Buscar

Chapeuzinho Verde

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Um breve comentário :
A terceira história do livro é de Chapeuzinho Verde (Verde-dólar), ela leva torta de limão para sua vovózinha. No meio do caminho encontra o Lobo, que sugere que ela vá pelo caminho mais longo, já que lá tem uma fonte onde as pessoas jogam moedas e com isso ele chega primeiro à casa da muquirana (mão de vaca) velhinha. Lá ele come a vovó e quando a menina chega , faz as perguntas clássicas, que recebem novas respostas. Até que o Lobo a devora e vai tirar uma soneca ele ronca tanto que um caçador chega até a casa e pensa que poderia ficar rico, pois aquele lobo  era de uma espécie  rara. Então o caçador o mata e enquanto tira a  preciosa pele do lobo, percebe que Chapeuzinho Verde e a vovó estão no interior do animal. Depois de negociar o preço de seu serviço para libertá-las (as jóias da avó e as moedas da menina) ele as tira de lá e assim a história é finalizada com uma moral.
“A moral dessa história é: O dinheiro não traz felicidade, e atrai um monte de malandros. (trabalhar o significado de malandros)
Posposta de atividade: desenvolvimento
As primeiras noções matemáticas são adquiridas durante a infância, quando a criança aprende o valor das coisas que o cercam. Essa relação é construída principalmente por meio do manuseio de moedas, seja para comprar o lanche na escola ou para juntá-las em um cofrinho. Por isso trabalhar com atividades com dinheiro é muito importante na fase inicial.
Embora esse contato inicial seja simbólico, existe um conjunto de regras e instituições para organizar a moeda, chamado sistema monetário.
 Conversar com os alunos sobre a história do dinheiro. Inicialmente perguntará: O que os alunos sabem? E o que desejam aprender sobre dinheiro?  Mediante as idéias e interesses apresentados pelos alunos é possível discutir sobre o que é dinheiro, para que serve quem inventou e as mudanças ocorridas. 
  A história do dinheiro :  
 Será que sempre existiram cédulas e moedas?
 Vocês conhecem dinheiro?
 Você sabe contar dinheiro, pagar e passar troco?
Avaliação:
1. Divida a turma em grupos de quatro ou cinco alunos.
2. Distribua para cada grupo uma folha de cartolina, canetinhas, lápis de cor e materiais decorativos.
3. Peça para que cada grupo converse sobre o que é um mundo feliz e registrem por meio de desenhos na cartolina.
4. Circule pela classe e questione as escolhas. Exemplo: Júlia acredita que o amor traz felicidade. Alguém pensa diferente?
5.desenvolver nos alunos a habilidade de lidar com finanças, tanto na infância como na fase adulta. Sermos capazes de diferenciar “eu quero” do “eu preciso”.
Mas parte de nossas responsabilidades como educadores ensinar que as necessidades é que devem ser satisfeitas em primeiro lugar.

Outros materiais