Buscar

AV ORIENT PRAT SERV SOCIAL

Prévia do material em texto

Avaliação: SDE0647_AV_201601659083 » ORIENTAÇÕES PARA A PRÁTICA PROFISSIONAL
	Tipo de Avaliação: AV
	
	
	
	
	Nota da Prova: 8,0    Nota de Partic.: 0,5   Av. Parcial 2  Data: 25/11/2017 15:27:44
	
	 1a Questão (Ref.: 201601940549)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Qual a importância do Código de Ética Profissional de 1993 para o Serviço Social?
		
	
Resposta: Foi criada a lei de Regulamentação do Serviço Social.
	
Gabarito: O código de ética de 1993 refere-se a um documento ético da classe dos assistentes sociais e é resultado de um esforço coletivo e de muitas discussões entre a categoria profissional. O Código de ética de 1993 regulamenta a dimensão ética da profissão,possui um caráter normativo e jurídico, estabelece parâmetros para o exercício profissional, define direitos e deveres dos assistentes sociais, buscando a legitimação social da profissão e a garantia da qualidade dos serviços prestados.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201602557455)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	Segundo Piaget as relações entre as disciplinas podem se dar em 3 níveis: Multidisciplinariedade, interdisciplinaridade e transdiciplinariedade. Na multidisciplinariedade recorremos a informações de várias matérias, de vários campos do saber para estudar determinado elemento, fato, sem preocupação em interligar as disciplinas entre si. Na Interdisciplinaridade estabelecemos uma interação entre duas ou mais disciplinas. E na Transdisciplinariedade ocorre a cooperação entre várias matérias e não é possível separa-las.
Deste modo, considerando os conceitos dispostos acima analise o exemplo abaixo e identifique qual o nível no entendimento de Piaget.
¿Em muitas maternidades, já é tradicional o trabalho com grupos de gestantes, coordenados por assistentes sociais, enfermeiras, psicólogas. Nesses casos, a participação também é voluntária, dependente, portanto, do trabalho de sensibilização para a participação consciente na atividade.¿
		
	
Resposta: Referente ao exemplo acima citado, destacamos a Transdisciplinariedade, pois ocorre a cooperação entre várias matérias, entre elas estão os profissionais do Serviço Social, da psicologia e enfermagem.
	
Gabarito: Avaliamos que neste caso do exemplo há um trabalho que envolve a Interdisciplinaridade, cada uma das áreas envolvidas oferece seus conhecimentos e como o trabalho envolve o atendimento holístico, ou seja, o trabalho que envolve o entendimento da vida social, familiar, da saúde das condições psíquicas daquele usuário os conhecimentos das áreas envolvidas vão interagindo, traçando estratégias e planos de ação em conjunto.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201601920318)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Por institucionalização do Serviço Social podemos entender:
		
	
	Os assistentes sociais passaram a realizar a gestão de projetos sociais.
	
	Que os assistentes sociais passaram a planejar políticas sociais.
	
	Uma prática assistencial e caritativa.
	
	Que os assistentes sociais passaram a executar políticas sociais.
	 
	Que a profissão passou a atuar no interior das instituições.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201602403092)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A questão social é entendida como o conjunto das desigualdades da sociedade capitalista, cuja raiz localiza-se na apropriação (INMETRO, 2010)
		
	 
	Privada dos bens socialmente produzidos.
	
	De seus bens cada vez mais pela classe subalternizada
	
	De seus bens cada vez mais pela classe média.
	
	Privada dos bens produzidos pela classe burguesa.
	
	De seus bens cada vez mais pela classe trabalhadora.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201602403073)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O profissional deve ser qualificado para conhecer a realidade social, política, econômica e cultural com a qual trabalha. Para isso faz-se necessário um intenso rigor teórico e metodológico, que lhe permita enxergar a dinâmica da sociedade para além dos fenômenos aparentes, buscando apreender sua essência, seu movimento e as possibilidades de construção de novas possibilidades profissionais. (SOUZA, 2008: 122). O autor está se referindo à:
		
	
	Competência ético-política.
	
	Nenhuma das anteriores.
	 
	Competência teórico-metodológica.
	
	Competência exclusivamente operativa.
	
	Competência técnico-operativa.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201602729326)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O estágio supervisionado é uma atividade curricular obrigatória que se configura a partir da inserção do aluno no espaço socioinstitucional objetivando capacitá-lo para o exercício do trabalho profissional, o que pressupõe supervisão sistemática. A supervisão de estágio em Serviço Social deve ser realizada:
		
	
	por coordenador da unidade de ensino e por coordenador da unidade de campo de estágio.
	
	por professor contratado especificamente como supervisor de estágio pela unidade de ensino e por coordenador do campo de estágio.
	 
	por professor supervisor da unidade de ensino e por profissional do campo de estágio.
	
	por coordenador da unidade de ensino e por profissional do campo de estágio.
	
	por dois professores supervisores da unidade de ensino.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201601864263)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Para Souza (2008), os instrumentos de trabalho do assistente social podem ser classificados de acordo com as linguagens oral e escrita, ou seja, os instrumentos diretos, ou também conhecidos como ¿face to face¿, e os instrumentos indiretos. Identifique a alternativa que indica a vinculação desses instrumentos com sua respectiva competência:
		
	 
	Competência técnico-operativa.
	
	Competência investigativa.
	
	Competência operacional.
	
	Competência ético-política.
	
	Competência teórico-metodológica.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201601862710)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Assinale a opção correta acerca das habilidades necessárias à realização de visita domiciliar. (INMETRO ¿ RJ, 2010. Adaptada.)
		
	
	As visitas domiciliares devem ser realizadas para obter informações sobre a história de vida de um usuário, por interesse exclusivo da instituição.
	
	Nas visitas domiciliares realizadas com o objetivo de controle, deve-se adotar o procedimento padrão, de não referir-se às anotações efetuadas durante o processo de intervenção
	
	As visitas domiciliares devem ser realizadas a partir do interesse e necessidade do profissional, independente do consentimento do usuário.
	 
	As visitas domiciliares devem ser realizadas nas situações em que é necessário avaliar as condições cotidianas de vida de uma população, o que inclui, além das questões físicas relativas ao domicílio (segurança, saneamento básico, entre outras), suas relações familiares e com a vizinhança.
	
	Deve-se evitar agendar a visita domiciliar com antecedência para preservar a espontaneidade desse recurso metodológico
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201601873820)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Na realização da entrevista, o assistente social deve sempre:
		
	 
	possibilitar a reflexão do usuário sobre o que o levou ali
	
	formular perguntas que induzam o usuário a demonstrar sua situação
	
	reforçar o local de poder do profissional para que usuário responda as perguntas de forma objetiva
	
	não deixar que o usuário perceba o objetivo da entrevista
	 
	criar estratégia para que o usuário responda de acordo com os objetivos da entrevista
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201602439420)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Assinale a opção correta. O Serviço Social possui um caráter contraditório que emerge não dele próprio, mas das relações sociais oriundas da sociedade capitalista; a profissão se desenvolve num espaço político-sócio-histórico permeado por interesses sociais _____________.
		
	
	Seguros
	
	Concordantes
	
	Coerentes
	 
	AntagônicosPolidos

Continue navegando