Buscar

Caso Concreto 7 TGP

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Teoria Geral do Processo
Caso Concreto 7
O Ministério Público Federal ofereceu denúncia em face de Alan Cunha, em virtude do mesmo ter supostamente praticado o crime previsto no art. 171, parágrafo 3º do CP, já que vinha recebendo benefício previdenciário manifestamente indevido. O processo criminal tramitou p erante uma das Varas Federais Criminais da Seção Judiciário do Rio de Janeiro, culminando pela prolação de uma sentença penal condenatória. Neste mesmo ato decisório, o magistrado determinou que o denunciado deve ressarcir o INSS (autarquia federal) da importância de R$ 122.820,00, que seria o montante indevidamente recebido em virtude da sua conduta criminosa. Indaga-se: pode o magistrado, lotado em juízo especializado em matéria criminal, efetuar a liquidação dos prejuízos cíveis sofridos? Justifique a resposta.
 RESPOSTA: ADMITE-SE 2 RESPOSTAS 
Lei 11.279/08 modificou o art. 63 do CPP. O juiz criminal pode fixar o valor da indenização cível, se responder sim, o juiz federal poderá fixar a indenização com base nesses argumentos. 
 Respondendo: Não, há parte da doutrina e jurisprudência que diz que esta lei é infraconstitucional, pois viola o princípio do juiz natural ao criar uma competência civil ao juiz criminal , art. 109 CF ___________________________________________________________________
2ª Questão. Assinale a alternativa correta em relação à autonomia ou independência da responsabilidade civil e criminal: 
 a) a responsabilidade civil é independente da criminal, não se podendo questionar mais sobre a existência do fato, ou sobre quem seja o seu autor, quando estas questões se acharem decididas no juízo criminal;

Outros materiais