Buscar

direito empres9

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201608170862)
	 Fórum de Dúvidas (4)       Saiba  (0)
	
	A relação de consumo intermediada pela compra e venda de mercadorias é constituída por uma relação jurídica composta por dois agentes atuantes:
		
	
	de um lado a empresa e do outro o fornecedor de bens ou serviços
	 
	de um lado a empresa na condição de fornecedora e do outro o Estado
	
	de um lado, o consumidor final e do outro o empresário
	 
	de um lado, o consumidor final e do outro o fornecedor
	
	de um lado o fornecedor e do outro somente o consumidor por equiparação
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201608170431)
	 Fórum de Dúvidas (4)       Saiba  (0)
	
	Comentando e exemplificando doutrinariamente o assunto na esfera do Código da Defesa do Consumo que a responsabilidade pelo fato do produto acarreta um dano ao consumidor ou a terceiros como, por exemplo, o refrigerante que explode nas mãos de consumidor, ocasionando uma lesão nas mãos. Indaga-se: Com base no Código da Defesa do Consumidor a responsabilidade pela reparação dos danos causados ao consumidor será:
		
	
	Será do consumidor, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados ao consumidor por defeitos decorrentes de projeto, fabricação, construção, montagem, fórmulas, manipulação, apresentação ou acondicionamento de seus produtos, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua utilização e riscos.
	
	Será da terceira pessoa que está com o consumidor , independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados ao consumidor por defeitos decorrentes de projeto, fabricação, construção, montagem, fórmulas, manipulação, apresentação ou acondicionamento de seus produtos, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua utilização e riscos.
	 
	Será apenas do Fornecedor, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados ao consumidor por defeitos decorrentes de projeto, fabricação, construção, montagem, fórmulas, manipulação, apresentação ou acondicionamento de seus produtos, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua utilização e riscos.
	
	Será do Fornecedor e Consumidor independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados ao consumidor por defeitos decorrentes de projeto, fabricação, construção, montagem, fórmulas, manipulação, apresentação ou acondicionamento de seus produtos, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua utilização e riscos.
	
	Será apenas do independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados ao consumidor por defeitos decorrentes de projeto, fabricação, construção, montagem, fórmulas, manipulação, apresentação ou acondicionamento de seus produtos, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua utilização e riscos.
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201608055899)
	 Fórum de Dúvidas (4)       Saiba  (0)
	
	O Fornecedor do Mercado Come Bem Ltda., demite o seu antigo empregado Adilson Souza e não honra o pagamento das obrigações trabalhistas, como a quitação das verbas resicórias, no prazo previsto das normas jurídicas trabalhistas. Estamos diante de uma relação jurídicas trabalhistas entre empregado e empregador que tem aplicação:
		
	
	Somente nas normas jurídicas previstas nas normas jurídicas Eleitoral,com a proteção das normas jurídicas previstas na CLT.
	
	Somente nas normas jurídicas previstas nas normas tributárias, sem proteção das normas jurídicas previstas na CLT.
	 
	Somente nas normas jurídicas previstas nas normas jurídicas tributárias, com a proteção das normas jurídicas previstas na CLT.
	
	Somente nas normas jurídicas previstas no Código de Defesa do Consumidor, sem proteção das normas jurídicas previstas na CLT.
	 
	Somente nas normas jurídicas previstas na CLT, sem proteção do Código da Defesa do Consumidor.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201607657682)
	 Fórum de Dúvidas (4 de 4)       Saiba  (0)
	
	Quanto aos defeitos relativos à prestação de serviços, o § 1º, art. 14, do CDC., assim dispõe: " O serviço é defeituoso quando não fornece a segurança que o consumidor dele pode esperar, ..." . Constata-se pelo enunciado que o defeito do produto ou do serviço estão intimamente ligados a falta de segurança que legitimamente e essencialmente o consumidor ou o usuário esperam. Das hipóteses abaixo qual a que indica vício de serviço?
		
	
	Detergente que não indica no rótulo as especificações e sua validade
	
	Emprego de sinteco que pode causar alergia nos moradores
	
	Boneca de plástico imprópria para crianças abaixo de 5 anos
	 
	Azulejo que se desprende de um prédio, ferindo um transeunte
	 
	Má colocação de um kit gás em carro que acaba por produzir ferimentos no motorista
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201607693425)
	 Fórum de Dúvidas (4 de 4)       Saiba  (0)
	
	Com relação à proteção do consumidor, assinale a opção correta com base na Lei n.º 8.078/1990
		
	
	Pessoa jurídica não pode ser considerada consumidor
	
	Fornecedor é toda pessoa física ou jurídica, pública ou privada, nacional ou estrangeira, com exceção dos entes despersonalizados, que desenvolva atividades de comercialização de produtos
	
	Bem imaterial não pode ser considerado produto
	 
	Serviço é qualquer atividade fornecida no mercado de consumo, independentemente de remuneração, com exceção da atividade de natureza securitária, salvo se for decorrente de relação de caráter trabalhista
	 
	Coletividade de pessoas, ainda que indetermináveis, que haja intervindo nas relações de consumo equipara-se a consumidor
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201608055902)
	 Fórum de Dúvidas (4)       Saiba  (0)
	
	O Fornecedor do Mercado Come Bem Ltda., demite o seu antigo empregado Adilson Souza e não honra o pagamento das obrigações trabalhistas, como a quitação das verbas resicórias, no prazo previsto das normas jurídicas trabalhistas. Estamos diante de uma relação jurídicas Consumidor:
		
	
	Sim, pois existe no pólo ativo da relação o Fornecedor, e não existe no pólo passivo da relação o consumidor, tendo então uma relação jurídica de Consumidora.
	 
	Não, pois existe no pólo ativo da relação o Fornecedor, e não existe no pólo passivo da relação o consumidor, tendo então uma relação jurídica trabalhista.
	
	Não, pois existe no pólo ativo da relação o Fornecedor, e não existe no pólo passivo da relação o consumidor, tendo então uma relação jurídica Civil Penal Consumidora.
	 
	Não, pois existe no pólo ativo da relação o Fornecedor, e não existe no pólo passivo da relação o consumidor, tendo então uma relação jurídica tributária.
	
	Sim, pois existe no pólo ativo da relação o Fornecedor, e não existe no pólo passivo da relação o consumidor, tendo então uma relação jurídica Civil Consumidora.
	
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201608055904)
	 Fórum de Dúvidas (4 de 4)       Saiba  (0)
	
	Considerando o conceito doutrinário do princípio da Transparência sendo o princípio adotado na chamada política nacional de consumo, insculpido no seu art. 4º é o da transparência,ora transcrito: A transparência e sem má fé, não apenas na fase contratual, mas também na fase preliminar ou pré-contratual. De fato, está o fornecedor obrigado a agir com transparência na publicidade que fizer sobre as características e qualidade do produto ofertado, fazendo-o de maneira clara, ampla, correta, inclusive quanto às condições do contrato. Isso porque o consumidor pode adquirir um produto que não preenche as suas necessidades, se não tiver as informações claras e precisas sobre as características do mesmo, ou se as informações divulgadas pelo fornecedornão correspondem às características do produto.¿ (LUÍS FERNANDO NIGRO CORRÊA; OSÍRIS LEITE CORRÊA, Código de Defesa do Consumidor, Del Rey, 2007, p. 15). Após leitura do princípio, identifique o princípio adotado na política nacional de consumo mencionado que está interligado com outro princípio adotado no CDC e no Código Civil:
		
	
	Princípio da Vulnerabilidade do consumidor.
	 
	Princípio Harmonização de interesses
	
	Princípio Coibição de abusos.
	
	Princípio Presença do Estado.
	 
	Princípio da Boa fé.
	
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201608013828)
	 Fórum de Dúvidas (4 de 4)       Saiba  (0)
	
	São elementos específicos de validade do contrato social, exceto:
		
	
	Capital social; consistindo na contribuição das pessoas físicas para a formação de um contingente pecuniário pertencente à pessoa jurídica;
	
	"Affectio societatis", também conhecida como "animus contrahendi societatis";
	
	Pluralidade;
	 
	Capacidade;
	 
	Participação nos resultados; sendo nula a estipulação contratual que exclua qualquer sócio de participar dos lucros e das perdas;

Outros materiais