Buscar

prova 2 II

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Fundamentos de Gestão
A experiência de Hawthorne realizada pelo sociólogo australiano Elton Mayo tinha como objetivo principal o verificar a correlação entre a produtividade dos funcionários e a iluminação no local de trabalho, pois atribuía-se a ela alto índice de turnover (rotatividade), fadiga, acidentes de trabalho e baixa produtividade. A experiência foi dividida em quatro partes sendo que na primeira, um fator curioso e inesperado apareceu na pesquisa, o fator psicológico. 
A seguir, são apresentadas algumas afirmações a respeito do fator psicológico presente na primeira fase da experiência de Hawthorne:
I. Quando as luzes foram reduzidas no local de trabalho, esperava-se que a produção diminuísse, mas ao contrário, os trabalhadores sentiam-se na obrigação de produzir mais.
II. Ficou comprovado a preponderância do fator psicológico diante dos fatores fisiológicos que, para Elton Mayo, seria inoportuno às organizações.
 III. O fator psicológico foi oportuno na pesquisa uma vez que a eficiência dos operários foi afetada por condições fisiológicas.
 IV. Reconhecendo que o fator psicológico influenciava na pesquisa, os estudos continuaram com objetivo de agrupar esse fator de produtividade a organização.
É correto o que se afirma em:
	
	A
	I e II apenas
	
	B
	I e III apenas
	
	C
	III e IV apenas
	
	D
	I, II e IV apenas
	
	E
	II, III e IV apenas
Questão 2/5 - Fundamentos de Gestão
Nos estudos sobre a Escola Comportamentalista ou Escola Behaviorista da Administração o foco são as pessoas, e os pesquisadores da época, deram ênfase ao comportamento e a interação do individuo dentro da empresa e o modo como eles se organizam para a produtividade. Um dos grandes personagens dessa época foi Douglas McGregor que classificou em sua teoria os trabalhadores em X e Y. Abaixo, seguem algumas informações sobre os pressupostos da das Teorias X e Y conforme o perfil do trabalhador. 
  
Assinale a única alternativa correta 
	
	A
	A teoria de McGregor insinua que as teorias são mutuamente inclusivas, ou seja, uma acontece juntamente com a outra dentro da organização nos diferentes setores e departamentos.
	
	B
	Em sua teoria, ele considera que só existe um único modelo capaz de funcionar em qualquer organização, o modelo X assume que as pessoas são preguiçosas e que necessitam de motivação.
	
	C
	Segundo sua teoria, há diferentes tipos de motivação que comprometem o desempenho do trabalhador e ele também questiona os diferentes pressupostos sobre a natureza humana e o que motiva as pessoas.
	
	D
	A maior falha da teoria de McGregor foi que teve muita dificuldade em identificar os estilos de liderança, pois os funcionários tinham muita autonomia e em conseqüência não precisam ser liderados.
	
	E
	A maior contribuição da teoria é que as descobertas sugerem a Teoria X como sendo aquela em que o indivíduo é motivado pelo maior esforço enquanto na Teoria Y o indivíduo é motivado pelo menor esforço.
Questão 3/5 - Comportamento Empreendedor
Para um empreendedor obter sucesso em seu negócio, primeiramente precisará identificar oportunidades no mercado. Essas oportunidades podem ser decisivas para a escolha do negocio a ser desenvolvido. A partir disso, existem algumas questões básicas que devem ser observadas pelo empreendedor para que possa fazer a escolha certa.
Assinale a única alternativa correta sobre a análise de oportunidades de negócios
	
	A
	Envolvem alguns elementos como: oportunidades primárias, opções de produtos que podem satisfazer tal necessidade, produção, marca e preço que será praticado em relação a concorrência.
	
	B
	Envolvem elementos como: pesquisa de mercado, quantidade de inovações radicais disponíveis no mercado, alta nas vendas pela internet, marketing e economia sem inflação ou recessão.
	
	C
	Envolvem alguns elementos como: renda per capita, densidade populacional, produtos com tecnologia de ponta, custos com importação e mão de obra altamente qualificada.
	
	D
	Envolvem elementos como: importação de peças e componentes, funcionários com formação internacional disponíveis no mercado, baixa de impostos e terceirização em alta no mercado.
	
	E
	Envolvem os seguintes elementos: possibilidade de aquisição de outras empresas, escassez de mão de obra estrangeira, alta do dólar e queda na bolsa de valores.
Questão 4/5 - Comportamento Empreendedor
O desenvolvimento de uma ideia de negócio deve ser analisado como um processo no qual o empreendedor precisa, primeiramente, tomar a decisão de ser ou não empreendedor. De querer ou não gerir seu próprio negócio. Logo na sequência é que vem a questão da ideia de negócio, ou seja, aquilo que deverá ser produzido e oferecido ao mercado consumidor. Ser empreendedor exige empenho e vontade, mas também pode ser algo frustrante caso não se tome alguns cuidados.
A partir das informações anteriores, analise as afirmações a seguir: 
 I. Esse processo de estudo e planejamento relatado no texto é que será o diferencial para ou sucesso ou fracasso do empreendimento.
II. O plano de trabalho para a implantação da ideia deve levar em conta as forças atuantes no mercado.
III. O primeiro passo do processo decisório do empreendedor diz respeito a ação para a construção ou desistência do negócio.
IV. O plano de negócios deverá ser elaborado primeiramente pelo empreendedor para depois conhecer o ambiente externo.
É correto o que se afirma em
	
	A
	I e II apenas
	
	B
	I e III apenas
	
	C
	III e IV apenas
	
	D
	I, II e IV apenas
	
	E
	II, III e IV apenas
Questão 5/5 - Fundamentos de Gestão
Na segunda fase da experiência de Hawthorne coordenada por Elton Mayo, foi criado um grupo experimental com seis moças: cinco montavam os relés de telefone e uma fornecia peças para abastecer o trabalho. A sala onde acontecia o experimento era separada do departamento por uma divisão de madeira. Outro aspecto interessante, foi o fato da produção ter sido o índice de comparação entre o grupo experimental e o grupo de controle, e a pesquisa entre o grupo experimental foi dividida em 12 etapas, para observar a produção.
A partir desse texto, analise as afirmações abaixo que versam sobre a conclusão da segunda fase da experiência:
 I. Concluiu-se que uma supervisão mais branda motivava a produtividade, um ambiente mais amistoso e sem pressões, no qual a conversa era permitida. 
II. Foi possível concluir que a melhora no ambiente aumentava a satisfação no trabalho, amizades eram criadas, assim, os funcionários tornavam-se uma equipe.
III. A satisfação no trabalho se deu somente pelo fato da participação dos funcionários nos lucros da empresa devido o aumento do processo produtivo.
IV. O grupo desenvolveu objetivos comuns, como o de aumentar o ritmo de produção, embora isso não fosse solicitado.
É correto apenas o que se afirma em:
	
	A
	I e II apenas
	
	B
	I e III apenas
	
	C
	III e IV apenas
	
	D
	I, II e IV apenas
	
	E
	II, III e IV apenas

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes