Buscar

Cooperativas: O QUE É UMA COOPERATIVA?

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Cooperativas
Disciplina: Empreendedorismo
Professora: Idenilde da Silva Assunção
Açailândia - MA
2017 
BRUNO VIANA DOS SANTOS
JHONATAN ARAUJO DE SOUSA
JOSUELK SILVA
MAURICIO LIMA DE JESUS
SAMARA JARDIM
O QUE É UMA COOPERATIVA?
A cooperação faz parte da natureza do ser humano. As pessoas se unem para satisfazer suas necessidades: cooperação é a união de esforços entre pessoas que buscam, em uma ação coletiva, a realização de ações e resultados dificilmente alcançáveis individualmente.
Assim, cooperativa é:
“Uma associação autônoma de pessoas que se unem, voluntariamente, para satisfazer aspirações e necessidades econômicas, sociais e culturais comuns, por meio de um empreendimento de propriedade coletiva e democraticamente gerido.”
 A OCB – Organização das Cooperativas Brasileiras define cooperativa como:
“Uma sociedade de, pelo menos, vinte pessoas físicas, unidas pela cooperação e ajuda mútuas, gerida de forma democrática e participativa, com objetivos econômicos e sociais comuns, cujos aspectos legais e doutrinários são distintos das outras sociedades.” 
OS PRINCÍPIOS COOPERATIVISTAS
As linhas orientadoras da prática cooperativista são conhecidas como “os princípios cooperativistas”. São princípios aceitos no mundo inteiro como a base para o sistema. Sua formulação mais recente foi estabelecida pela Aliança Cooperativa Internacional – ACI, responsável pela elaboração das políticas para o sistema no mundo todo, conforme apresentados a seguir:
 Adesão voluntária e livre – As cooperativas são organizações voluntárias, abertas a todas as pessoas aptas para utilizar seus serviços, e assumir as responsabilidades como membros, sem discriminações de sexo, sociais, raciais, políticas e religiosas.
 Gestão democrática – As cooperativas são organizações democráticas, controladas pelos seus membros, que participam ativamente na formulação das suas políticas e na tomada de decisões. 
 Participação econômica dos membros – Todos contribuem igualmente para a formação do capital da cooperativa, o qual é controlado democraticamente. 
 Autonomia e independência – As cooperativas são organizações autônomas, de ajuda mútua, controladas pelos seus membros. 
 Educação, formação e informação – As cooperativas promovem a educação e a formação dos seus membros, dos representantes eleitos e dos trabalhadores, de forma que estes possam contribuir, eficazmente, para o desenvolvimento das suas cooperativas. 
 Interesse pela comunidade – As cooperativas trabalham para o desenvolvimento sustentado das suas comunidades, segundo políticas aprovadas pelos membros.
RAMOS DO COOPERATIVISMO
 O modelo cooperativo tem sido usado para viabilizar negócios em vários campos de atuação. Para efeito de organização do Sistema Cooperativo, eles estão organizados por ramos conforme a área em que atuam. São eles:
 Cooperativas Agropecuárias – Reúnem produtores rurais ou agropastoris e de pesca, que trabalham de forma solidária na realização das várias etapas da cadeia produtiva: da compra de sementes e insumos até a colheita, armazenamento, industrialização e venda no mercado da produção.
 Cooperativas de Consumo – Caracterizam-se pela compra em comum de artigos de consumo para seus cooperantes, buscando diminuir o custo desses produtos. 
 Cooperativas de Crédito – São sociedades de pessoas destinadas a proporcionar assistência financeira a seus cooperantes. Funcionam mediante autorização e fiscalização do Banco Central do Brasil, porque são instituições financeiras. 
 Cooperativas Educacionais – Surgiram como uma solução para a crise que enfrentavam as escolas brasileiras. Pais e alunos se uniram para enfrentar a falta de estrutura do ensino público e o alto custo das mensalidades das escolas particulares. 
 Cooperativas Especiais – São cooperativas constituídas por pessoas que precisam ser tuteladas.
 Cooperativas de Habitação – São cooperativas destinadas à construção, manutenção e administração de conjuntos habitacionais para seu quadro social. 
 Cooperativas de Infra-estrutura – Antes denominadas de “Energia/ Telecomunicações e Serviços”, são cooperativas cuja finalidade é atender direta e prioritariamente o próprio quadro social com serviços de infraestrutura. 
 Cooperativas de Mineração – Têm a finalidade de pesquisar, extrair, lavrar, industrializar, comercializar, importar e exportar produtos minerais.
 Cooperativas de Produção – Formam um dos ramos mais expressivos de cooperativismo, composto pelas cooperativas dedicadas à produção de um ou mais tipos de bens e mercadorias, sendo os meios de produção coletivos, através da pessoa jurídica, e não individual, do cooperante.
 Cooperativas de Saúde – São as cooperativas que se dedicam à recuperação e á preservação da saúde humana. 
 Cooperativas de Trabalho – São sociedades de pessoas que, reciprocamente, se obrigam a contribuir com bens ou serviços para o exercício de uma atividade econômica, de proveito comum, sem objetivo de lucro, uma vez que o resultado do trabalho é dividido ente os cooperantes.
GESTÃO DA COOPERATIVA
 A gestão da cooperativa está baseada no princípio da autogestão, que é uma modalidade de gestão multidimensional (social/econômica/ política/técnica). Os próprios parceiros do processo de trabalho se organizam com o intuito de alcançar resultados.
 De forma simplificada, esse modelo auto gestionário está organizado nas cooperativas da seguinte forma:

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais