Buscar

RESUMO PATOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.A diapedese é um evento que ocorre durante a resposta inflamatória. O que vem a ser esse evento? 
B-É a migração de células inflamatórias dos vasos para os tecidos danificados
2. “ Apresenta clinicamente os sinais cardinais, curso rápido podendo apresentar alguns sinais gerais como febre e, apresentando um exsudato purulento predominantemente de neutrófilos”. O texto acima refere-se a qual tipo de inflamação?
A- inflamação aguda purulenta
3. A inflamação é basicamente um mecanismo de defesa, cujo objetivo inicial é a eliminação da causa inicial da lesão e das consequências desta lesão. Em relação a resposta inflamatórias aguda é incorreto afirmar:
A- Com a evolução da estase sanguínea na inflamação aguda, leucócitos, especialmente os macrófagos, se acumulam ao longo do endotélio vascular. Estes macrófagos aderem ao endotélio e a seguir migram para o foco inflamatório.
4. A resposta inflamatória crônica se caracteriza pela produção de tecido de granulação para repor perdas teciduais. Nesse tipo de resposta há um predomínio de que tipos de células do sistema imune?
D- Infiltrado rico em linfócitos, plasmócitos e macrófagos
 5. Várias células do sistema imune participam de forma importante nos processos inflamatórios agudos. Dentre essas varias células, uma delas é a primeira a chegar na região inflamada, realiza a fagocitose dos agentes estranhos e  libera enzimas lisossomais para o meio. Essas enzimas causam destruição tecidual e são responsáveis pela produção de pús em algumas infecções. Que células são essas?
A-Neutrófilos
6- histamina, primáriamente respónsável pela vasodilatação obsrevada nos estágios inicias da resposta inflamatória, é produzida, principalmente, por qual célula?
C-mastócitos
 
1 . ATROFIA: Atrofia é a redução no volume e na função de uma célula ou órgão. 
Tipos de atrofia :
Atrofia por desuso ou redução do trabalho ( imobilização de um membro por fratura óssea, por paralisia devida á falta de inervação ou por repouso prolongado no leito, determina atrofia muscular) 
Atrofia por diminuição do suplemento sanguíneo ( isquemia parcial, devida a obstrução parcial de uma artéria)
 Atrofia fisiológica (Involução que se observa com estruturas e tecidos durante a vida e que devem desaparecer por ex. arcos branquiais ),
Atrofia por insuficiência de nutrientes ( inanição) e Atrofia por compressão ( compressão de certos órgãos devido a coleções líquidas ou por outras estruturas).
2 . HIPERTROFIA: Hipertrofia é o aumento do volume das células de um órgão
. Tipos de hipertrofia:
 Hipertrofia fisiológica ( p.ex., hipertrofia das células musculares de atletas e trabalhadores braçais, por aumento da exigência de trabalho) 
 Hipertrofia patológica (p.ex. bexiga pode sofrer hipertrofia por aumento de exigência de trabalho de sua musculatura lisa frente à hiperplasia da próstata)..
3. HIPERPLASIA: Hiperplasia é o aumento do número de células em um órgão.
 Tipos de hiperplasia:
 Hiperplasia fisiológica ( or ex. aumento das mamas e do útero durante puberdade e gravidez) e Hiperplasia patológica .
4. METAPLASIA:Metaplasia é a transformação de um tipo de tecido totalmente e diferenciado para um outro tipo de tecido igualmente adulto e diferenciado. 
5. DISPLASIA: Displasia é a organização anormal ou uma diferenciação desordernada de células ou tecido presente em um órgão
6. ANAPLASIA: Alteração irreversível da célula.Assume um crescimento desordenado, autônomo, com alterações de forma, tamanho, cromofilia, capacidade de multiplicação e invasão ( alterações das propriedades biológicas) e sem utilidade funcional para o organismo.

Outros materiais