Buscar

psicopatologia ABNT

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FACULDADE ANAHANGUERA DE ANÁPOLIS
Aluna: Ivone C. de M. Rodrigues RA: 2485762925 Prof: Leandro
Psicopatologia Comportamental – Capítulo 04
	A análise do comportamento preocupa-se com as variáveis que afetam o comportamento humano, e através desta análise chega-se ao conceito de estimulo resposta com foco no ambiente e cultura. É uma abordagem psicológica que compreende o ser humano a partir de sua interação com o meio (material, social, história de vida, interação consigo próprio). Levando em consideração que toda interação exige atitudes e consequências. Pensando nisso; surgiu a psicopatologia Comportamental, que embasado nesta, trata o homem como um conjunto de comportamento observáveis, que podemos monitorar, regular através de estímulos. 
Nesta abordagem, trabalha-se o comportamento do individuo como ele age, como se relaciona, como é sua historia de vida. Neste caso, todo detalhe merece atenção. O individuo deve ser avaliado por diversos ângulos, pois trazendo desta patologia existente um histórico que pode ser modificado. 
Com esse conceito, não se deve rotular o homem com determinadas características “inadequadas” pois o mesmo está diante de variáveis condicionamentos que interferem no seu modo de agir. Ele traz comportamentos adaptados e talvez seja esta a dificuldade para o enfrentamento desta patologia; entender que o ambiente modifica o indivíduo modificando através dos acontecimentos.
Se determinado individuo se encontra depressivo ou com pânico, para essa abordagem, deve-se avaliar o contexto histórico deste individuo desde jovem. Onde mora, com quem se relaciona... Como está a situação financeira atual e como era antes, como é o lugar onde mora (se é agradável, calmo ou estressante), se sente pressionado no trabalho, são fatores importantes e que devem ser levados em conta. E são fatores que podem ser observados e regulados. 
A análise do comportamento compreende o individuo como um ser adaptativo, e que são modificados pela cultura, pelo ambiente. Então, ao observarmos um doente mental temos a necessidade de analisar o seu meio social, econômico e cultural. Quais desses fatores influenciaram tal doente. É uma vertente baseada no modelo de aprendizagem com a concepção de que todo comportamento pode ser mudado e adaptado. 
Portanto, o que o individuo apresenta depende do seu ambiente físico e social. O que aprendeu no passado interfere naquilo que aprenderá no futuro.

Outros materiais