados os temas científicos, para que os alunos expliquem aos seus pais e à comunidade o que está acontecendo no mundo.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201603624549)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A década de 1970 foi marcada por crises sociais e econômicas e também por uma crise energética que atingia tanto o Brasil como outros países e esse fato se refletia no conteúdo ensinado em ciências nesse período.
Agressões ao meio ambiente, devido ao desenvolvimento industrial, também marcaram essa época, levando o ensino de ciências a repensar seus bjetivos e também a considerar implicações sociais do desenvolvimento científico.
A partir da década de 1990 valorizou-se a flexibilidade curricular, interdisciplinaridade, consciência sobre o uso racional dos recursos naturais, incorporação do cotidiano do aluno no processo ensino-aprendizagem, noções de cidadania, etc.
A construção do conhecimento humano está diretamente relacionada com a prática social, mas as concepções de escola e sociedade do educador não têm nenhuma influência na seleção de métodos e técnicas didáticas e também o conteúdo a ser trabalhado.
Analisando as afirmativas acima, marque a opção que mostre a proposta correta:
		
	
	apenas II e III estão corretas;
	 
	apenas a I, II e III estão corretas;
	
	apenas a I, II e IV estão corretas;
	
	apenas a I, III e IV estão corretas;
	
	apenas a II, III e IV estão corretas;
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201603565373)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A formação deficitária dos professores no ensino de Ciências na Educação Infantil e nos anos iniciais anteriormente a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) de 1996 era caracterizada pelo seguinte item apresentado abaixo:
		
	
	metodologias pouco significativas;
	
	práticas mecanicistas;
	 
	explicações generalizadas dos conteúdos;
	 
	conceitos, procedimentos e metodologias adequados às novas pretensões escolares: auxiliar os alunos a compreender o mundo que está a sua volta.
	
	conceitos, procedimentos e metodologias adequados às novas pretensões escolares: auxiliar os alunos a se tornarem pesquisadores e seguirem a carreira científica.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201602598397)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento ECO92 trouxe Chefes de Estado de mais de 130 países para o Rio de Janeiro. Dentre os vários documentos produzidos na ECO92, destacam-se a Carta da Terra e a Agenda 21. São características marcantes da Agenda 21:
I - a reorientação da educação na direção do desenvolvimento sustentável
II - a ampliação da conscientização pública, compreendendo ações destinadas às comunidades urbanas e rurais
III - documento sem força de lei e sem detalhamento de medidas concretas a serem adotadas
Assinale a alternativa correta:
		
	
	Apenas I está correta
	
	Apenas III está correta
	 
	I e II estão corretas
	
	II e III estão corretas
	
	I e III estão corretas
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201602714977)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Quando compramos alimentos enlatados, devemos sempre verificar se a lata está estufada. O estufamento dos enlatados pode indicar contaminação do produto pela bactéria Clostridium botullinum, causadora do botulismo. Ela libera uma toxina que afeta o sistema responsável pelo controle e integração de todos os sistemas que formam o corpo humano, assim como a relação deste com o ambiente externo. O sistema descrito acima e que é afetado pela toxina liberada pela bactéria do botulismo é o:
		
	
	locomotor.
	
	digestivo.
	
	reprodutor.
	
	muscular.
	 
	nervoso.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201603206031)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	É tarefa da escola estabelecer a distinção entre o conhecimento _______________ e o conhecimento ____________________.
		
	 
	Empírico e científico
	
	Científico e longitudinal.
	
	Pessoal e Geral
	
	Diário e Pessoal
	
	Global eempírico.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201602598939)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	No tocante ao livro didático de ciências, NÃO é correto afirmar:
		
	 
	o livro didático é o recurso principal no processo de ensino-aprendizagem. Ocupa, portanto, papel dominante neste processo.
	
	livros são de grande importância, pois ocorre a aplicação dos métodos científicos, estimulando a análise de fenômenos, levando os alunos a uma conclusão de seus experimentos.
	
	os livros didáticos não podem veicular preconceitos e estereótipos, nem conter informações erradas ou desatualizadas. E, evidentemente, devem respeitar a legislação vigente.
	
	O livro didático é de suma importância, tanto para as escolas públicas quanto para as particulares, pois é um recurso metodológico que pode proporcionar ao aluno uma visão crítica da sociedade que o cerca.
	
	o livro didático acaba assumindo o papel de fonte de informações e consultas para os docentes, mas deve ser utilizando como complemento aos seus conhecimentos.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201603359312)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Sobre Ecopedagogia é correto afirmar que:
		
	
	A racionalidade capitalista é valorizada.
	
	A concepção de conhecimento deve ser individualizada.
	
	Não se relaciona com uma nova consciência para desenvolver as atitudes sustentáveis.
	 
	É uma pedagogia orientada para a aprendizagem do sentido das coisas a partir da vida cotidiana, tendo como objetivo a promoção de sociedades sustentáveis.
	
	Ela defende que a Terra é um planeta inesgotável de recursos.

Outros materiais