Buscar

albumina

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A Albumina é um tipo de proteína globular, formada exclusivamente por aminoácidos (homoproteína), solúvel em água, levemente solúvel em soluções salinas concentradas e sujeita à desnaturação quando exposta ao calor excessivo.
Essa proteína é produzida no fígado, constitui metade do conteúdo proteico do plasma sanguíneo, a taxa normal de albumina no plasma é de 3,5 a 4,5g/dl. Ela é fundamental para conservar o estado nutricional e manter os líquidos circulando dentro dos vasos, é responsável pela viscosidade do sangue, pelo transporte de ácidos graxos livres, de hormônios, de bilirrubina não conjugada, de íons de cálcio e de drogas, pelo controle do pH do sangue e pela manutenção do potencial osmótico.
A excreção de albumina ocorre pela urina, níveis mais elevados é uma importante alteração pela qual as doenças renais se manifestam. Isso mostra a importância da conservação das proteínas do sangue pelo rim. Sem a albumina, a água que circula nos vasos se infiltra pelos tecidos formando o edema. O edema é uma complicação da queda da albumina perdida pelo rim doente.
A albumina não um bom marcador nutricional, pois a reserva corporal é grande e essa proteína possui uma meia-vida longa (18 - 20 dias). É importante observar que outros fatores não nutricionais podem afetar os níveis de albumina sérica, tais como estresse, traumatismos, cirurgias e aumento do líquido extracelular, dificultando o diagnóstico nutricional.
https://www.infoescola.com/bioquimica/albumina/
www.abcdasaude.com.br/nefrologia/proteinuria
www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/nutricao/albumina-pre-albumina-transferrina-e-proteinas-totais/29849

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes