Buscar

apostila ied

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

RK PROMOTORA DE CRÉDITO 
(11) 3569-8218 (11)95941-8806
1- O QUE É EMPRESTIMOS CONSIGNADOS ?(INSS)
O Crédito consignado (também conhecido como empréstimo consignado) é um empréstimo com pagamento indireto, cujas parcelas são deduzidas diretamente da folha de pagamento da pessoa física. Ele pode ser obtido em bancos ou financeiras, cuja duração não deve ser superior a 72 meses[1].
Os juros e demais encargos variam conforme valor contratado. O sítio do Ministério da Previdência Social disponibiliza a lista completa das respectivas taxas de juros praticadas pelos bancos (as taxas atuais máximas praticadas são de 2,14% ao mês para o empréstimo, destinado a aposentados e pensionistas. No sítio do Banco Central do Brasil[3] encontra-se a publicação das taxas para os demais clientes. Além das taxas também é cobrado o Imposto sobre as Operações Financeiras (IOF). Não é permitido a cobrança de Taxa de Abertura de Crédito[1].
O crédito consignado é mais seguro para quem está emprestando, pois a cobrança é praticamente automática e a responsabilidade é da empresa empregadora, do sindicato ou do orgão do governo. Isso possibilita o empréstimo até para pessoas com nome em registro de inadimplência no SPC ou no Serasa (ou como se diz vulgarmente, pessoas com nome “sujo”). Também é vantajoso para o devedor no sentido de que diminui o trabalho de ir a instituição financeira ou fazer o serviço manualmente. Esses fatores contribuem para que a consignação tenha juros mais baixos que o cheque especial.
2. Quem pode fazer o empréstimo consignado?
Por ser um crédito que desconta as parcelas do salário ou do benefício, nem todo mundo consegue pegar esse empréstimo. Trabalhadores com carteira assinada, funcionários públicos e pensionistas ou aposentados do INSS são os únicos que têm essa chance. E mesmo os trabalhadores com carteira assinada enfrentam restrições, pois só conseguem pedir o dinheiro se a empresa onde trabalham tem convênio com algum banco.
Já osfuncionários públicos, pensionistas e aposentados pelo INSS estão no grupo com mais vantagens, pois o banco entende que a estabilidade financeira deles é maior. Por esse motivo, oferece condições ainda melhores.
3 . O clienteprecisa ser correntista do banco em que querpegar o empréstimo consignado?
Não. Quem pega um consignado não é obrigado a ter conta no banco onde fará o empréstimo, só precisa ter uma conta corrente ou poupanca, se caso não tiver conta também liberamos atráves de ordem de pagamento .(OP).
4- Qua. l é o limite de crédito que dá para pegar no consignado?
Segundo informações do Banco Central, o valor da parcela do empréstimo não pode ser mais do que 30% do salário ou benefício do trabalhador. Por exemplo: se seu salário for de R$ 1.500, a mensalidade do empréstimo não pode ser maior que R$ 525.
UM CLIENTE QUE RECEBE UM SALARIO MINIMO 880,00X 30% =264,00 POR PARCELA.
5 Quanto tempo demora para o empréstimo consignado cair na conta?
Geralmente utilizado para cobrir emergências, o crédito consignado conta com uma análise de crédito rápida e, assim que o limite é aprovado, em alguns casos o dinheiro pode cair na conta em 24 horas. Mas vale lembrar que esse prazo pode variar de uma instituição para outra.
6 É possível fazer mais de um consignado ao mesmo tempo?
Sim, desde que o valor somado não alcance parcelas muito altas por mês. O valor cobrado mensalmente deve ser menor do que 30 do salário do empregado, segundo a lei 10.820, de 17 de dezembro de 2003, referente ao crédito consignado.
7 É possível fazer um empréstimo consignado com nome sujo?
É possível pegar um empréstimo consignado mesmo estando com o nome sujo. Como as parcelas da dívida são descontadas diretamente da sua folha de pagamento ou do benefício que você recebe do INSS, o banco tem a garantia de que vai receber o dinheiro de volta. Sendo assim, muitas instituições financeiras não negam o crédito se você está com nome sujo porque consideram que existe essa fonte de renda para pagar as prestações do consignado.
site de extrato do inss
https://www8.dataprev.gov.br/SipaINSS/pages/hiscre/hiscreInicio.xhtml
site do sistema de vendas 
http://bevivendas.com.br/
código de beneficios que podem ser feitos.
Aposentadoria por tempo de serviço;
* Pensão por morte; * 
Aposentadoria por invalidez (Permanente); *
Por tempo de contribuição previdenciária;
Esses benefícios acima são os mais básicos entre os consignáveis, todavia existem alguns que permitem o empréstimo consignado e tampouco são conhecidos, sendo alguns deles;* Por idade do trabalhador rural
* Por tempo de contribuição especial; 
* Por morte de ex combatente; * 
Pensão especial para pessoas atingidas por doenças (Ex Hanseníase). 
Por outro lado existem também benefícios que em hipótese alguma são consignáveis, ou seja, não são suscetíveis para empréstimos, sendo alguns deles abaixo como exemplo;* Auxílio reclusão; * Auxílio doença; * Auxílio invalidez de estudante; * Auxílio natalidade *

Outros materiais