Buscar

Citosol - prova 2 - 1º período - 2º bimestre

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Citosol – Resumo De Robertis, cap 4 
Marília Morillos Mendes – 1º Período Medicina FAG
O citosol, nas células eucariontes, é considerado como o verdadeiro meio interno celular, que se extende desde o envoltório nuclear até a membrana plasmática, e que preenche o espaço não ocupado pelo sistema de endomembranas, as mitocôndrias e os peroxissomos. Representa cerca de 50% do volume citoplasmático e tem ph aprox 7,2. 
Por meio de técnica de fracionamento celular, é possível encontrar no citosol: elementos do citoesqueleto (incluindo centrossomas com os centríolos); grande número de enzimas (por exemplo, as que participam da glicólise); moléculas que conduzem sinais dentro da célula; compostos que dirigem a síntese de proteínas celulares e extracelulares (ribossomas, Rna’s mensageiros, Rna’s de transferência); os proteassomas; as chaperonas; as inclusões; etc.
Inclusões contidas no citosol
Inclusões são grandes qtdades de certas macromóleculas que se acumulam e foram estruturas no citosol. Como, por exemplo, os glicossomos, grânulos de glicogênio que se formam no citosol de hepatócitos e células musculares estriadas. Nesse caso, esses grânulos constituem depósitos de energia para as células. 
Em alguns tipos celulares, o citosol contém pigmentos – ou seja, substâncias com cor própria – que são produzidos na própria célula ou provém do meio exterior. O mais conhecido é a lipofuscina, de cor marrom, composta por fosfolipídeos associados com proteínas. Pelo fato de aumentar com a idade, é conhecido como pigmento de desgaste.
No citosol, os ribossomas sintetizam proteínas
Todas as proteínas que são sintetizadas nos ribossomas são fabricadas no citosol, mas apenas uma parte permanece neste. As proteínas restantes se dirigem ao núcleo, ao sistema de endomembranas, às mitocôndrias e ao peroxissomos. O trânsito de proteínas do citosol para estes destinos requer um sistema de sinais específicos capazes de discriminá-los a fim de assegurar a chegada de cada proteína ao seu lugar adequado. Tais sinais encontram-se em moléculas protéicas e estão representados por uma ou mais sequências de poucos aminoácidos denominados peptídeos sinal.
Conforme seja o destino da proteína originada do ribossoma, estes curtos segmentos proteicos se localizam na extremidade amino ou na extremidade carboxila da cadeia proteica ou em um ou mias pontos desta.
As proteínas destinadas para o próprio citosol não necessitam de nenhum tipo de sinal.
Chaperonas
As chaperonas auxiliam as proteínas a se dobrarem na forma e no tempo adequado. Isso é necessário porque, embora a sequência dos aminoácidos em uma cadeia polipeptídica contenha a informação que determina a estrutura tridimensional da proteína, essa deve se dobrar no momento oportuno e na forma adequada. Isso é obtido por certas proteídas chamadas chaperonas, que acompanham as proteínas sem exercer ações diretas a elas, impedindo seu dobramento prematuro e cuidando para que este esteja correto.
Proteassomos
No citosol, existe um dispositivo que exerce funções opostas à dos ribossomas. Assim, o proteossomo é um complexo enzimático responsável por degradar proteínas citosólicas, porque se dobrou mal, ou se danificou, ou já concluiu sua função. Esse complexo contém diversas classes de proteases dispostas em torno de um conduto central, em cujo interior a proteína é degradada. 
Para entrar no proteossomo, as proteínas destinadas a serem degradadas devem ser “marcadas” pela ubiquitina (polipeptídeo citosólico). 
Terminada a degradação, as ubiquitinas e o proteossomo são liberados e podem ser reutilizados.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes