Buscar

AVS de Direito Ambiental d

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliação:  » DIREITO AMBIENTAL
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 
	Professor:
	CLAUDIA SIMONE LOBO AVILA DA SILVA
	Turma: 9003/AC
	Nota da Prova: 5,0    Nota de Partic.: 1   Av. Parcial 2  Data: 21/11/2017 09:12:23
	
	 1a Questão (Ref.: 201701154893)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Conforme disposto na Constituição Federal de 1988, a competência do Município, em matéria ambiental, é sempre concorrente com a da União e a dos Estados-membro? Explique sua resposta.
		
	
Resposta: Sim, a competência do Município de acordo com a Contituição depende da União e dos Estados- Membros pois estão interligados um no outro, os três tem a coletividade e o dever de denfeder o meio ambiente e preservá-lo ede aplicar multas.
	
Gabarito: Sim, podendo legislar sobre todos os aspectos do meio ambiente, de acordo com sua autonomia municipal, prevalecendo sua legislação sobre qualquer outra, desde que inferida do seu predominante interesse; não prevalecerá em relação às outras legislações, nas hipóteses em que estas forem diretamente inferidas de suas competências privativas, subsistindo a do Município, entretanto, embora observada as mesmas.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201701068880)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Em relação às sanções penais cominadas a pessoas que tenham causado algum dano ambiental, existem penas restritivas de direitos. Cite três exemplos de penas restritivas de direitos que podem ser aplicadas nesse contexto.
		
	
Resposta: Poluidor- Pagador - É de responsabilidade da empresa poluidora vista de culpa ou não reparar todos os danos ambientais causados para terceiros, alem de pagar um multa por degradação do meio ambiente
	
Gabarito: Elas podem ser: prestação de serviços à comunidade; interdição temporária de direitos; suspensão total ou parcial de atividades; prestação pecuniária ou recolhimento domiciliar.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Elas podem ser: prestação de serviços à comunidade; interdição temporária de direitos; suspensão total ou parcial de atividades; prestação pecuniária ou recolhimento domiciliar.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201701715972)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	(TJ PA 2009 ¿ Juiz de Direito ¿ FGV in AMADO, Frederico. Direito Ambiental esquematizado. São Paulo: Gen, 2015, p. 12) A Constituição Federal/88 assevera que →dostêmdirei→aomeioambienteecologicamenteequilibrado,bemdeusocoμmdopovoeessencialàsadiaqualidadedevida¿.Aesserespei→,écorre→∈ferirqueaconcepçãoconstitucionalsobreomeioambienteé:
		
	
	Pragmática.
	 
	Antropocêntrica.
	
	Holística.
	 
	Panteísta.
	
	Criacionista.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201701714754)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Marque a alternativa Correta, sobre o princípio geral do Direito Ambiental, consolidado na Declaração Rio/92, referendado no Art.225, da CF, ... impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá- lo para as presentes e futuras gerações, na CF, Art. 170, VI, da ordem econômica, e em diversos outros dispositivos previstos em nosso sistema jurídico ambiental
		
	
	princípio da responsabilidade ambiental
	
	princípio da prevenção
	 
	princípio da prevenção ou da precaução
	 
	princípio do desenvolvimento sustentável
	
	princípio da cooperação
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201701188746)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Marque a alternativa Correta em razão da Competência dos Municípios, de acordo com a previsão constitucional.
		
	
	Legislar sobre assuntos de interesse da região
	
	Suplementar a legislação estadual diante do interesse regional
	 
	Promover, no que couber, o adequado ordenamento territorial, mediante planejamento e controle do uso, do parcelamento e da ocupação do solo urbano
	
	Promover a proteção do patrimônio histórico-cultural local, sem necessariamente observar a legislação e a ação fiscalizadora federal e estadual.
	
	O município pode legislar em questões que extrapolem os interesses locais
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201701177829)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Considerando os relevantes fundamentos do meio ambiente, trazidos na lei que instituiu a Política Nacional do Meio Ambiente - PNMA, pode-se afirmar que:
		
	
	As atividades sociais e econômicas são primordiais para o meio ambiente quando comprovadamente criam condições adversas e afetam desfavoravelmente a biota.
	 
	Meio ambiente é o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas e degradar a qualidade ambiental significa alterar adversamente as características do meio ambiente.
	
	São recursos ambientais as águas interiores, superficiais e subterrâneas, os estuários, o mar territorial, o solo, o subsolo próximo, a fauna e a flora, sendo excluídos os elementos da bioesfera, o espaço e a atmosfera.
	
	O conceito de poluição é o que decorre unicamente da degradação da qualidade ambiental resultante das atividades que diretamente criam condições adversas à saúde humana, a segurança e ao bem estar da população.
	
	A degradação ambiental pode ser definida como a que altera as condições estéticas do meio ambiente.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201701180592)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Empresa Vital Saúde requereu, ao órgão ambiental competente, concessão de licença ambiental, com vistas à instalação de um aterro sanitário. Marque a alternativa CORRETA, ao entender-se a exigência do EIA-RIMA pelo órgão ambiental competente:
		
	
	O EIA deve ser um processo sequencial, que comece com a descrição da atividade proposta, prossiga com a análise das medidas mitigadoras e termine com a apresentação das consequências negativas do empreendimento, de forma a servir de base à tomada de decisão, que é sempre política, sobre o projeto.
	
	O Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) é um complemento do EIA em linguagem mais elaborada e complexa, destinada aos cientistas pesquisadores mais ligados ao tema
	 
	Exige-se o EIA, para a realização de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradação do meio ambiente, sendo, por isso, necessário determinar os limites geográficos da área que será direta ou indiretamente afetada pelos impactos decorrentes da implementação do projeto.
	
	O EIA contribui para informar de maneira completa e exaustiva acerca de todos os desdobramentos de determinado projeto, permitindo que as organizações não governamentais possam tomar mais corretamente posição em relação a ele, de forma a eliminar a influência das elites científicas sobre a mídia.
	
	Deve ser elaborado por equipe multidisciplinar habilitada, não dependente direta ou indiretamente do proponente do projeto e que será responsável tecnicamente pelos resultados apresentados.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201701188592)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Floresta do Curió é a primeira Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) do Estado do Ceará, uma Unidade de Conservação Estadual. Marque a resposta CORRETA. Conforme o SNUC, área de relevante interesse ecológico é aquela
		
	 
	onde há pouca ou nenhuma ocupação humana, que possui características naturais extraordinárias ou que abriga exemplares raros da biota regional, e cujos objetivos são manter os ecossistemas naturais de importância regional ou local e regular o uso admissível dessas áreas, de modo a compatibilizá-lo com os objetivos de conservação da natureza.
	
	referente à área privada, gravada com perpetuidade, com o objetivo de conservar a diversidade biológica; é exceção das categorias do SNUC, pois é a única categoria de UC que continua sendo de propriedade privada após sua criação.
	
	que corresponde à zona de amortecimento das florestas de preservação permanente.
	
	que tem como objetivo básico a conservação dos recursos hídricos de grande relevância ecológica e beleza cênica,de forma a possibilitar a realização de atividades de lazer em contato com a natureza.
	
	que objetiva proteger a reprodução dos pequenos répteis nas áreas alagadas, assegurando condições para a existência ou reprodução de insetos que esses répteis utilizam para a alimentação dos filhotes
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201701618184)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	De acordo com a doutrina de Direito Ambiental quais as formas que podemos classificar o meio ambiente:
		
	 
	meio ambiente natural, meio ambiente cultural, meio ambiente artificial e meio ambiente do trabalho.
	 
	meio ambiente florestal, meio ambiente estadual, meio ambiente artificial e meio ambiente internacional.
	
	meio ambiente distrital, meio ambiente natural, meio ambiente federal e meio ambiente cultural.
	
	meio ambiente municipal, meio ambiente estadual, meio ambiente federal e meio ambiente distrital.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201701191622)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A quem cabe instaurar inquérito civil com o objetivo de apurar danos materiais causados ao meio ambiente?
		
	
	Polícia Civil
	
	Juiz Federal
	 
	Ministério Público
	
	Polícia Federal
	 
	Juiz de Direito

Outros materiais